Pular para o conteúdo principal

5 Características do Absolutismo

5 Características do Absolutismo


O absolutismo é um sistema político que predominou na Europa do século XVI ao século XVIII, e que consistiu em um governo no qual o poder absoluto estava concentrado nas mãos do rei ou da rainha.

Havia uma espécie de relação de fidelidade dos súditos em relação aos monarcas. A obediência e o respeito deveriam ser praticados por todas as pessoas.

Confira abaixo uma lista com 5 características fundamentais das sociedades do Antigo Regime (designação utilizada para fazer referência ao absolutismo após o seu fim).

1. Centralização ilimitada do poder nas mãos dos monarcas

Luis XIV

Rei Luís XIV, conhecido como Rei Sol, símbolo do absolutismo monárquico

No Estado absolutista os monarcas tinham autonomia para dar ordens e tomar decisões sem ter que dar nenhum tipo de satisfação à corte ou a outros órgãos de soberania.

Com o sistema de regime absolutista, os monarcas eram, inclusive, isentos de determinações criadas por leis, ou seja, tudo aquilo que eles próprios decidiam é que passava a vigorar.

Alguns dos principais reis e rainhas absolutistas foram:

  • Elizabeth I: rainha da Inglaterra e da Irlanda de 1558 até 1603.

  • D. João V: rei de Portugal de 1707 até 1750.

  • Fernando VII: rei da Espanha de 1808 até 1833.

  • Fernando de Aragão e Isabel de Castela: reis da Espanha no século XVI.

  • Henrique VIII: rei da Inglaterra no século XVII.

  • Luís XIII: rei da França de 1610 até 1643.
  • Luís XIV: rei da França de 1643 até 1715.

  • Luís XV: rei da França de 1715 até 1774.

  • Luís XVI: rei da França de 1774 até 1789.

  • Nicolau II: rei da Rússia de 1894 até 1917.

2. Os monarcas tinham autonomia para inferir em assuntos religiosos

Jacques Bossuet

Jacques Bossuet, teórico do absolutismo francês

A influência da monarquia tinha reflexo na opção religiosa da população: a religião escolhida pelos monarcas deveria ser a seguida pelos súditos.

Nos locais onde eram permitidos cultos religiosos diferentes daqueles estabelecidos pelo rei ou pela rainha, os súditos eram considerados de segunda categoria.

A igreja também foi diretamente impactada pelo absolutismo, visto que os monarcas eram responsáveis pelas nomeações aos cargos do alto clero.

O absolutismo apresentava algumas particularidades consoante o local onde era aplicado. Na França, por exemplo, alguns teóricos, como Jacques Bossuet, consideravam que o poder dos monarcas era uma dádiva de Deus. Era como se os reis e rainhas fossem representantes de Deus na Terra e, por isso, os súditos devessem obedecê-los sem oferecer qualquer tipo de resistência e sem fazer questionamentos.

Com base nessa ideia, os monarcas garantiam a sua soberania.

Saiba mais sobre o significado de soberania.

3. Instituição de leis e decisões executivas sob controle monárquico

O absolutismo monárquico concedia a reis e rainhas a possibilidade de criar leis sem que fosse necessária uma aprovação da sociedade.

Essas leis geralmente priorizavam a própria monarquia e a nobreza.

Saiba o significado de nobreza.

Os nobres foram bastante privilegiados durante o regime absolutista chegando até a mesmo a ter isenção de vários impostos e o poder de obter favores pessoais do rei.

Os monarcas também tinham autonomia para criar tributações que financiassem suas guerras e seus projetos.

4. O poder dos monarcas era hereditário

Os monarcas absolutistas reinavam de forma vitalícia e à sua morte, o trono passava automaticamente a ser ocupado pelo seu descendente.

Como o poder absolutista da monarquia era transmitido de geração em geração, ele se mantinha concentrado nas mesmas famílias e dinastias com o passar dos anos.

