Pular para o conteúdo principal

7 Características do Romantismo

7 Características do Romantismo


O romantismo é um movimento da literatura, das artes plásticas, da música e da arquitetura que surgiu na Europa entre o final do século XVIII e início do século XIX, principalmente na Alemanha, na Inglaterra e na Itália.

Ele tinha como principal objetivo fazer oposição ao classicismo, ao racionalismo e ao iluminismo.

Veja as principais características do romantismo:

1. Oposição ao clássico

Para o romantismo era importante que o movimento fizesse uma ruptura com os modelos artísticos do classicismo. Assim, uma das características mais marcantes desse movimento, tanto na literatura como nas artes, foi a oposição aos modelos clássicos.

O melhor exemplo desta característica é a ausência de modelos ou padrões estéticos clássicos que eram consagrados até então. 

A oposição ao modelo clássico trouxe a diminuição da formalidade na escrita, com mais uso dos chamados versos brancos (livres) e com menos preocupação com a métrica e com as estrofes exatas. 

2. Valorização da liberdade de expressão

No movimento romântico, a liberdade de expressar-se era bastante valorizada. Os textos em prosa, mais longos e com ênfase na liberdade de criação dos artistas ganharam mais espaço nessa época.

A valorização da liberdade de expressão também foi percebida na música do período romântico, principalmente pela abertura a novos temas e pela inclusão de recursos sonoros que não eram usados até o surgimento do romantismo. 

Frédéric Chopin, Franz Schubert e Richard Wagner são exemplos de compositores que se destacaram pela liberdade de expressão e pelo uso de sons de orquestra em suas composições.

3. Faziam crítica social

A Revolução Francesa e suas consequências tiveram influência sobre o movimento romântico. As consequências sociais da Revolução causaram um profundo desencanto na sociedade da época e, como consequência disso, existia uma vontade de fugir da realidade, além de um sentimento quase utópico por um mundo melhor.

O pintores John Constable e Francisco Goya , por exemplo, costumavam expressar em suas obras as críticas sobre os problemas sociais que surgiram a partir da Revolução Industrial.

goya

Os desastres da guerra (1810-1815) - Francisco Goya.

4. Supervalorização dos sentimentos

A origem do romantismo é ligada ao movimento alemão chamado sturm und drang, que significa 'tempestade e ímpeto'. Por isso, outra característica marcante do romantismo é a presença de emoções exageradas, carregadas de sentimentalismo.

O homem romântico defendia uma estética artística que valorizava muito mais a expressão do sentimento do que a razão, ou seja, havia uma supervalorização das suas emoções. A literatura romântica identifica-se com a idealização do ser amado, que é inatingível, como algo perfeito que dificilmente será alcançado.

Nas obras do romantismo estão claramente expressos os sentimentos do artista, como pessimismo, tristeza, tédio, sonho, angústia e amor.  Este sentimentalismo do artista romântico fez com que a segunda geração do movimento fosse chamada de ultrarromantismo.

5. Presença de sentimentos pessimistas

A presença de sentimentos pessimistas era muito forte no romantismo. Essa característica expressava o profundo tédio que o artista sentia pela vida, assim como sua dor pela existência e a valorização da tristeza e da morte.

O poeta inglês Lord Byron é o escritor romântico mais conhecido pelo pessimismo. Graças a ele a segunda geração do romantismo ficou conhecida como 'Byroniana' ou 'mal do século'.

Neste contexto, muitas obras do período são marcadas por terem um tom muito pessimista em relação à realidade.

6. Manifestação de subjetividade e individualidade

As obras no contexto artístico do romantismo tinham como característica a valorização de temas que expressassem o sentimento individual e subjetivo do artista. Essa característica se manifesta pela supervalorização dos sentimentos mais íntimos dos artistas românticos.

Na literatura, por exemplo, a presença do 'eu' e das obras escritas em primeira pessoa deixa clara essa característica da individualidade.

Estes sentimentos eram, de maneira geral, vividos por todos, o que causava uma certa contraditoriedade no movimento, pois o romantismo pregava o sentimento individualizado, porém de forma universalizada.

