Pular para o conteúdo principal

Significado de Direita

O que significa Direita


Direita é uma palavra usada para representar um posicionamento político, partidário e ideológico. De acordo com o conceito das Ciências Políticas o posicionamento político de direita é marcado por características mais conservadoras em relação a aspectos sociais e de governo.

Quando uma pessoa se identifica com a ideologia política de direita ela costuma dar prioridade aos direitos individuais em relação aos direitos coletivos. Também é comum que considere valores religiosos e tradicionais como fundamentais para a sociedade.

O que a direita defende?

A ideologia política de direita entende que a sociedade será melhor organizada se os direitos individuais tiverem prioridade sobre os direitos de todos, ou seja, da coletividade. É um posicionamento considerado mais conservador.

A direita também defende que o poder do Estado seja limitado, que os governos não tenham tanto poder sobre o funcionamento e a regulamentação dos setores da sociedade e das empresas. Isso significa que parte da responsabilidade deve ser dos cidadãos e não do Estado.

A direita também acredita no conceito de livre mercado, em que as empresas tenham liberdade para agir e se regulamentar por conta própria, sem sofrer intervenção por parte do Estado.

Origem da direita no cenário político

Para entender melhor a origem do conceito de direita na política é necessário entender o que aconteceu na época da Revolução Francesa, no final do século XVIII.

O termo direita era usado para se referir ao grupo de parlamentares que sentava ao lado direito do presidente da Assembleia Nacional, enquanto elaboravam as leis que iriam reger a República. Esses políticos defendiam ideais e leis mais conservadoras e tradicionalistas. 

Essa forma de organização acontecia em confronto com os políticos que sentavam à esquerda na Assembleia, que defendiam propostas políticas mais radicais, que buscavam mudanças na sociedade e defendiam interesses de grupos mais populares.

Foi a partir desta configuração que as ideias políticas diferentes passaram a ser associadas aos termos direita ou esquerda. Os termos começaram a ser usados para definir a preferência política de cada pessoa: como conservador ou revolucionário.   

Direita e esquerda atualmente

Os conceitos de direita e esquerda foram mudando ao longo dos anos em razão das mudanças de pensamento e das transformações políticas que foram acontecendo no mundo.

Hoje em dia existem posicionamentos políticos intermediários entre direita e esquerda, que podem ser organizados em uma escala que é chamada de espectro de posicionamento político ou régua ideológica. Os posicionamentos são: extrema-esquerda, passando por esquerda, centro-esquerda, centro, centro-direita, direita e extrema-direita.

Os partidos que se classificam à direita são os conservadores, liberais e os democratas, por exemplo. Já os partidos à esquerda podem ser socialistas, comunistas, social-democratas e ambientalistas.

Atualmente existe ainda uma vertente que é chamada de esquerda liberal porque, ainda que tenha posicionamentos de esquerda, também defende alguns princípios que pertencem ao conceito de liberalismo, que é uma posição considerada de direta.

Os conceitos de direita e esquerda também são usados em referência a quem tem posição governista e a quem faz oposição ao governo. Muitas vezes a oposição é chamada de esquerda, enquanto os grupos que apoiam o governo são chamados de direita.

Diferenças entre direita e esquerda na política

A ideologia política de direita defende valores mais conservadores e tradicionais, liberdade do mercado e poder limitado de intervenção do Estado. A esquerda defende os direitos dos grupos chamados de minorias, a igualdade através de políticas públicas e a intervenção do Estado.

Veja outras diferenças:

.DireitaEsquerda
O que defende?Liberdade de mercado, liberdades individuais e valores tradicionaisIgualdade entre os cidadãos e defesa dos direitos das minorias
FilosofiaConservadoraLiberal
Papel do EstadoRespeito aos direitos individuais com pouca intervenção na economiaGarantia de igualdade de oportunidades a todos os cidadãos
EconomiaDiminuição dos valores de impostos e de gastos públicos e menos poder do Estado sobre o mercadoProgramas sociais e políticas públicas, impostos pagos de acordo com a renda e regulamentação do Estado sobre o mercado
Principais partidos no Brasil

PP, DEM, PR e PSC

PSB, PSOL, PT e PCdoB

Direita no Brasil

Atualmente os partidos do Brasil que são considerados de direita tem características de grupos conservadores que apoiam ideais típicos de partidos de direita, como a não intervenção do Estado e a liberdade econômica.

