Pular para o conteúdo principal

Abreviações em citações segundo as normas da ABNT

Abreviações em citações segundo as normas da ABNT


Quando se trata de TCC, um dos assuntos que mais exige atenção dos alunos é, certamente, as citações.

Entre as normas da ABNT para trabalhos acadêmicos, a norma 10520/2002 é uma das mais extensas. Nela é possível encontrar os diversos tipos de citações que podem ser usados no trabalho, suas formatações e também algumas abreviações que, além de explicar a natureza da citação, ajudam a manter a legibilidade do texto.

Por esse motivo, reunimos aqui as abreviações mais usadas nas citações em trabalhos acadêmicos, bem como a explicação de como usá-las:

Apud

A expressão apud significa “citado por” e também é chamada de citação por intermédio. É usada quando a citação consiste em uma menção à outra fonte. No exemplo abaixo, o autor do trabalho citou Ribas, cujo relato, na verdade, era de autoria de Lima.

Exemplo:

  • Segundo Ribas (apud LIMA, 1987, p. 215), “não se deve privar a Administração Pública da atribuição de prevenir pela punição aqueles atos que, […] opõem tropeços ao desenvolvimento regular da ação administrativa[...]”.

Passim 

Significa “aqui e ali”. É utilizada quando as informações citadas vierem de páginas diferentes do mesmo documento. Considerando que a expressão evita a menção de muitos números, a sua utilização ajuda a manter a legibilidade do texto.

Exemplo:

  • RIBEIRO, 1997, passim.

Et al.

Significa “e outros”. É utilizada quando a fonte citada possui muitos autores e a menção de todos prejudicaria a legibilidade do texto.

Exemplo:

  • DIDIER et al., 2017.

Et seq. ou sequentia

As expressões significam, respectivamente “que segue” e “seguinte”. São utilizadas quando não se deseja mencionar todas as páginas da citação inserida. Possui um efeito similar ao da expressão passim, contribuindo para a legibilidade do texto.

Exemplo:

  • Conforme Morim (2000, p. 56 et seq.), é na linguagem que o discurso…

Loc. cit.

Do latim loco citato, que significa “no lugar citado”. A expressão é usada para indicar que a citação foi retirada de uma página que já foi mencionada anteriormente. No exemplo abaixo, a segunda nota de rodapé diz repeito a uma citação diferente da primeira, mas localizada na mesma página.

Exemplo:

  • ¹TOMASELLI.1992, p. 33-46.
  • ²TOMASELLI, loc. cit.

Idem ou id.

Significa “do mesmo autor”. Quando mais de uma obra do mesmo autor for citada, a expressão idem ou id. evita a repetição desnecessária do nome do mesmo.

Exemplo:

  • ¹LENZA. 2015, p. 302
  • ²Id. 2017, p. 48

Ibidem ou ibid.

Significa “na mesma obra”. Assim como a expressão anterior, evita a repetição desnecessária do título da obra quando a mesma for mencionada mais de uma vez.

Exemplo:

  • ¹CARVALHO, Matheus. Manual de Direito Administrativo, p.37
  • ²CARVALHO, Matheus. Ibid., p.205

Opus citatum ou op. cit.

Significa “obra citada”. A expressão também substitui o nome da obra, mas é utilizada nos casos em que uma segunda obra foi citada após a primeira (que se deseja mencionar novamente).

Exemplo:

  • ¹ CARVALHO, Matheus. Manual de Direito Administrativo, p.37
  • ² LENZA. 2015, p. 81
  • ³ CARVALHO, Matheus. op.cit., p.58

Cf.

Significa “confira”. É utilizada para fazer sugestões de leituras sobre o assunto abordado no trabalho. Dessa forma, a abreviação não implica necessariamente em uma citação.

Exemplo:

  • ² Cf. CALDEIRA, 1992.

Vale mencionar que a norma 10520/2002 da ABNT é clara ao afirmar que as expressões idem ou id., ibidem ou ibid., opus citatum ou op.cit e cf. só podem ser utilizadas na mesma página do trecho a que se referem.

Veja também:

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Mãos Atadas

Significado de Mãos Atadas
Mãos atadas é uma expressão popular usada para indicar que uma pessoa está sendo impedida de agir, de tomar alguma iniciativa, de tomar alguma medida para resolver ou solucionar algum problema.'Estar com as mãos atadas' é estar impossibilitada, por diversos motivos, de buscar uma solução para se livrar de algo que está lhe importunando, desgostando, perturbando e lhe causando algum incômodo.A expressão 'de mãos e pés atados' é  usada para dar maior ênfase ao seu significado, é para dizer que existe um impedimento bastante significativo para a solução de algum problema.A expressão 'mãos atadas' é também usada para dizer que um indivíduo é sovina, é avarento, que é uma pessoa que não gosta de gastar dinheiro, que economiza tudo que pode, e geralmente o que têm não gasta com bobagens.'Mão atadas' é o nome da música da cantora Zélia Duncan, lançada em 2005, no álbum  Pré, Pós tudo, Bossa Band.'De Mão Atadas' é o título do r…

Significado de Avohai

O que significa Avohai
Avohai é um neologismo criado pelo cantor e compositor brasileiro Zé Ramalho, e consiste na aglutinação das palavras “avô” e “pai”.De acordo com a história divulgada na biografia do artista – “Zé Ramalho: o poeta dos abismos” – esta palavra teria surgido durante uma experiência com drogas alucinógenas.O avô de Zé Ramalho teria desempenhado um importante papel paterno para o cantor, que perdeu o pai biológico enquanto ainda era criança.Na interpretação de Zé Ramalho, o “avôhai” é a sabedoria que consegue passar por gerações, seja de avô para pai, pai para filho, ou mesmo avô para filho.Letra da música Avôhai“Um velho cruza a soleira / De botas longas, de barbas longas / De ouro o brilho do seu colar / Na laje fria onde coarava / Sua camisa e seu alforje / De caçador / Oh meu velho e invisível / Avôhai / Oh meu velho e indivisível / Avôhai / Neblina turva e brilhante / Em meu cérebro, coágulos de sol / Amanita matutina / E que transparente cortina / Ao meu redor / …

Significado de Salamaleico

O que significa Salamaleico
Salamaleico é uma expressão árabe utilizada pelos muçulmanos como uma saudação, e significa: “que a paz esteja sobre vós”.Originalmente, a grafia correta desta expressão é Salaam Aleikum ou As-Salamu Alaikum, sendo que “salamaleico” seria a versão aportuguesada desta saudação árabe.Quando alguém diz “salamaleico” para determinada pessoa, a resposta esperada deve ser: Alaikum As-Salaam ou Aleikum Essalam, que significa 'esteja a paz de Deus sobre vós também”.Ver também: o significado da expressão Namastê.A partir deste termo, surgiu a palavra salamaleque na língua portuguesa, que possui o significado literal de “a paz esteja contigo”, mas também utilizada para se referir a um cumprimento demasiado polido e sem naturalidade.Esta saudação é comum principalmente entre os muçulmanos que seguem a doutrina religiosa do islamismo.Saiba mais sobre o significado do Islamismo.Fonte: Significados