Pular para o conteúdo principal

Significado de Poluição

O que significa Poluição


Poluição é qualquer alteração provocada no meio ambiente, que pode ser um ecossistema natural ou agrário, um sistema urbano ou até mesmo em microescala. A poluição que provoca alterações no meio ambiente é chamada de poluição ambiental.

O termo poluição deriva do latim poluere, que significa “sujar”.

A poluição pode causar alterações das proporções ou das características de um dos elementos que formam o próprio meio ambiente. É o caso do aumento da concentração do dióxido de carbono ou gás carbônico naturalmente presente na atmosfera.

A poluição pode ser resultado da introdução de substâncias naturais, porém estranhas a determinados ecossistemas. É o caso do despejo de matéria orgânica no leito de um rio ou do derrame de petróleo bruto no mar.

A poluição pode ser causada pela introdução de substâncias artificiais e, portanto, estranhas a qualquer ecossistema. Por exemplo: a deposição de agrotóxicos e de recipientes plásticos no solo e nas águas, o lançamento de elementos radiativos artificiais na atmosfera, no solo e nas águas.

Quais são os principais tipos de poluição?

Existem diferentes tipos de poluição: do solo, da água, do ar, térmica e radioativa. Existem também as poluições urbanas, como a sonora e a visual.

Saiba mais sobre cada um dos tipos de poluição e de poluentes que as causam.

Poluição do solo

solo

A poluição do solo acontece quando são depositados nele produtos químicos (como fertilizantes e pesticidas), resíduos de lixo ou de esgoto que alteram o seu estado original. O lixo jogado diretamente no solo e o lixo de resíduos domésticos que é despejado em locais inadequados é um dos maiores causadores da poluição do solo.

A poluição e a contaminação do solo podem tornar a terra improdutiva para plantio e também podem gerar riscos para a saúde das pessoas.

A contaminação acontece porque o lixo que é depositado no solo, depois do processo de decomposição, altera as condições de vida de bactérias, fungos e vermes que são responsáveis pela manutenção do equilíbrio do ecossistema do lugar.

Poluição da água

agua

Da mesma forma como acontece com o solo, a poluição da água também é causada pelo despejo de lixo, esgotos e de produtos químicos nos mares, oceanos, lagos e rios. Os resíduos domésticos, agrícolas e industriais são os maiores responsáveis pela poluição da água.

A água poluída perde a qualidade e pode causar problemas de saúde e aumentar a contaminação por diversas doenças, principalmente infecções. Outra consequência da poluição da água é a alteração do meio ambiente em que vivem os animais marinhos, podendo causar um desequilíbrio que altera as condições de vida e causa a morte de animais.

A poluição da água também pode causar o crescimento em excesso das cianobactérias, que aumenta o crescimento de algas na superfície da água. Esse fenômeno, chamado de eutrofização, dificulta a entrada de luz e de oxigênio nas águas e pode causar a mortalidade de animais marinhos.

Poluição do ar

ar

A poluição do ar, também chamada de poluição atmosférica, acontece principalmente pela emissão de gases poluidores, restos de queima industrial e pelo uso de produtos aerossóis. O resíduo da queima do combustível (monóxido de carbono) dos carros é um dos grandes causadores da poluição do ar nas grandes cidades.

Alguns fatores naturais também influenciam na poluição do ar, como o gás metano que resulta do processo digestivo de animais e o resíduo de queima de vulcões em atividade.

Os impactos ambientais da poluição atmosférica são: aumento de chuvas ácidas, prejuízos ao ecossistema em geral e o aumento do aquecimento global, que eleva a temperatura de maneira globalizada.

Para as pessoas que vivem em cidades com alto índice de poluição do ar as consequências são a piora de problemas respiratórios em geral, como sinusite, rinite e bronquite.

A poluição atmosférica é medida pelo índice de qualidade do ar (IQA). Esse índice verifica se a poluição do ar de um determinado local está em níveis aceitáveis ou não.

Poluição térmica

termica

A poluição térmica é o aumento da temperatura da água e do ar. O aquecimento da água acontece principalmente nas usinas hidrelétricas. O aquecimento global também tem influência sobre o aumento da poluição térmica.

Esse tipo de poluição não é tão conhecida como as outras, mas é igualmente prejudicial ao meio ambiente.