7. Exaltação do nacionalismo e do folclore

O nacionalismo e o folclore também são características notáveis do romantismo. O nacionalismo é facilmente percebido pela evidência que passou a ser dada aos valores e aos princípios dos autores.

O amor ao país passou a ser destacado na produção artística do período. Da mesma forma, os folclores regionais também foram mais valorizados pelos artistas românticos, que se inspiravam em cantos e histórias populares.

No romantismo brasileiro, havia a valorização da cultura indígena como a representação do povo nativo. O índio tinha características idealizadas e era descrito como um verdadeiro herói. Este aspecto do romantismo no Brasil ficou conhecido como indianismo.

Iracema

Iracema (1884) - José Maria de Medeiros. 

Os livro 'O guarani' e 'Iracema' de José de Alencar são exemplos de obras brasileiras com características indianistas.

 Veja mais sobre RomantismoNaturalismo e Romance.

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Mãos Atadas

Significado de Mãos Atadas
Mãos atadas é uma expressão popular usada para indicar que uma pessoa está sendo impedida de agir, de tomar alguma iniciativa, de tomar alguma medida para resolver ou solucionar algum problema.'Estar com as mãos atadas' é estar impossibilitada, por diversos motivos, de buscar uma solução para se livrar de algo que está lhe importunando, desgostando, perturbando e lhe causando algum incômodo.A expressão 'de mãos e pés atados' é  usada para dar maior ênfase ao seu significado, é para dizer que existe um impedimento bastante significativo para a solução de algum problema.A expressão 'mãos atadas' é também usada para dizer que um indivíduo é sovina, é avarento, que é uma pessoa que não gosta de gastar dinheiro, que economiza tudo que pode, e geralmente o que têm não gasta com bobagens.'Mão atadas' é o nome da música da cantora Zélia Duncan, lançada em 2005, no álbum  Pré, Pós tudo, Bossa Band.'De Mão Atadas' é o título do r…

Significado de Zonas Pilosas

Significado de Zonas Pilosas
Zonas pilosas é uma região da raiz das plantas onde se situam os pêlos radiculares responsáveis pela absorção da água e sais minerais que farão parte da seiva bruta. Estão situadas geralmente, acima da zona de distensão, onde a raiz apresenta a maior taxa de crescimento.Nas plantas, todas as raízes possuem uma zona pilosa, caracterizada por possuir muitos pêlos finos, que têm como função absorver a água que a planta necessita para as suas atividades vitais sem as quais a planta não consegue viver. Esse processo de absorção da água do solo é uma das matérias primas para o processo de fotossíntese das plantas.A área radicular corresponde a 130 vezes a área da parte áerea da planta e é uma adaptação contra a grande perda de água na forma de vapor - transpiração vegeta. - que ocorre na parte aérea. Quando uma planta é arrancada do solo, perde grande quantidade desses pelos absorventes e de raízes pequenas. Com isso, sua capacidade de absorção, principalmente de…

Significado de Avohai

O que significa Avohai
Avohai é um neologismo criado pelo cantor e compositor brasileiro Zé Ramalho, e consiste na aglutinação das palavras “avô” e “pai”.De acordo com a história divulgada na biografia do artista – “Zé Ramalho: o poeta dos abismos” – esta palavra teria surgido durante uma experiência com drogas alucinógenas.O avô de Zé Ramalho teria desempenhado um importante papel paterno para o cantor, que perdeu o pai biológico enquanto ainda era criança.Na interpretação de Zé Ramalho, o “avôhai” é a sabedoria que consegue passar por gerações, seja de avô para pai, pai para filho, ou mesmo avô para filho.Letra da música Avôhai“Um velho cruza a soleira / De botas longas, de barbas longas / De ouro o brilho do seu colar / Na laje fria onde coarava / Sua camisa e seu alforje / De caçador / Oh meu velho e invisível / Avôhai / Oh meu velho e indivisível / Avôhai / Neblina turva e brilhante / Em meu cérebro, coágulos de sol / Amanita matutina / E que transparente cortina / Ao meu redor / …