Conheça alguns exemplos de monarquias absolutistas de sucessão hereditária do século XXI:

  • Estado do Catar: Sua Alteza Emir Tamim bin Hamad (início em 25 de junho de 2013).
  • Reino da Arábia Saudita: Sua Majestade Rei Salman bin Abdul‘aziz (início em 23 de janeiro de 2015).
  • Emirados Árabes Unidos: Sua Alteza Presidente Khalifa bin Zayed (início em 3 de novembro de 2004).

Entenda o significado de dinastia.

5. O mercantilismo foi o principal sistema econômico do absolutismo

Esse sistema tinha como base a intervenção do Estado na economia do país.

A monarquia incentivava a exploração marítima e a ampliação do comércio por parte da burguesia, pois considerava que quanto maior fosse o acúmulo de metais preciosos (ouro e prata, principalmente) maior seria o desenvolvimento do país e o seu prestígio internacional.

A burguesia, por sua vez, era a favor do poder do rei pois tinha consciência de que a ausência de unidades fiscais e monetárias não era benéfica para os seus negócios. Não havia uma moeda com um valor definido previamente e isso causava várias situações inesperadas e inoportunas no progresso das atividades comerciais.

Por este motivo, os burgueses eram a favor de que fosse estabelecida uma autoridade que definisse determinados padrões.

O mercantilismo aplicava taxas a produtos estrangeiros na alfândega, acumulava riquezas e incentivava o desenvolvimento industrial local para reduzir a necessidade de importação e consequentemente evitar a saída de capital.

Veja mais sobre o absolutismo e mercantilismo

Fonte: Significados

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Salamaleico

O que significa Salamaleico
Salamaleico é uma expressão árabe utilizada pelos muçulmanos como uma saudação, e significa: “que a paz esteja sobre vós”.Originalmente, a grafia correta desta expressão é Salaam Aleikum ou As-Salamu Alaikum, sendo que “salamaleico” seria a versão aportuguesada desta saudação árabe.Quando alguém diz “salamaleico” para determinada pessoa, a resposta esperada deve ser: Alaikum As-Salaam ou Aleikum Essalam, que significa 'esteja a paz de Deus sobre vós também”.Ver também: o significado da expressão Namastê.A partir deste termo, surgiu a palavra salamaleque na língua portuguesa, que possui o significado literal de “a paz esteja contigo”, mas também utilizada para se referir a um cumprimento demasiado polido e sem naturalidade.Esta saudação é comum principalmente entre os muçulmanos que seguem a doutrina religiosa do islamismo.Saiba mais sobre o significado do Islamismo.Fonte: Significados

Significado de Zonas Pilosas

Significado de Zonas Pilosas
Zonas pilosas é uma região da raiz das plantas onde se situam os pêlos radiculares responsáveis pela absorção da água e sais minerais que farão parte da seiva bruta. Estão situadas geralmente, acima da zona de distensão, onde a raiz apresenta a maior taxa de crescimento.Nas plantas, todas as raízes possuem uma zona pilosa, caracterizada por possuir muitos pêlos finos, que têm como função absorver a água que a planta necessita para as suas atividades vitais sem as quais a planta não consegue viver. Esse processo de absorção da água do solo é uma das matérias primas para o processo de fotossíntese das plantas.A área radicular corresponde a 130 vezes a área da parte áerea da planta e é uma adaptação contra a grande perda de água na forma de vapor - transpiração vegeta. - que ocorre na parte aérea. Quando uma planta é arrancada do solo, perde grande quantidade desses pelos absorventes e de raízes pequenas. Com isso, sua capacidade de absorção, principalmente de…

