Pular para o conteúdo principal

Significado de Besta

O que significa Besta


Besta é um substantivo feminino utilizado para nomear animais quadrúpedes (que andam em quatro patas) que podem ser utilizados para se cavalgar. Como um adjetivo, a palavra besta pode ser interpretada como sinônimo de 'indivíduo tolo', 'ignorante' ou 'estúpido'.

Etimologicamente, o termo 'besta' surgiu a partir do latim bestia e significa literalmente 'fera' ou 'animal'.

Atualmente, a palavra ganhou um contexto pejorativo para descrever pessoas que possuem um comportamento não civilizado ou que são consideradas 'desprovidas de esperteza'. Neste contexto, 'besta' é entendido como um sinônimo de 'bobo', 'bocó', 'tolo' ou 'burro'. Exemplo: 'Deixa de ser besta e compra logo a casa' ou 'Você é muito besta, menino!'

Saiba mais sobre o significado de Bocó.

No âmbito religioso, a figura da besta é uma referência popular direta ao diabo e à toda maldade existente no mundo, proveniente dos atos e influência do demônio. Na Bíblia Sagrada, a besta representa nações tiranas e déspotas, que utilizam o seu poder para inferiorizar a população e fazê-la sofrer.

Arma besta

Besta, balestra ou balesta também é o nome dado para um tipo de arma medieval, descrita como uma mistura de espingarda com arco e flecha. Este instrumento de combate foi bastante popular durante o século XVI, sendo substituído aos poucos pelas primeiras armas de fogo, como os mosquetes, por exemplo.

Marcas da besta

No livro de Apocalipse de São João 12:9, a figura da besta é descrita como um 'dragão de sete cabeças' que marcaria todas as pessoas, ricos e pobres, escravos e homens livres, com um sinal na mão direita ou na testa, com o seu nome. Ainda de acordo com a bíblia, todas as pessoas que tiverem a marca da besta serão amaldiçoadas, com úlceras e doenças dolorosas.

Para os estudiosos da Bíblia, a figura da besta e os relatos descritos no livro de Apocalipse são metáforas que devem ser interpretadas a partir de um ponto de vista mais realista, baseado em acontecimentos históricos da época em que o livro foi escrito.

A imagem do dragão de sete cabeças, por exemplo, na realidade representava as sete colinas de Roma, que vivia sob um poder político totalitário, ditatorial e opressor.

Muitas doutrinas cristãs contemporâneas interpretam os relatos do Apocalipse de São Pedro 'ao pé da letra', e acreditam que exista uma conspiração mundial perversa para controlar os seres humanos com um chip que seria implantado na mão direita e testa das pessoas, como um 'sinal da besta' descrito na bíblia dos cristãos.

Número da besta

Segundo o livro de Apocalipse de São João, no Novo Testamento da Bíblia Sagrada, uma das marcas da besta seria o número 666.

O apóstolo João, ao citar a besta, se referia ao imperador romano Cesar Nero, que perseguiu ferozmente os cristãos, no século I. O número 666, conforme o valor numérico das letras em hebraico corresponde ao nome de Cesar Nero.

Atualmente, para os supersticiosos, o número 666 é símbolo de azar e maldição, sendo uma forma de ovacionar o diabo.

Saiba mais sobre o significado de 666.

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Mãos Atadas

Significado de Mãos Atadas
Mãos atadas é uma expressão popular usada para indicar que uma pessoa está sendo impedida de agir, de tomar alguma iniciativa, de tomar alguma medida para resolver ou solucionar algum problema.'Estar com as mãos atadas' é estar impossibilitada, por diversos motivos, de buscar uma solução para se livrar de algo que está lhe importunando, desgostando, perturbando e lhe causando algum incômodo.A expressão 'de mãos e pés atados' é  usada para dar maior ênfase ao seu significado, é para dizer que existe um impedimento bastante significativo para a solução de algum problema.A expressão 'mãos atadas' é também usada para dizer que um indivíduo é sovina, é avarento, que é uma pessoa que não gosta de gastar dinheiro, que economiza tudo que pode, e geralmente o que têm não gasta com bobagens.'Mão atadas' é o nome da música da cantora Zélia Duncan, lançada em 2005, no álbum  Pré, Pós tudo, Bossa Band.'De Mão Atadas' é o título do r…

Significado de Salamaleico

O que significa Salamaleico
Salamaleico é uma expressão árabe utilizada pelos muçulmanos como uma saudação, e significa: “que a paz esteja sobre vós”.Originalmente, a grafia correta desta expressão é Salaam Aleikum ou As-Salamu Alaikum, sendo que “salamaleico” seria a versão aportuguesada desta saudação árabe.Quando alguém diz “salamaleico” para determinada pessoa, a resposta esperada deve ser: Alaikum As-Salaam ou Aleikum Essalam, que significa 'esteja a paz de Deus sobre vós também”.Ver também: o significado da expressão Namastê.A partir deste termo, surgiu a palavra salamaleque na língua portuguesa, que possui o significado literal de “a paz esteja contigo”, mas também utilizada para se referir a um cumprimento demasiado polido e sem naturalidade.Esta saudação é comum principalmente entre os muçulmanos que seguem a doutrina religiosa do islamismo.Saiba mais sobre o significado do Islamismo.Fonte: Significados

Significado de Zonas Pilosas

Significado de Zonas Pilosas
Zonas pilosas é uma região da raiz das plantas onde se situam os pêlos radiculares responsáveis pela absorção da água e sais minerais que farão parte da seiva bruta. Estão situadas geralmente, acima da zona de distensão, onde a raiz apresenta a maior taxa de crescimento.Nas plantas, todas as raízes possuem uma zona pilosa, caracterizada por possuir muitos pêlos finos, que têm como função absorver a água que a planta necessita para as suas atividades vitais sem as quais a planta não consegue viver. Esse processo de absorção da água do solo é uma das matérias primas para o processo de fotossíntese das plantas.A área radicular corresponde a 130 vezes a área da parte áerea da planta e é uma adaptação contra a grande perda de água na forma de vapor - transpiração vegeta. - que ocorre na parte aérea. Quando uma planta é arrancada do solo, perde grande quantidade desses pelos absorventes e de raízes pequenas. Com isso, sua capacidade de absorção, principalmente de…