Pular para o conteúdo principal

Significado de Complexo

O que significa Complexo


Complexo é o que contém muitos elementos ou partes. É um conjunto de coisas, circunstâncias ou atos ligados ou relacionados entre si. É aquilo que pode ser considerado sob os mais diferentes aspectos.

Complexo é uma característica daquilo que não é simples, daquilo que se mostra complicado, que não possui clareza, que é confuso, de difícil entendimento.

Complexo B

O Complexo B é o conjunto de oito vitaminas essenciais para o bom funcionamento do organismo. Está envolvido nos processos de crescimento celular, na formação de células sanguíneas, no consumo de energia, na regulação do apetite, no equilíbrio das variações do humor, na saúde da pele, unhas e cabelo, além de produzir enzima que estão envolvidas no processo digestório.

As vitaminas do complexo B são encontradas em diversos alimentos, entre eles, a carne, o peixe, o leite, ovos, legumes, verduras, frutas, feijão, vegetais verdes e cereais integrais.

Complexo de Golgi

O complexo de Golgi é uma organela citoplasmática formada por vesículas com formato de sacos achatados, que está presente nas células eucarióticas, cuja função é o armazenamento e eliminação de substâncias produzidas pela síntese celular através do processo de secreção.

Complexo de Édipo

É um conceito para um comportamento infantil, identificado pelo psicanalista Sigmund Freud, que ocorre por volta dos três e seis anos de idade, diante de uma triangulação na constituição familiar, em que as crianças despertam paixões pelos pais, onde a menina se apaixona pelo pai e o menino pela mãe, podendo vir acompanhada de crises de ciúme. É um comportamento normal que tende a diminuir com o passar do tempo.

O nome “Édipo” foi tirado da tragédia grega “Édipo Rei”, escrita por Sófocles, por volta de 424 a.C., cujo enredo conta a história de Édipo que sem saber mata seu verdadeiro pai e casa-se com Jocasta que era sua mãe, inconsciente do grau de parentesco familiar.

Veja mais sobre o Complexo de Édipo.

Complexo de inferioridade

Complexo de inferioridade é um sentimento de incapacidade, de culpa, de baixa estima, inerentes ao homem, e que causa limitações na sua vida pessoal, social e profissional.

A expressão, “Complexo de Inferioridade” foi criada pelo psicólogo austríaco Alfred Adler, fundador da Psicologia do Desenvolvimento infantil.  Ele acreditava que esse sentimento se formava na infância, no meio em que a criança se desenvolvia assimilando críticas negativas, que não recebiam apoio, elogios e incentivos.

O Complexo de inferioridade se forma em crianças que foram reprimidas, e que levam em seu inconsciente um bloqueio que na fase adulta a fazem achar que estão sempre erradas e que não têm capacidade para realizar uma série de desafios no seu dia a dia.

Saiba mais sobre o significado de complexo de inferioridade.

Complexo do Alemão

O Complexo do Alemão é o nome da região formada por 15 comunidades localizadas na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro. O nome Morro do Alemão, que batiza o Complexo, faz referência ao apelido de um polonês, antigo dono das terras.

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Mãos Atadas

Significado de Mãos Atadas
Mãos atadas é uma expressão popular usada para indicar que uma pessoa está sendo impedida de agir, de tomar alguma iniciativa, de tomar alguma medida para resolver ou solucionar algum problema.'Estar com as mãos atadas' é estar impossibilitada, por diversos motivos, de buscar uma solução para se livrar de algo que está lhe importunando, desgostando, perturbando e lhe causando algum incômodo.A expressão 'de mãos e pés atados' é  usada para dar maior ênfase ao seu significado, é para dizer que existe um impedimento bastante significativo para a solução de algum problema.A expressão 'mãos atadas' é também usada para dizer que um indivíduo é sovina, é avarento, que é uma pessoa que não gosta de gastar dinheiro, que economiza tudo que pode, e geralmente o que têm não gasta com bobagens.'Mão atadas' é o nome da música da cantora Zélia Duncan, lançada em 2005, no álbum  Pré, Pós tudo, Bossa Band.'De Mão Atadas' é o título do r…

Significado de Zonas Pilosas

Significado de Zonas Pilosas
Zonas pilosas é uma região da raiz das plantas onde se situam os pêlos radiculares responsáveis pela absorção da água e sais minerais que farão parte da seiva bruta. Estão situadas geralmente, acima da zona de distensão, onde a raiz apresenta a maior taxa de crescimento.Nas plantas, todas as raízes possuem uma zona pilosa, caracterizada por possuir muitos pêlos finos, que têm como função absorver a água que a planta necessita para as suas atividades vitais sem as quais a planta não consegue viver. Esse processo de absorção da água do solo é uma das matérias primas para o processo de fotossíntese das plantas.A área radicular corresponde a 130 vezes a área da parte áerea da planta e é uma adaptação contra a grande perda de água na forma de vapor - transpiração vegeta. - que ocorre na parte aérea. Quando uma planta é arrancada do solo, perde grande quantidade desses pelos absorventes e de raízes pequenas. Com isso, sua capacidade de absorção, principalmente de…

Significado de Avohai

O que significa Avohai
Avohai é um neologismo criado pelo cantor e compositor brasileiro Zé Ramalho, e consiste na aglutinação das palavras “avô” e “pai”.De acordo com a história divulgada na biografia do artista – “Zé Ramalho: o poeta dos abismos” – esta palavra teria surgido durante uma experiência com drogas alucinógenas.O avô de Zé Ramalho teria desempenhado um importante papel paterno para o cantor, que perdeu o pai biológico enquanto ainda era criança.Na interpretação de Zé Ramalho, o “avôhai” é a sabedoria que consegue passar por gerações, seja de avô para pai, pai para filho, ou mesmo avô para filho.Letra da música Avôhai“Um velho cruza a soleira / De botas longas, de barbas longas / De ouro o brilho do seu colar / Na laje fria onde coarava / Sua camisa e seu alforje / De caçador / Oh meu velho e invisível / Avôhai / Oh meu velho e indivisível / Avôhai / Neblina turva e brilhante / Em meu cérebro, coágulos de sol / Amanita matutina / E que transparente cortina / Ao meu redor / …