A consequência mais grave da poluição térmica é que a água das usinas altera a temperatura dos mares e oceanos, o que pode causar o desequilíbrio do ecossistema aquático. O desequilíbrio pode causar alterações na vida dos animais aquáticos e das outras formas de vida do ecossistema.

Poluição radioativa

radioativa

A poluição radioativa, que também é chamada de nuclear, é a poluição de resíduos de materiais radioativos. Esses resíduos, chamados de lixo radioativo, são originados nas usinas nucleares pelo processo de produção de energia nuclear ou energia atômica.

A poluição radioativa é a mais perigosa para o planeta pelas consequências que ela pode gerar. São exemplos disso os acidentes nucleares e o uso de bombas atômicas.

A poluição radioativa pode trazer consequências graves à vida dos seres humanos que são expostos a ela. Além de causar a morte, a exposição à poluição radioativa pode provocar o aparecimento de doenças graves (como tumores, lesões internas e infecções) e diversas deficiências.

A poluição radioativa também causa sérios danos ao meio ambiente porque, em razão do seu potencial destrutivo, pode alterar os ecossistemas por completo.

Poluição sonora

sonora

A poluição sonora é caracterizada pelo excesso de sons, quando considerado o nível de ruído saudável a que uma pessoa pode ser exposta.

A poluição sonora é considerada um problema muito comum em grandes cidades, em razão do trânsito, de obras, de casas noturnas e de qualquer outro barulho que faça parte da rotina de cidades, principalmente as mais movimentadas.

Além de causar danos aos seres humanos, a poluição sonora também pode trazer prejuízos ao meio ambiente, principalmente aos animais. Para as pessoas as consequências mais comuns são a irritabilidade, alterações no sono, stress, alterações de humor e problemas cardíacos. Em alguns casos mais graves a poluição sonora pode levar à surdez.

A poluição sonora é medida em decibéis, que indicam a frequência do som emitido. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que o nível de exposição saudável ao som seja de no máximo 50 decibéis.

Poluição visual

visual

A poluição visual acontece quando existe um excesso de informação de conteúdo visual capaz de provocar alterações na qualidade de vida de uma pessoa que é exposta a ela. Assim como acontece com a poluição sonora, a poluição visual é problema muito comum nas grandes cidades.

São alguns exemplos de poluição visual o uso exagerado de cartazes, outdoors, símbolos luminosos, propagandas, placas e fios de eletricidade e de internet.

O excesso de informação visual que é levado a quem convive com este tipo de poluição pode causar sensação de ansiedade, desconforto, cansaço e confusão mental.

A poluição visual também pode ter consequências sobre a vida nas cidades porque pode causar acidentes de trânsito e dificuldades de locomoção dos pedestres, pelo excesso de informação e dificuldade de percepção das informações necessárias em razão da confusão visual.

Principais consequências da poluição ambiental

De acordo com o tipo de poluição as consequências podem ser diferentes. Veja mais algumas além das que já foram citadas:

Poluição e a biodiversidade

A poluição é uma das principais ameaças à biodiversidade, ou seja, à grande variedade de vida que sobrevive em diferentes ambientes, desde as profundezas dos oceanos até os mais altos picos das montanhas.

A biodiversidade é responsável por garantir o equilíbrio dos ecossistemas do mundo. O ecossistema é o conjunto dos seres vivos e dos fatores ambientais de uma determinada área que interagem em equilíbrio, realizando trocas de energia e de matéria.

Portanto, a poluição é um risco para os sistemas naturais, é um risco para o equilíbrio entre plantas, animais, clima e solo.

Saiba mais sobre a Biodiversidade.

Poluição do ar e chuva ácida

O fenômeno das chuvas ácidas é resultado da elevação exagerada dos níveis de acidez da atmosfera, em consequência do lançamento de poluentes produzidos pelas atividades humanas.

Embora as chuvas, mesmo em ambientes não poluídos sejam sempre ácidas, a elevação dessa acidez causada pela emissão de poluentes das indústrias, dos transportes e de outras fontes de combustão, resultam na concentração de ácidos com elevada capacidade de corrosão, destruindo além de vários ecossistemas, importantes monumentos da história humana.

Saiba mais sobre o significado de Chuva ácida.