Significado de Mãos Atadas

Significado de Mãos Atadas
Mãos atadas é uma expressão popular usada para indicar que uma pessoa está sendo impedida de agir, de tomar alguma iniciativa, de tomar alguma medida para resolver ou solucionar algum problema.'Estar com as mãos atadas' é estar impossibilitada, por diversos motivos, de buscar uma solução para se livrar de algo que está lhe importunando, desgostando, perturbando e lhe causando algum incômodo.A expressão 'de mãos e pés atados' é  usada para dar maior ênfase ao seu significado, é para dizer que existe um impedimento bastante significativo para a solução de algum problema.A expressão 'mãos atadas' é também usada para dizer que um indivíduo é sovina, é avarento, que é uma pessoa que não gosta de gastar dinheiro, que economiza tudo que pode, e geralmente o que têm não gasta com bobagens.'Mão atadas' é o nome da música da cantora Zélia Duncan, lançada em 2005, no álbum  Pré, Pós tudo, Bossa Band.'De Mão Atadas' é o título do r…

Significado de Cavalo de Tróia

O que significa Cavalo de Tróia
Cavalo de Tróia é um dos principais símbolos da famosa guerra de Tróia, usado como estratégia pelos gregos para derrotar os troianos.De acordo com a história narrada na obra “Ilíada” de Homero, o Cavalo de Tróia era feito de madeira e totalmente oco por dentro.O guerreiro grego Odisseu teria tido a ideia de construir um gigantesco cavalo e presentar os troianos, como um gesto simbólico de rendição da guerra.Os troianos aceitaram o “presente” e levaram o cavalo para o interior das muralhas de Tróia. Todos os soldados beberam e comemoraram a rendição do inimigo e, quando todos estavam dormindo, centenas de soldados gregos saíram de dentro do cavalo e atacaram a cidade.Para ajudar a destruir os seus inimigos, os guerreiros liderados por Odisseu abriram os portões da cidade, possibilitando uma total invasão dos gregos em Tróia, que foi totalmente destruída.A partir desta história surgiu a expressão popular “presente de grego”, quando alguém está se referindo…

Significado de Avohai

O que significa Avohai
Avohai é um neologismo criado pelo cantor e compositor brasileiro Zé Ramalho, e consiste na aglutinação das palavras “avô” e “pai”.De acordo com a história divulgada na biografia do artista – “Zé Ramalho: o poeta dos abismos” – esta palavra teria surgido durante uma experiência com drogas alucinógenas.O avô de Zé Ramalho teria desempenhado um importante papel paterno para o cantor, que perdeu o pai biológico enquanto ainda era criança.Na interpretação de Zé Ramalho, o “avôhai” é a sabedoria que consegue passar por gerações, seja de avô para pai, pai para filho, ou mesmo avô para filho.Letra da música Avôhai“Um velho cruza a soleira / De botas longas, de barbas longas / De ouro o brilho do seu colar / Na laje fria onde coarava / Sua camisa e seu alforje / De caçador / Oh meu velho e invisível / Avôhai / Oh meu velho e indivisível / Avôhai / Neblina turva e brilhante / Em meu cérebro, coágulos de sol / Amanita matutina / E que transparente cortina / Ao meu redor / …

Significado de Mahalo

O que significa Mahalo
Mahalo é um termo da língua havaiana e significa “obrigado”, na tradução para o português.A palavra mahalo, assim como a saudação aloha, é considerada sagrada e de extrema importância para o povo havaiano.Na cultura havaiana, algumas palavras são dotadas de mana, que seria uma definição atribuída ao poder espiritual e divino que cada pessoa possui.Saiba mais sobre o significado de AlohaMahalo representa a gratidão sincera que uma pessoa sente por outra e, para o povo havaiano, deve ser utilizada de maneira sábia e honesta.Etimologicamente, o termo “mahalo” possui um significado mais extenso e profundo do que um simples “obrigado”.O prefixo “ma” significa “dentro”, “” quer dizer “respiração”, e “alo” pode ser traduzido para “presença”, “frente” ou “rosto”.Assim, mahalo significaria “que você esteja dentro da respiração divina”, ou seja, uma espécie de prece ou bênção divina que um indivíduo deseja para o outro.A Mahalo no Brasil ainda é conhecida como uma grif…

