Pular para o conteúdo principal

Significado de Impacto Ambiental

O que significa Impacto Ambiental


Impacto ambiental é uma mudança no meio ambiente causada pela atividade do ser humano. Os impactos ambientais podem ser dos tipos positivo ou negativo, sendo que o negativo representa uma quebra no equilíbrio ecológico, que provoca graves prejuízos no meio ambiente.

O conceito de impacto ambiental é definido no Brasil pelo Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente). O órgão federal fala em interferências biológicas, químicas e físicas no meio ambiente levadas como resultado do sistema produtivo humano, que tem consequências na saúde, segurança, bem-estar da população, seja entre os seres humanos como também nos biomas.

A medição do impacto ambiental é feita por profissionais da área de gestão ambiental, geologia, entre outros campos de estudo afins. A precisão de um impacto ambiental não é possível de ser feita pois o meio ambiente é um sistema complexo. É possível fazer algumas estimativas, através do EIA (estudo de impacto ambiental) e RIMA (relatório de impacto ao meio ambiente).

Grande parte das atividades econômicas implica um impacto ambiental. Indústrias energéticas e mineradoras (por exemplo: uma central hidrelétrica ou de mineração) causam um impacto ambiental acentuado. Os resíduos resultantes das indústrias são normalmente eliminados de três formas: na água, na atmosfera ou em áreas isoladas.

A indústria do petróleo pode ter um impacto muito negativo nos trabalhadores da indústria (através de explosões e acidentes químicos), mas também na fauna, quando ocorrem vazamentos. Além disso, em muitas ocasiões, a poluição do meio ambiente provoca a poluição dos alimentos, sendo um risco grave para a saúde das populações. Como a exploração deste recurso é de alto risco e cria impactos ambientais, é necessário uma licença ambiental, que impõe algumas medidas para reduzir esses impactos.

O impacto ambiental é uma consequência das nossas atitudes, e por esse motivo é crucial educar a sociedade para que possam ter atitudes responsáveis que causem menos impactos negativos no meio ambiente.

Tipos de Impacto Ambiental

Além de estarem divididos entre positivo e negativo, os impactos ambientais ainda são classificados por critérios como o tempo e a extensão do impacto.

  • Direto: Também pode ser chamado de impacto ambiental de primeira ordem, e ocorre quando a relação de causa e consequência é simples.
  • Indireto: Chamado igualmente de impacto de segunda ordem (ou terceira, quarta, enésima…) e é a ação consequência de uma cadeia.
  • Local: Como o nome mesmo diz, quando é restrito a um único ambiente onde foi deflagrado.
  • Regional: quando atinge mais lugares na região.
  • Global: São os impactos de proporções mundiais.
  • Estratégico: Quando afeta um ecossistema ou recurso ambiental fundamental em outras estruturas.
  • Temporário: Ocorre quando o impacto ocorre por um tempo determinado.
  • Permanente: Quando a manifestação dos efeitos do impacto não há como ser controlada.
  • Cíclico: Que é sazonal, e volta de tempos em tempos.
  • Imediato: quando o efeito é instantâneo à ação.
  • Médio Prazo e Longo Prazo: quando não acontecem de forma imediata, e demoram de médio a um longo tempo para impactar.
  • Reversíveis: que é possível mudar seu curso, impedir maiores desastres ambientais e voltar à formação mais próxima da original.
  • Irreversíveis: quando não é possível recuperar.

Impacto ambiental positivo

Um impacto ambiental positivo ou benéfico consiste no resultado de uma norma ou medida que seja melhor para o meio ambiente. A recuperação de rios e matas têm um impacto ambiental positivo. A construção de uma barragem pode também ter um impacto positivo na fauna e flora de uma determinada região.

Impacto ambiental negativo

O impacto ambiental negativo é o mais conhecido e com maior repercussão. É aquele que causa danos ao meio ambiente em função da atividade humana, e não uma simples mudança que pode ser compensada mais à frente.

Exemplos de Impacto Ambiental

  • Erosão do solo causado pela atividade agropecuária
  • Poluição do solo por descarte irregular de resíduos
  • Poluição dos rios por matérias tóxicas provenientes das indústrias
  • Desmatamento
  • Queimadas
  • Descarte de dejetos agrícolas em rios e lagos
  • Esgoto doméstico em rios e afluentes, que chegam até os oceanos e mares

Impacto ambiental no Brasil

No Brasil, o órgão responsável pela legislação e emissão de medidas relacionadas com o meio ambiente é o Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente). No contexto federal, o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) é responsável pelo cumprimento das normas legais estabelecidas pelo Governo para o meio ambiente.

