Pular para o conteúdo principal

Significado de Propaganda

O que significa Propaganda


Propaganda é um conjunto de ações específicas e sistemáticas realizadas para dar conhecimento a algo ou alguém.

O termo deriva do latim propagare, que significa “reproduzir por meio de mergulhia”.

Ela é um dos meios de anunciar determinado assunto, com o objetivo de convencer ou influenciar a opinião do seu receptor, embora também possa estar ligada à junção de pessoas em prol de uma causa ou campanha.

A propaganda utiliza um conjunto de ações e estratégias combinadas com fins ideológicos, políticos, emocionais e instintivos para influenciar o seu receptor.

Os meios onde este conjunto pode ser utilizado são os comerciais, revistas, jornais, cartazes, entre outros.

Existe também um tipo de propaganda na qual o anunciante pode oferecer uma ideia parcial ou totalmente errada em relação à realidade do produto ou do serviço. Esta é uma propaganda enganosa, pois transmite a ideia ilusória das características do que se está anunciando, apenas com a finalidade de venda do mesmo.

Propaganda e Publicidade

Embora apareçam mencionadas sempre juntas e com funções semelhantes, na teoria, as palavras propaganda e publicidade possuem significados diferentes.

Enquanto a propaganda, pela sua etimologia, significa dar conhecimento a algo através de um conjunto de ações, a palavra publicidade, deriva do latim publicus e significa o ato de tornar público um fato, uma ideia.

Na prática, tanto a propaganda como a publicidade adquirem o mesmo significado. De acordo com o Conselho Executivo de Normas Padrão (CENP, um dos órgãos regulamentadores da comunicação), ambas palavras são sinônimos e possuem o mesmo entendimento.

A comunicação impessoal de uma mensagem dirigida ao público-alvo do produto paga por um patrocinador identificado, veiculada em meios de comunicação de massa ou dirigidos, como televisão e internet, que tem como objetivo criar imagem e estimular a aquisição do produto.

Definição disponível no livro “Gestão de Marketing”, elaborado pelos professores do departamento de mercadologia da FGV-EAESP da Editora Saraiva.

Tipos de Propaganda

As várias formas da propaganda moderna estão presentes diariamente no cotidiano das pessoas. Desta forma, ela possui uma lista de classificações que variam com o contexto dos setores da vida.

Propaganda ideológica

É uma técnica de persuasão realizada de maneira a convencer ou formar as ideias e convicções dos indivíduos. Ela é desenvolvida de maneira mais ampla que os demais tipos de propaganda.

Propaganda política

É o tipo de propaganda que visa disseminar ideologias políticas, programas e filosofias partidárias e atuações de governos. Tem um caráter permanente e é considerada um instrumento importante na propagação de sistemas políticos.

Propaganda eleitoral

Tem uma utilização esporádica no objetivo de conquistar votos para determinando candidato a um cargo eletivo. Seus principais instrumentos para campanha eleitoral são adesivos, faixas, camisetas, bonés, além de um ostensivo programa eleitoral para circular em diferentes meios de comunicação.

Propaganda governamental

A propaganda governamental é aquela realizada com o propósito de criar, reforçar ou modificar a imagem de um determinado governo, em seus níveis federal, estadual e municipal, dentro e fora de seus limites geográficos. Ela representa atualmente o maior número de propagandas veiculadas no Brasil.

Propaganda institucional

Também denominada por alguns autores americanos de propaganda de relações públicas (Public Relations Advertising), é o tipo de propaganda onde as atividades de relações públicas e de propaganda interagem, visando preencher as necessidades legítimas da empresa em termos de divulgação de informações.

Propaganda social

É o tipo de propaganda dedicada às causas sociais. É onde a atuação se volta para a junção de pessoas em prol de um objetivo ou uma causa, como as campanhas de arrecadação de roupas, alimentos e outros itens para determinadas instituições.

Propaganda de produto

O objetivo desta propaganda é o de divulgar um produto e influenciar o consumidor a comprá-lo. É onde se utiliza todo conjunto de ações ideológicas e instintivas para influenciar o poder de compra do consumidor. O tipo mais comum desta propaganda são as de alimentos e bebidas.

Propaganda de serviços

Este tipo de propaganda dedica-se em influenciar o poder do consumidor para determinado serviço. A sua identificação é um pouco similar com a propaganda institucional, porém sua função trata-se apenas da divulgação do serviço.

Propaganda comparativa

Este tipo de propaganda é feito com base na comparação de produtos que são concorrentes. O anunciante contrapõe a sua própria oferta à oferta da concorrência.

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Mãos Atadas

Significado de Mãos Atadas
Mãos atadas é uma expressão popular usada para indicar que uma pessoa está sendo impedida de agir, de tomar alguma iniciativa, de tomar alguma medida para resolver ou solucionar algum problema.'Estar com as mãos atadas' é estar impossibilitada, por diversos motivos, de buscar uma solução para se livrar de algo que está lhe importunando, desgostando, perturbando e lhe causando algum incômodo.A expressão 'de mãos e pés atados' é  usada para dar maior ênfase ao seu significado, é para dizer que existe um impedimento bastante significativo para a solução de algum problema.A expressão 'mãos atadas' é também usada para dizer que um indivíduo é sovina, é avarento, que é uma pessoa que não gosta de gastar dinheiro, que economiza tudo que pode, e geralmente o que têm não gasta com bobagens.'Mão atadas' é o nome da música da cantora Zélia Duncan, lançada em 2005, no álbum  Pré, Pós tudo, Bossa Band.'De Mão Atadas' é o título do r…

Significado de Zonas Pilosas

Significado de Zonas Pilosas
Zonas pilosas é uma região da raiz das plantas onde se situam os pêlos radiculares responsáveis pela absorção da água e sais minerais que farão parte da seiva bruta. Estão situadas geralmente, acima da zona de distensão, onde a raiz apresenta a maior taxa de crescimento.Nas plantas, todas as raízes possuem uma zona pilosa, caracterizada por possuir muitos pêlos finos, que têm como função absorver a água que a planta necessita para as suas atividades vitais sem as quais a planta não consegue viver. Esse processo de absorção da água do solo é uma das matérias primas para o processo de fotossíntese das plantas.A área radicular corresponde a 130 vezes a área da parte áerea da planta e é uma adaptação contra a grande perda de água na forma de vapor - transpiração vegeta. - que ocorre na parte aérea. Quando uma planta é arrancada do solo, perde grande quantidade desses pelos absorventes e de raízes pequenas. Com isso, sua capacidade de absorção, principalmente de…

Significado de Cavalo de Tróia

O que significa Cavalo de Tróia
Cavalo de Tróia é um dos principais símbolos da famosa guerra de Tróia, usado como estratégia pelos gregos para derrotar os troianos.De acordo com a história narrada na obra “Ilíada” de Homero, o Cavalo de Tróia era feito de madeira e totalmente oco por dentro.O guerreiro grego Odisseu teria tido a ideia de construir um gigantesco cavalo e presentar os troianos, como um gesto simbólico de rendição da guerra.Os troianos aceitaram o “presente” e levaram o cavalo para o interior das muralhas de Tróia. Todos os soldados beberam e comemoraram a rendição do inimigo e, quando todos estavam dormindo, centenas de soldados gregos saíram de dentro do cavalo e atacaram a cidade.Para ajudar a destruir os seus inimigos, os guerreiros liderados por Odisseu abriram os portões da cidade, possibilitando uma total invasão dos gregos em Tróia, que foi totalmente destruída.A partir desta história surgiu a expressão popular “presente de grego”, quando alguém está se referindo…