Significado de Toyotismo

O que significa Toyotismo
Toyotismo é um modelo de produção industrial que visa o princípio da acumulação flexível, evitando principalmente os desperdícios ao longo do processo.Também conhecido por Sistema Toyota de Produção, o Toyotismo foi inicialmente implantado nas fábricas de automóveis da Toyota Motors, por iniciativa dos seus idealizadores: Eiji Toyoda e Taiichi Ohno, os principais responsáveis pela criação deste método de produção.Criado após o término da Segunda Guerra Mundial, o Toyotismo surgiu no Japão para se adaptar a realidade deste país, que possuía um mercado muito menor do que o americano e o europeu, que trabalhavam com base no Fordismo.Tendo como filosofia a “completa eliminação de todos os desperdícios”, o Toyotismo se baseava no conceito de produção por necessidade, ou seja, produziam determinado produto de acordo com a demanda do mercado.O Toyotismo se popularizou e se espalhou por várias regiões do mundo a partir da década de 1970, impulsionado principalmente pe…

Significado de Preceito

O que significa Preceito
Preceito é um substantivo masculino com origem no latim praeceptus e que significa ordem, regra, norma, condição.Um preceito também pode dizer respeito a uma doutrina, mandamento ou ensinamento. Os preceitos podem ser os mandamentos ou bases de uma determinada religião e por isso são comuns expressões como preceitos do budismo, islamismo, catolicismo, judaísmo, umbanda, etc.A locução adverbial 'a preceito' significa com rigor, com minúcia, de forma detalhada. Ex: Ele foi promovido porque seguiu as intruções do seu chefe a preceito.Preceitos constitucionaisOs preceitos constitucionais são  princípios ou normas estabelecidos na constituição e que podem estar relacionados com as liberdades, garantias e direitos dos cidadãos. Existem preceitos relacionados com a legalidade, igualdade, liberdade, ampla defesa e do contraditório.Preceito fundamentalUm preceito fundamental é estabelecido pela Constituição, como por exemplo, a igualdade, liberdade, …

Significado de Fúlgidos

O que significa Fúlgidos
Fúlgido é um adjetivo masculino que qualifica algo que fulge, é fulgente, brilhante, resplandecente, cintilante ou reluzente.Esta palavra tem origem no latim, mais concretamente do termo fulgere, que significa 'brilhar com luz de grande intensidade'. Em português, o verbo transitivo fulgir também significa resplandecer, sendo que em sentido figurado pode significar sobressair ou realçar.No Brasil, a utilização mais frequente da palavra 'fúlgidos' se encontra na letra do Hino Nacional Brasileiro: E o sol da liberdade, em raios fúlgidos, brilhou no céu da Pátria nesse instante…Com letra de Osório Duque Estrada, o Hino Nacional Brasileiro possui uma elevada riqueza na sua escrita, podendo apresentar múltiplas interpretações.A expressão 'raios fúlgidos' é usada para descrever o 'sol da liberdade'. Como em seguida surge a palavra 'brilhou', o adjetivo fúlgido é usado para evitar repetições. A frase 'E o sol da liberdade em…

Significado de Bonachão

O que significa Bonachão
Bonachão é  um adjetivo ou substantivo masculino, usado para descrever uma pessoa que revela grande bondade, ingenuidade e paciência.Esta palavra é uma variação de bonacheirão, sendo que as duas têm exatamente o mesmo significado. O feminino de bonachão é bonachona.Um bonachão é uma pessoa que tem um caráter agradável, caracterizado muitas vezes por uma inocência, pureza e ausência de malícia. Ex: Quando me disseram que foi ele que começou a confusão eu não acreditei porque ele é um verdadeiro bonachão.Em alguns casos, esta palavra é usada com um sentido pejorativo, descrevendo um indivíduo passivo e folgado, que não gosta de ajudar outras pessoas. Ex: O meu irmão é um verdadeiro bonachão. Enquanto estive arrumando a casa, ele ficou deitado o tempo todo no sofá.Fonte: Significados