No Brasil, os acidentes que causaram maior impacto ambiental negativo ocorreram em oleodutos da Petrobras e resultaram em vazamentos na Baía da Guanabara e no Paraná. Para minimizar os efeitos e prevenir futuros acidentes, a Petrobras criou o Programa Pégaso (Programa de Excelência em Gestão Ambiental e Segurança Operacional), que promove pesquisas para a criação de formas eficazes para a limpeza de zonas afetadas por vazamentos. Uma iniciativa governamental para reduzir o impacto negativo de vazamentos é a Recupetro (Rede Cooperativa em Recuperação de Áreas Contaminadas por Atividades Petrolíferas).

Um dos maiores impactos ambientais no Brasil é o desmatamento na Amazônia e na Mata Atlântica, em decorrência de atividades como a extração da madeira e da expansão dos territórios urbanos, respectivamente.

Também percebe-se no Brasil a destruição e alteração dos mangues e dunas, estrago do cerrado e sertão nordestino, que causaram a seca e migração de parte da fauna.

Um recente caso de grande impacto ambiental no Brasil foi o rompimento da barragem em Mariana, Minas Gerais. Era uma barragem de rejeitos da extração de minério de ferro, e ao romper-se atingiu a bacia hidrográfica do Rio Doce, que se estende por 230 municípios dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Este é considerado o maior desastre socioambiental brasileiro e ocorreu no dia 05 de novembro de 2015.

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Mãos Atadas

Significado de Mãos Atadas
Mãos atadas é uma expressão popular usada para indicar que uma pessoa está sendo impedida de agir, de tomar alguma iniciativa, de tomar alguma medida para resolver ou solucionar algum problema.'Estar com as mãos atadas' é estar impossibilitada, por diversos motivos, de buscar uma solução para se livrar de algo que está lhe importunando, desgostando, perturbando e lhe causando algum incômodo.A expressão 'de mãos e pés atados' é  usada para dar maior ênfase ao seu significado, é para dizer que existe um impedimento bastante significativo para a solução de algum problema.A expressão 'mãos atadas' é também usada para dizer que um indivíduo é sovina, é avarento, que é uma pessoa que não gosta de gastar dinheiro, que economiza tudo que pode, e geralmente o que têm não gasta com bobagens.'Mão atadas' é o nome da música da cantora Zélia Duncan, lançada em 2005, no álbum  Pré, Pós tudo, Bossa Band.'De Mão Atadas' é o título do r…

Significado de Zonas Pilosas

Significado de Zonas Pilosas
Zonas pilosas é uma região da raiz das plantas onde se situam os pêlos radiculares responsáveis pela absorção da água e sais minerais que farão parte da seiva bruta. Estão situadas geralmente, acima da zona de distensão, onde a raiz apresenta a maior taxa de crescimento.Nas plantas, todas as raízes possuem uma zona pilosa, caracterizada por possuir muitos pêlos finos, que têm como função absorver a água que a planta necessita para as suas atividades vitais sem as quais a planta não consegue viver. Esse processo de absorção da água do solo é uma das matérias primas para o processo de fotossíntese das plantas.A área radicular corresponde a 130 vezes a área da parte áerea da planta e é uma adaptação contra a grande perda de água na forma de vapor - transpiração vegeta. - que ocorre na parte aérea. Quando uma planta é arrancada do solo, perde grande quantidade desses pelos absorventes e de raízes pequenas. Com isso, sua capacidade de absorção, principalmente de…

Significado de Avohai

O que significa Avohai
Avohai é um neologismo criado pelo cantor e compositor brasileiro Zé Ramalho, e consiste na aglutinação das palavras “avô” e “pai”.De acordo com a história divulgada na biografia do artista – “Zé Ramalho: o poeta dos abismos” – esta palavra teria surgido durante uma experiência com drogas alucinógenas.O avô de Zé Ramalho teria desempenhado um importante papel paterno para o cantor, que perdeu o pai biológico enquanto ainda era criança.Na interpretação de Zé Ramalho, o “avôhai” é a sabedoria que consegue passar por gerações, seja de avô para pai, pai para filho, ou mesmo avô para filho.Letra da música Avôhai“Um velho cruza a soleira / De botas longas, de barbas longas / De ouro o brilho do seu colar / Na laje fria onde coarava / Sua camisa e seu alforje / De caçador / Oh meu velho e invisível / Avôhai / Oh meu velho e indivisível / Avôhai / Neblina turva e brilhante / Em meu cérebro, coágulos de sol / Amanita matutina / E que transparente cortina / Ao meu redor / …