Mas, muitos cientistas políticos acreditam que os conceitos de direita e esquerda já não são mais cabíveis em razão de existirem as variações  entre os posicionamentos políticos atuais, que misturam ideologias tipicamente de esquerda com atitudes e interesses de direita. 

Veja também o significado de EsquerdaSocialismo e Liberalismo.

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Salamaleico

O que significa Salamaleico
Salamaleico é uma expressão árabe utilizada pelos muçulmanos como uma saudação, e significa: “que a paz esteja sobre vós”.Originalmente, a grafia correta desta expressão é Salaam Aleikum ou As-Salamu Alaikum, sendo que “salamaleico” seria a versão aportuguesada desta saudação árabe.Quando alguém diz “salamaleico” para determinada pessoa, a resposta esperada deve ser: Alaikum As-Salaam ou Aleikum Essalam, que significa 'esteja a paz de Deus sobre vós também”.Ver também: o significado da expressão Namastê.A partir deste termo, surgiu a palavra salamaleque na língua portuguesa, que possui o significado literal de “a paz esteja contigo”, mas também utilizada para se referir a um cumprimento demasiado polido e sem naturalidade.Esta saudação é comum principalmente entre os muçulmanos que seguem a doutrina religiosa do islamismo.Saiba mais sobre o significado do Islamismo.Fonte: Significados

Significado de Mãos Atadas

Significado de Mãos Atadas
Mãos atadas é uma expressão popular usada para indicar que uma pessoa está sendo impedida de agir, de tomar alguma iniciativa, de tomar alguma medida para resolver ou solucionar algum problema.'Estar com as mãos atadas' é estar impossibilitada, por diversos motivos, de buscar uma solução para se livrar de algo que está lhe importunando, desgostando, perturbando e lhe causando algum incômodo.A expressão 'de mãos e pés atados' é  usada para dar maior ênfase ao seu significado, é para dizer que existe um impedimento bastante significativo para a solução de algum problema.A expressão 'mãos atadas' é também usada para dizer que um indivíduo é sovina, é avarento, que é uma pessoa que não gosta de gastar dinheiro, que economiza tudo que pode, e geralmente o que têm não gasta com bobagens.'Mão atadas' é o nome da música da cantora Zélia Duncan, lançada em 2005, no álbum  Pré, Pós tudo, Bossa Band.'De Mão Atadas' é o título do r…

Significado de Avohai

O que significa Avohai
Avohai é um neologismo criado pelo cantor e compositor brasileiro Zé Ramalho, e consiste na aglutinação das palavras “avô” e “pai”.De acordo com a história divulgada na biografia do artista – “Zé Ramalho: o poeta dos abismos” – esta palavra teria surgido durante uma experiência com drogas alucinógenas.O avô de Zé Ramalho teria desempenhado um importante papel paterno para o cantor, que perdeu o pai biológico enquanto ainda era criança.Na interpretação de Zé Ramalho, o “avôhai” é a sabedoria que consegue passar por gerações, seja de avô para pai, pai para filho, ou mesmo avô para filho.Letra da música Avôhai“Um velho cruza a soleira / De botas longas, de barbas longas / De ouro o brilho do seu colar / Na laje fria onde coarava / Sua camisa e seu alforje / De caçador / Oh meu velho e invisível / Avôhai / Oh meu velho e indivisível / Avôhai / Neblina turva e brilhante / Em meu cérebro, coágulos de sol / Amanita matutina / E que transparente cortina / Ao meu redor / …