Pular para o conteúdo principal

Significado de Revolução

O que significa Revolução


Revolução é uma palavra com origem no latim revolutione, que significa ato ou efeito de revolver ou revolucionar. Pode ter vários significados aplicados a várias áreas diferentes, podendo ser sinônimo de revolta ou de um movimento giratório.

Uma revolução é alteração violenta nas instituições políticas de uma nação, muitas vezes alcançadas através de uma rebelião ou motim. É uma mudança radical dentro de uma sociedade, que ocorre no contexto político, econômico, cultural e social, onde é estabelecida uma nova ordem, que é instituída pelas forças políticas e sociais vencedoras.

No sentido figurado, uma revolução pode ser o sinal de uma transformação profunda. Ex: Depois de ter sofrido uma parada cardíaca, o seu estilo de vida sofreu uma revolução.

No contexto da Astronomia, revolução está relacionado com o movimento de um determinado astro, mais concretamente o tempo que um astro demora a percorrer a sua órbita.

De acordo com a Geometria, uma revolução corresponde ao movimento suposto de um plano em volta de um dos seus lado, que cria um sólido.

No âmbito da Física, uma revolução remete para o movimento circular em torno de um eixo fixo, sendo que o objeto em questão volta ou passa pela sua posição inicial.

Revolução Francesa

A Revolução Francesa corresponde ao período entre 1789 a 1799, que serviu para terminar o Antigo Regime. O lema da Revolução Francesa foi 'Igualdade, Fraternidade e Liberdade'.

A Revolução Francesa teve como motivação a infelicidade social causada por razões econômicas e diplomáticas, como más colheitas, aumento demográfico, etc. O povo francês verificava que a França ficava para trás em comparação com outros países em avanço, como a Inglaterra. A sociedade iluminista e burguesa verificou o sucesso da revolução americana, o que motivou o derrube do regime absolutista. Naquela altura, com medo de perder os seus privilégios, a nobreza tentou se defender, impedindo que os ministros de Luís XVI pudessem tomar medidas para melhorar a situação econômica vivida.

No dia 14 de Julho de 1789, quando o povo soube que o rei pretendia dissolver a Assembleia, houve o assalto e destruição de Bastilha, prisão do Estado e símbolo da repressão do Regime absoluto. O Rei tentou fugir do país, mas foi detido e obrigado a aprovar a constituição criada recentemente. Mais tarde, em Janeiro de 1793, a Assembleia votou a execução do rei Luís XVI, decisão que fez com que a Grã-Bretanha, Espanha e Holanda declarassem guerra à França.

Revolução Industrial

A Revolução Industrial corresponde ao processo de industrialização que teve início na segunda metade do século XVIII no Reino Unido. Esta revolução ocorreu graças à utilização de máquinas na indústria, e foi potenciada com a invenção da máquina a vapor.

A estrutura do trabalho foi alterada, sendo que em muitos casos os artesãos eram substituídos por operários de fábricas. Uma grande diferença é que essas novas fábricas precisavam de forte investimento para serem construídas e de um mercado regular. A sociedade passou de agrícola a industrial, o que resultou em um movimento de zonas rurais para as cidades. Isso causou alguns desequilíbrios políticos, sociais e econômicos, ainda antes de ocorrer a Revolução Francesa.

É conhecida como Segunda Revolução Industrial, a mudança causada pela introdução da eletricidade, do petróleo e dos motores de combustão. A Terceira Revolução Industrial está relacionada com o tratamento eletrônico de dados e utilização da informática e robótica nos processos industriais.

Revolução Cubana

A revolução cubana foi um conflito armado onde o líder Fulgêncio Batista foi removido do poder em 1959, graças à intervenção do movimento liderado por Fidel Castro. Um dos nomes mais sonantes da revolução foi Che Guevara, que integrou o Exército Rebelde de Castro.

Revolução Russa

A revolução russa de 1905 foi caracterizada por um conjunto de motins e rebeliões contra o Czarismo, que estava enfraquecido depois da derrota da Rússia na guerra contra o Japão. A revolução teve início depois das mortes do Domingo Vermelho, que serviram para unir a oposição. A rebelião ganhou mais força depois da rebelião que ocorreu no couraçado Potemkin e da greve geral com o objetivo de chegar ao poder. Apesar disso, as forças czaristas destruíram facilmente o movimento rebelde.

A revolução russa de 1917 foi o conjunto de conflitos que culminaram no fim do regime czarista e na introdução de um sistema comunista. Foi marcada pela Revolução de Fevereiro e Revolução de Outubro.

Revolução Farroupilha

A Revolução Farroupilha ou Guerra dos Farrapos, foi uma rebelião regional contra o governo imperial no Brasil. Ocorreu entre 1835 e 1845 no sul do Brasil, e culminou na independência da província de São Pedro do Rio Grande do Sul.

