Pular para o conteúdo principal

5 Características do Modernismo

5 Características do Modernismo


O modernismo foi um movimento artístico que surgiu no começo do século XX, tanto na Europa como no Brasil.

O movimento influenciou todas as formas de expressão artística: a pintura, as artes plásticas, a literatura e a arquitetura.

Conheça as características mais marcantes do modernismo:

1. Rompimento com padrões tradicionais

O desejo pelo rompimento com os padrões estéticos formais e tradicionais é uma das caraterísticas mais fortes do modernismo.

O artistas que faziam parte do movimento modernista fizeram uma quebra de padrões de movimentos antigos, como o simbolismo e o parnasianismo.

Na literatura a quebra de padrões tradicionais é bem clara pela presença de um sentimento anarquista motivado por um desejo de mais liberdade. O uso de uma linguagem menos formal e mais coloquial também representa o rompimento com o tradicional da época.

2. Influência de opiniões e pensamentos

Outra característica marcante do movimento modernista é a presença dos pensamentos e opiniões dos artistas nas suas obras. No modernismo as opiniões sobre política e outros acontecimentos sociais passaram a fazer parte das obras produzidas.

O modernismo, principalmente na segunda fase (1930 - 1945), se caracterizou por ser uma forma de manifestação de ideias e de discussão sobre questões sociais. Assim, os temas mais comuns e cotidianos foram uma grande influência na arte produzida durante o modernismo. 

Di Cavalcanti

Di Cavalcanti - Colonas

3. Características próprias no modernismo brasileiro

O modernismo brasileiro (1922 - 1960) buscava por características que fossem próprias do movimento no país, em uma tentativa de se diferenciar um pouco do movimento no resto do mundo.

São exemplos do modernismo no Brasil o uso do senso de humor e a crítica das situações do cotidiano. Outra característica marcante do modernismo brasileiro foi a busca constante pela liberdade total nas formas de criação e expressão artísticas.

A crítica radical de questões sociais e políticas também foi muito frequente no Brasil, inclusive com a publicação de manifestos artísticos com um forte caráter de crítica social, como a publicação do Manifesto da Poesia Pau-Brasil, Manifesto Antropófago e do livro Casa Grande e Senzala.

4. Uso de curvas e ondulações

Na arquitetura e na pintura modernista o uso de curvas é uma característica muito marcante. 

O arquiteto catalão Antoni Gaudí é o representante mais famoso da arquitetura desse período. As construções de Gaudí têm a marca de muitas formas curvilíneas. No Brasil o arquiteto Oscar Niemeyer foi um famoso representante da arquitetura de formas curvas.

Gaudi

Antoni Gaudí - Casa Milà

5. Liberdade de formas e de criação

Essa característica é muito presente principalmente na literatura modernista.

A liberdade de criação, além do uso de formas livres, se conectava com a liberdade temática. Na literatura modernista existia uma espécie de permissão para que qualquer assunto pudesse ser transformado em obra literária. 

Os autores passaram a usar a pontuação de forma diferente ao que era costume até então, muitas vezes deixando o texto com um aspecto quase caótico.

Os autores desse período usavam uma linguagem escrita informal e mais próxima da realidade da fala. Os versos escritos tinha mais liberdade e o uso da linguagem com pouca formalidade aproximou os textos poéticos dos textos escritos em prosa.

Saiba mais sobre o significado de prosa.

Veja o exemplo no poema Debussy de Manoel Bandeira.

Para cá, para lá... 
Para cá, para lá...
Um novelozinho de linha...
Para cá, para lá...
Para cá, para lá...
Oscila no ar pela mão de uma criança
(Vem e vai...)
Que delicadamente e quase a adormecer o balança
- Psio... 
Para cá, para lá...
Para cá e...
- O novelozinho caiu.

Veja também os significados de Modernismo e Arte Moderna.

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Mãos Atadas

Significado de Mãos Atadas
Mãos atadas é uma expressão popular usada para indicar que uma pessoa está sendo impedida de agir, de tomar alguma iniciativa, de tomar alguma medida para resolver ou solucionar algum problema.'Estar com as mãos atadas' é estar impossibilitada, por diversos motivos, de buscar uma solução para se livrar de algo que está lhe importunando, desgostando, perturbando e lhe causando algum incômodo.A expressão 'de mãos e pés atados' é  usada para dar maior ênfase ao seu significado, é para dizer que existe um impedimento bastante significativo para a solução de algum problema.A expressão 'mãos atadas' é também usada para dizer que um indivíduo é sovina, é avarento, que é uma pessoa que não gosta de gastar dinheiro, que economiza tudo que pode, e geralmente o que têm não gasta com bobagens.'Mão atadas' é o nome da música da cantora Zélia Duncan, lançada em 2005, no álbum  Pré, Pós tudo, Bossa Band.'De Mão Atadas' é o título do r…

Significado de Avohai

O que significa Avohai
Avohai é um neologismo criado pelo cantor e compositor brasileiro Zé Ramalho, e consiste na aglutinação das palavras “avô” e “pai”.De acordo com a história divulgada na biografia do artista – “Zé Ramalho: o poeta dos abismos” – esta palavra teria surgido durante uma experiência com drogas alucinógenas.O avô de Zé Ramalho teria desempenhado um importante papel paterno para o cantor, que perdeu o pai biológico enquanto ainda era criança.Na interpretação de Zé Ramalho, o “avôhai” é a sabedoria que consegue passar por gerações, seja de avô para pai, pai para filho, ou mesmo avô para filho.Letra da música Avôhai“Um velho cruza a soleira / De botas longas, de barbas longas / De ouro o brilho do seu colar / Na laje fria onde coarava / Sua camisa e seu alforje / De caçador / Oh meu velho e invisível / Avôhai / Oh meu velho e indivisível / Avôhai / Neblina turva e brilhante / Em meu cérebro, coágulos de sol / Amanita matutina / E que transparente cortina / Ao meu redor / …

Significado de Salamaleico

O que significa Salamaleico
Salamaleico é uma expressão árabe utilizada pelos muçulmanos como uma saudação, e significa: “que a paz esteja sobre vós”.Originalmente, a grafia correta desta expressão é Salaam Aleikum ou As-Salamu Alaikum, sendo que “salamaleico” seria a versão aportuguesada desta saudação árabe.Quando alguém diz “salamaleico” para determinada pessoa, a resposta esperada deve ser: Alaikum As-Salaam ou Aleikum Essalam, que significa 'esteja a paz de Deus sobre vós também”.Ver também: o significado da expressão Namastê.A partir deste termo, surgiu a palavra salamaleque na língua portuguesa, que possui o significado literal de “a paz esteja contigo”, mas também utilizada para se referir a um cumprimento demasiado polido e sem naturalidade.Esta saudação é comum principalmente entre os muçulmanos que seguem a doutrina religiosa do islamismo.Saiba mais sobre o significado do Islamismo.Fonte: Significados