Pular para o conteúdo principal

Significado de Nanotecnologia

O que significa Nanotecnologia


Nanotecnologia é a tecnologia da manipulação de átomos e moléculas. Esta ciência se dedica ao estudo e criação de novos materiais, produtos e processos através da reestruturação atômica.

Com o uso da nanotecnologia é possível a construção de máquinas e equipamentos à escala de nanômetros (uma unidade de medida que equivale a um bilionésimo de metro), e que potencializarão a fabricação de produtos mais seguros, duráveis, inteligentes e muito menores do que uma célula humana, por exemplo.

Os primeiros estudos sobre a nanotecnologia começaram em 1959, por intermédio do físico norte-americano Richard Feynman (1918 – 1988). Mas, apenas no começo do século XXI que esta tecnologia começou a se desenvolver amplamente.

Como dito, a nanotecnologia funciona a partir da manipulação da matéria atômica e molecular, para isso é preciso a utilização de equipamentos de alta precisão, que permitem a modificação das propriedades dos materiais no nível atômico.

Já existem diversos exemplos da nanotecnologia no cotidiano das pessoas, seja no campo tecnológico (celulares e computadores cada vez mais rápidos e menores), no têxtil (tecidos resistentes a sujeira, bactérias e impermeáveis), no setor energético (baterias minúsculas e com carregamento veloz), entre outros.

Assim como os demais países, a nanotecnologia deverá ser também aplicada nos produtos fabricados no Brasil, visto que se trata de uma tendência mundial e que encabeçará a concorrência econômica no mercado, de acordo com os especialistas.

Neste sentido, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) criou em 2013 a Iniciativa Brasileira de Nanotecnologia, que visa o incentivo ao estudo sobre a nanociência e o desenvolvimento de ações neste setor.

Nanotecnologia na medicina

A aplicação da nanotecnologia na medicina abriu um leque de possibilidades para alternativas no tratamento de doenças ou na produção de novos medicamentos mais eficazes. Além disso, esta tecnologia ainda promete aumentar a longevidade de vida das pessoas e o encurtamento no período dos tratamentos e cura das enfermidades.

A nanomedicina (ramo da medicina que surgiu a partir dos estudos da nanotecnologia) pode desenvolver medicamentos menos tóxicos, menos agressivos e que agem diretamente nas áreas do organismo em que são necessários, diminuindo ou anulando os efeitos colaterais.

Outra vantagem da nanotecnologia na medicina é a possibilidade do tratamento de doenças graves e degenerativas, como o câncer e a AIDS, por exemplo. Acredita-se que com a nanomedicina, as células cancerígenas poderiam ser diretamente atacadas por nanorobôs, evitando todos os efeitos negativos dos métodos de tratamento convencionais, como a quimioterapia e radioterapia, por exemplo.

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Mãos Atadas

Significado de Mãos Atadas
Mãos atadas é uma expressão popular usada para indicar que uma pessoa está sendo impedida de agir, de tomar alguma iniciativa, de tomar alguma medida para resolver ou solucionar algum problema.'Estar com as mãos atadas' é estar impossibilitada, por diversos motivos, de buscar uma solução para se livrar de algo que está lhe importunando, desgostando, perturbando e lhe causando algum incômodo.A expressão 'de mãos e pés atados' é  usada para dar maior ênfase ao seu significado, é para dizer que existe um impedimento bastante significativo para a solução de algum problema.A expressão 'mãos atadas' é também usada para dizer que um indivíduo é sovina, é avarento, que é uma pessoa que não gosta de gastar dinheiro, que economiza tudo que pode, e geralmente o que têm não gasta com bobagens.'Mão atadas' é o nome da música da cantora Zélia Duncan, lançada em 2005, no álbum  Pré, Pós tudo, Bossa Band.'De Mão Atadas' é o título do r…

Significado de Avohai

O que significa Avohai
Avohai é um neologismo criado pelo cantor e compositor brasileiro Zé Ramalho, e consiste na aglutinação das palavras “avô” e “pai”.De acordo com a história divulgada na biografia do artista – “Zé Ramalho: o poeta dos abismos” – esta palavra teria surgido durante uma experiência com drogas alucinógenas.O avô de Zé Ramalho teria desempenhado um importante papel paterno para o cantor, que perdeu o pai biológico enquanto ainda era criança.Na interpretação de Zé Ramalho, o “avôhai” é a sabedoria que consegue passar por gerações, seja de avô para pai, pai para filho, ou mesmo avô para filho.Letra da música Avôhai“Um velho cruza a soleira / De botas longas, de barbas longas / De ouro o brilho do seu colar / Na laje fria onde coarava / Sua camisa e seu alforje / De caçador / Oh meu velho e invisível / Avôhai / Oh meu velho e indivisível / Avôhai / Neblina turva e brilhante / Em meu cérebro, coágulos de sol / Amanita matutina / E que transparente cortina / Ao meu redor / …

Significado de Salamaleico

O que significa Salamaleico
Salamaleico é uma expressão árabe utilizada pelos muçulmanos como uma saudação, e significa: “que a paz esteja sobre vós”.Originalmente, a grafia correta desta expressão é Salaam Aleikum ou As-Salamu Alaikum, sendo que “salamaleico” seria a versão aportuguesada desta saudação árabe.Quando alguém diz “salamaleico” para determinada pessoa, a resposta esperada deve ser: Alaikum As-Salaam ou Aleikum Essalam, que significa 'esteja a paz de Deus sobre vós também”.Ver também: o significado da expressão Namastê.A partir deste termo, surgiu a palavra salamaleque na língua portuguesa, que possui o significado literal de “a paz esteja contigo”, mas também utilizada para se referir a um cumprimento demasiado polido e sem naturalidade.Esta saudação é comum principalmente entre os muçulmanos que seguem a doutrina religiosa do islamismo.Saiba mais sobre o significado do Islamismo.Fonte: Significados