Poluição e a cadeia alimentar

A cadeia alimentar é o conjunto de seres vivos que dependem uns dos outros para sobrevivência na natureza. A poluição e a interferência do homem nos ecossistemas transformam a natureza e causa alterações na cadeia alimentar, com a extinção de espécies animais e vegetais, com a erosão do solo, queima das florestas, a poluição do ar e poluição do solo e da água.

Leia mais sobre a Cadeia alimentar.

O que são as cidades sustentáveis?

Cidades sustentáveis são as cidades que tentam encontrar uma fórmula que garanta a prosperidade e a qualidade de vida, ao mesmo tempo em que preservem o patrimônio ambiental e resultem no mínimo de impacto possível ao meio ambiente.

As economias sustentáveis, com tecnologias limpas, sepultam antigas estruturas firmadas em modelos predatórios. Reduzir a emissão de gases do efeito estufa, eliminar o desperdício de água, fazer uso de energia renovável, reciclar o lixo, despoluir rios, reduzir o uso de agrotóxico, são algumas das medidas que além de melhorar a qualidade de vida preservam a própria vida.

Saiba mais sobre as cidades sustentáveis, poluição ambiental e poluição atmosférica.

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Salamaleico

O que significa Salamaleico
Salamaleico é uma expressão árabe utilizada pelos muçulmanos como uma saudação, e significa: “que a paz esteja sobre vós”.Originalmente, a grafia correta desta expressão é Salaam Aleikum ou As-Salamu Alaikum, sendo que “salamaleico” seria a versão aportuguesada desta saudação árabe.Quando alguém diz “salamaleico” para determinada pessoa, a resposta esperada deve ser: Alaikum As-Salaam ou Aleikum Essalam, que significa 'esteja a paz de Deus sobre vós também”.Ver também: o significado da expressão Namastê.A partir deste termo, surgiu a palavra salamaleque na língua portuguesa, que possui o significado literal de “a paz esteja contigo”, mas também utilizada para se referir a um cumprimento demasiado polido e sem naturalidade.Esta saudação é comum principalmente entre os muçulmanos que seguem a doutrina religiosa do islamismo.Saiba mais sobre o significado do Islamismo.Fonte: Significados

Significado de Mãos Atadas

Significado de Mãos Atadas
Mãos atadas é uma expressão popular usada para indicar que uma pessoa está sendo impedida de agir, de tomar alguma iniciativa, de tomar alguma medida para resolver ou solucionar algum problema.'Estar com as mãos atadas' é estar impossibilitada, por diversos motivos, de buscar uma solução para se livrar de algo que está lhe importunando, desgostando, perturbando e lhe causando algum incômodo.A expressão 'de mãos e pés atados' é  usada para dar maior ênfase ao seu significado, é para dizer que existe um impedimento bastante significativo para a solução de algum problema.A expressão 'mãos atadas' é também usada para dizer que um indivíduo é sovina, é avarento, que é uma pessoa que não gosta de gastar dinheiro, que economiza tudo que pode, e geralmente o que têm não gasta com bobagens.'Mão atadas' é o nome da música da cantora Zélia Duncan, lançada em 2005, no álbum  Pré, Pós tudo, Bossa Band.'De Mão Atadas' é o título do r…

Significado de Avohai

O que significa Avohai
Avohai é um neologismo criado pelo cantor e compositor brasileiro Zé Ramalho, e consiste na aglutinação das palavras “avô” e “pai”.De acordo com a história divulgada na biografia do artista – “Zé Ramalho: o poeta dos abismos” – esta palavra teria surgido durante uma experiência com drogas alucinógenas.O avô de Zé Ramalho teria desempenhado um importante papel paterno para o cantor, que perdeu o pai biológico enquanto ainda era criança.Na interpretação de Zé Ramalho, o “avôhai” é a sabedoria que consegue passar por gerações, seja de avô para pai, pai para filho, ou mesmo avô para filho.Letra da música Avôhai“Um velho cruza a soleira / De botas longas, de barbas longas / De ouro o brilho do seu colar / Na laje fria onde coarava / Sua camisa e seu alforje / De caçador / Oh meu velho e invisível / Avôhai / Oh meu velho e indivisível / Avôhai / Neblina turva e brilhante / Em meu cérebro, coágulos de sol / Amanita matutina / E que transparente cortina / Ao meu redor / …