Revolução de 1930

A revolução de 1930 foi um movimento revolucionário no Brasil, que tirou do poder o presidente da República Washington Luís Prestes, e entregando o poder a Getúlio Vargas.

Entre alguns eventos que potenciaram esta revolução estão: o tenentismo e o contínuo esforço de tirar o poder das oligarquias; o acordo entre os estados de S. Paulo e Minas Gerais; crise financeira e alteração da liderança do país, que resultou das eleições presidenciais irregulares de 1930.

Revolução Chinesa

Uma das revoluções mais importantes na China aconteceu entre 1949 e 1962, sob a liderança de Mao Tse-tung, quando o comunismo chegou ao poder e foram tomadas medidas como a nacionalização de empresas estrangeiras, coletivização das terras e passou a existir um controle do Estado sobre a economia. Uma das marcas desse período na China foi a Revolução Cultural, um processo que teve início em 1963 que pretendia usar a cultura para instaurar uma revolução permanente. Foram iniciadas várias transformações baseadas no 'Livro Vermelho' com fundamentação na autocrítica do sistema.

Revolução Inglesa

A Revolução inglesa foi uma guerra civil, que ocorreu entre 1641 e 1649, que culminou na execução do Rei Carlos I, dando início à República de Cromwell. Além disso, também é classificado como revolução inglesa o processo pacífico que causou a queda de Jaime II Stuart e ascensão ao trono de Guilherme III de Orange.

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Mãos Atadas

Significado de Mãos Atadas
Mãos atadas é uma expressão popular usada para indicar que uma pessoa está sendo impedida de agir, de tomar alguma iniciativa, de tomar alguma medida para resolver ou solucionar algum problema.'Estar com as mãos atadas' é estar impossibilitada, por diversos motivos, de buscar uma solução para se livrar de algo que está lhe importunando, desgostando, perturbando e lhe causando algum incômodo.A expressão 'de mãos e pés atados' é  usada para dar maior ênfase ao seu significado, é para dizer que existe um impedimento bastante significativo para a solução de algum problema.A expressão 'mãos atadas' é também usada para dizer que um indivíduo é sovina, é avarento, que é uma pessoa que não gosta de gastar dinheiro, que economiza tudo que pode, e geralmente o que têm não gasta com bobagens.'Mão atadas' é o nome da música da cantora Zélia Duncan, lançada em 2005, no álbum  Pré, Pós tudo, Bossa Band.'De Mão Atadas' é o título do r…

Significado de Zonas Pilosas

Significado de Zonas Pilosas
Zonas pilosas é uma região da raiz das plantas onde se situam os pêlos radiculares responsáveis pela absorção da água e sais minerais que farão parte da seiva bruta. Estão situadas geralmente, acima da zona de distensão, onde a raiz apresenta a maior taxa de crescimento.Nas plantas, todas as raízes possuem uma zona pilosa, caracterizada por possuir muitos pêlos finos, que têm como função absorver a água que a planta necessita para as suas atividades vitais sem as quais a planta não consegue viver. Esse processo de absorção da água do solo é uma das matérias primas para o processo de fotossíntese das plantas.A área radicular corresponde a 130 vezes a área da parte áerea da planta e é uma adaptação contra a grande perda de água na forma de vapor - transpiração vegeta. - que ocorre na parte aérea. Quando uma planta é arrancada do solo, perde grande quantidade desses pelos absorventes e de raízes pequenas. Com isso, sua capacidade de absorção, principalmente de…

Significado de Avohai

O que significa Avohai
Avohai é um neologismo criado pelo cantor e compositor brasileiro Zé Ramalho, e consiste na aglutinação das palavras “avô” e “pai”.De acordo com a história divulgada na biografia do artista – “Zé Ramalho: o poeta dos abismos” – esta palavra teria surgido durante uma experiência com drogas alucinógenas.O avô de Zé Ramalho teria desempenhado um importante papel paterno para o cantor, que perdeu o pai biológico enquanto ainda era criança.Na interpretação de Zé Ramalho, o “avôhai” é a sabedoria que consegue passar por gerações, seja de avô para pai, pai para filho, ou mesmo avô para filho.Letra da música Avôhai“Um velho cruza a soleira / De botas longas, de barbas longas / De ouro o brilho do seu colar / Na laje fria onde coarava / Sua camisa e seu alforje / De caçador / Oh meu velho e invisível / Avôhai / Oh meu velho e indivisível / Avôhai / Neblina turva e brilhante / Em meu cérebro, coágulos de sol / Amanita matutina / E que transparente cortina / Ao meu redor / …