Pular para o conteúdo principal

Significado de Bruxa

O que significa Bruxa


Bruxa é o nome dado a uma mulher que supostamente teria pacto ou poderes demoníacos, uma feiticeira que pratica a magia negra, a bruxaria

A palavra bruxa também pode ser usada como uma figura de linguagem, referindo-se a uma mulher velha e feia. 

Na literatura clássica, que por sua vez também foi representada no teatro e cinema, a figura da bruxa ficou registrada como sendo um ser horripilante, com roupas sujas e escuras, aparência de velha, narigudas e com uma risada aguda aterrorizante. Características estereotipadas de uma pessoa feia e assustadora. 

As bruxas também são conhecidas por serem mulheres extremamente más, com hábitos canibais e sem escrúpulos ou moral. A magia negra aparece como sendo a principal atividade das bruxas, que utilizam-na para derrotar os seus inimigos ou simplesmente para torturarem as pessoas. 

No entanto, ao mesmo tempo, alguns autores utilizam este mesmo termo para designar mulheres sábias, protetoras e que conhecem e utilizam os poderes da natureza para fins benéficos. 

Na Idade Média, as mulheres consideradas bruxas eram perseguidas pela igreja católica, acusadas de heresia e sentenciadas à morte na fogueira. 

Atualmente, com o sincretismo religioso e o crescimento de conceitos pagãos aceitos pelas sociedades, a figura da bruxa é muito mais leve. A existência das bruxas é até mesmo retratada em histórias e desenhos infantis, como a Cuca do 'Sítio do Pica Pau Amarelo' e a Bruxa da 'Bela Adormecida', que aliás, possuem as características clássicas de uma bruxa (feia, velha e má).

No cinema, também aparecem casos famosos de bruxas, como a 'Bruxa Má do Oeste' (O Mágico de Oz) e a 'Bruxa de Blair' (Bruxa de Blair).  

O Dia das Bruxas ou Halloween é comemorado em vários países ocidentais, anualmente em 31 de Outubro. A data foi criada na Irlanda e a tradição cresceu e se espalhou para todo o mundo através dos Estados Unidos. 

Nesta data, as crianças costumam sair pelas ruas, batendo de porta em porta, e perguntando: 'Gostosuras ou travessuras?'. Se as crianças não ganharem doces, tem a permissão para fazer uma pegadinha ou travessura na casa da pessoa, como se fosse um 'pequeno diabinho'. 

Em inglês, a palavra bruxa pode ser traduzida para witch

Bruxa do amor

Asbruxas do amor, também conhecidas por feiticeiras do amor, são mulheres que praticam a chamada 'magia branca', utilizando os conhecimentos e forças da natureza para se protegerem das energias negativas e da magia negra.

De maneira metafórica, as bruxas do amor representam as mulheres que acreditam nas forças positivas do ser humano e do sentimento do amor, como energia para combater a maldade ou adversidades da vida. 

'Bruxa do 71'

Bruxa do 71 é o apelido dado à uma personagem do seriado mexicano 'A Turma do Chaves', chamada Dona Clotilde. 

A Dona Clotilde mora na casa número 71, por isso que Chaves e seus amigos chamam-na de Bruxa do 71. 

A personagem da Bruxa do 71 era interpretada por María de los Ángeles Fernández Abad, atriz espanhola que faleceu em 1994.

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Salamaleico

O que significa Salamaleico
Salamaleico é uma expressão árabe utilizada pelos muçulmanos como uma saudação, e significa: “que a paz esteja sobre vós”.Originalmente, a grafia correta desta expressão é Salaam Aleikum ou As-Salamu Alaikum, sendo que “salamaleico” seria a versão aportuguesada desta saudação árabe.Quando alguém diz “salamaleico” para determinada pessoa, a resposta esperada deve ser: Alaikum As-Salaam ou Aleikum Essalam, que significa 'esteja a paz de Deus sobre vós também”.Ver também: o significado da expressão Namastê.A partir deste termo, surgiu a palavra salamaleque na língua portuguesa, que possui o significado literal de “a paz esteja contigo”, mas também utilizada para se referir a um cumprimento demasiado polido e sem naturalidade.Esta saudação é comum principalmente entre os muçulmanos que seguem a doutrina religiosa do islamismo.Saiba mais sobre o significado do Islamismo.Fonte: Significados

Significado de Mãos Atadas

Significado de Mãos Atadas
Mãos atadas é uma expressão popular usada para indicar que uma pessoa está sendo impedida de agir, de tomar alguma iniciativa, de tomar alguma medida para resolver ou solucionar algum problema.'Estar com as mãos atadas' é estar impossibilitada, por diversos motivos, de buscar uma solução para se livrar de algo que está lhe importunando, desgostando, perturbando e lhe causando algum incômodo.A expressão 'de mãos e pés atados' é  usada para dar maior ênfase ao seu significado, é para dizer que existe um impedimento bastante significativo para a solução de algum problema.A expressão 'mãos atadas' é também usada para dizer que um indivíduo é sovina, é avarento, que é uma pessoa que não gosta de gastar dinheiro, que economiza tudo que pode, e geralmente o que têm não gasta com bobagens.'Mão atadas' é o nome da música da cantora Zélia Duncan, lançada em 2005, no álbum  Pré, Pós tudo, Bossa Band.'De Mão Atadas' é o título do r…

Significado de Avohai

O que significa Avohai
Avohai é um neologismo criado pelo cantor e compositor brasileiro Zé Ramalho, e consiste na aglutinação das palavras “avô” e “pai”.De acordo com a história divulgada na biografia do artista – “Zé Ramalho: o poeta dos abismos” – esta palavra teria surgido durante uma experiência com drogas alucinógenas.O avô de Zé Ramalho teria desempenhado um importante papel paterno para o cantor, que perdeu o pai biológico enquanto ainda era criança.Na interpretação de Zé Ramalho, o “avôhai” é a sabedoria que consegue passar por gerações, seja de avô para pai, pai para filho, ou mesmo avô para filho.Letra da música Avôhai“Um velho cruza a soleira / De botas longas, de barbas longas / De ouro o brilho do seu colar / Na laje fria onde coarava / Sua camisa e seu alforje / De caçador / Oh meu velho e invisível / Avôhai / Oh meu velho e indivisível / Avôhai / Neblina turva e brilhante / Em meu cérebro, coágulos de sol / Amanita matutina / E que transparente cortina / Ao meu redor / …