Pular para o conteúdo principal

Exemplos de justificativa de TCC

Exemplos de justificativa de TCC


A preparação da justificativa é um dos pontos iniciais na elaboração do TCC. Nela, o aluno tem a oportunidade de mostrar para o orientador a importância do trabalho e a sua relevância para a área escolhida.

Para ilustrar melhor o assunto, reunimos abaixo 3 exemplos de justificativas que podem seguir como guia na elaboração da sua:

Exemplo 01

'A reflexão acerca da efetividade do processo penal na persecução do crime de redução a condição análoga à de escravo, previsto no artigo 149 do Código Penal Brasileiro, é de urgente e extrema importância.

Ainda hoje, em 2018, centenas de pessoas vivem em condições de escravidão no Brasil. Essa realidade decorre de diversos fatores: altíssima concentração de renda, precariedade da educação, dificuldades geográficas e ineficiência das ferramentas processuais para combater o crime. Essas dificuldades resultam em estatísticas inaceitáveis de impunidade.

Com o objetivo de atrair atenção para o tema, o trabalho apontará as falhas e incoerências do modelo processual atual para lidar com a escravidão contemporânea, ao mesmo tempo em que sugere modificações legais aplicáveis de forma realista.'

Nos moldes do exemplo 01, a problemática do trabalho pode ser contextualizada no cenário nacional como um todo. Note que a justificativa acima demonstrou, em ordem: apresentação do tema, relevância e urgência do assunto e, por último, o conteúdo que será abordado no trabalho.  

Exemplo 02

'As visualidades urbanas podem ser estudadas em várias áreas do conhecimento, como na arquitetura, sociologia, antropologia, design, artes e, sendo um tema complexo, pode ser analisado sob diversos aspectos: socioeconômicos, tipologias, grafismos, edificações, etc. Por se tratar de um estudo de estética contemporânea, o tema precisa receber maior atenção e ser devidamente explorado.

São Paulo possui inúmeras amostras de visualidades urbanas que evidenciam o ponto de vista dos seus moradores em relação a mesma. Elas partem de uma necessidade de adaptação ao local em que se habita, autoafirmação, envolvimento com o cenário local e reivindicação, sentimentos compartilhados pelos residentes locais como um todo. Por esse motivo, é relevante que se estude a presença de intervenções urbanas para que se entenda como elas partem das margens da sociedade para a metrópole.

Nesse contexto, o trabalho mostrará como o estudo do tema pode ser aplicado na área da moda a fim de que se crie um produto que traduza os elementos urbanos locais, valorizando a cultura da região e criando um sentimento de identificação entre o consumidor e o produto.'

O exemplo 02 justificou a relevância do trabalho à nível local (no caso, São Paulo). Perceba que a estrutura da justificativa não é a mesma do exemplo 01. Nesta, o autor preferiu contextualizar o assunto no decorrer de dois parágrafos e, só no último parágrafo, apresentar o tema.

Exemplo 03

'Ao observar a lacuna existente na exploração acadêmica do design de superfície, bem como a exploração limitada da arte rupestre na área de criação do design, notou-se a viabilidade de elaborar um projeto de pesquisa com ênfase na disseminação do conhecimento sobre arte rupestre e seu potencial de inspiração a diversas áreas do design, neste especificamente, o design de superfície.

Além destas lacunas que geraram a oportunidade do projeto, existe a motivação pessoal da autora, descendente das comunidades quilombolas de Monte Alegre e admiradora incontestável de todo o rico material cultural enraizado na história paraense. 

O projeto tem por foco, portanto, representar a estética dos grafismos rupestres Monte Alegrenses analisados durante a pesquisa e aplicá-la a uma coleção de estampas contínuas, visando à disseminação tanto do tema arte rupestre, quanto dos conceitos estabelecidos até o momento sobre design de superfície.

Como um incentivo a mais que ratifica a importância do projeto, observou-se que este é pioneiro a abordar características dos desenhos rupestres aplicados ao design de superfície na Universidade do Estado do Pará, o que pode incentivar outros alunos a explorarem mais o tema, assim como os demais ligados à cultura paraense.'

O exemplo 03 demonstra um caso que muitas vezes é desconhecido pelos alunos. A relevância do trabalho pode ser de aspecto pessoal ou institucional. É claro, no entanto, que o trabalho ainda deve ser contextualizado no âmbito do curso e contribuir para o tema, mas, conforme o exemplo acima, nada impede de que a justificativa do trabalho seja de cunho pessoal.

Como fazer uma justificativa de TCC

Considerando que não existe norma da ABNT que estabeleça regras sobre a justificativa, o aluno pode utilizar a estrutura que desejar. No entanto, é importante atentar a estes elementos essenciais que qualquer orientador espera ver em uma justificativa:

  • aponte os aspectos positivos do trabalho
  • enalteça a contribuição do trabalho para o tema
  • mencione brevemente (sem aprofundar) os melhores argumentos do trabalho
  • eventualmente, exponha as consequências negativas que a falta de reflexão sobre o assunto abordado pode causar
  • esclareça todos esses pontos de forma direta e coesa

Veja também:

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Mãos Atadas

Significado de Mãos Atadas
Mãos atadas é uma expressão popular usada para indicar que uma pessoa está sendo impedida de agir, de tomar alguma iniciativa, de tomar alguma medida para resolver ou solucionar algum problema.'Estar com as mãos atadas' é estar impossibilitada, por diversos motivos, de buscar uma solução para se livrar de algo que está lhe importunando, desgostando, perturbando e lhe causando algum incômodo.A expressão 'de mãos e pés atados' é  usada para dar maior ênfase ao seu significado, é para dizer que existe um impedimento bastante significativo para a solução de algum problema.A expressão 'mãos atadas' é também usada para dizer que um indivíduo é sovina, é avarento, que é uma pessoa que não gosta de gastar dinheiro, que economiza tudo que pode, e geralmente o que têm não gasta com bobagens.'Mão atadas' é o nome da música da cantora Zélia Duncan, lançada em 2005, no álbum  Pré, Pós tudo, Bossa Band.'De Mão Atadas' é o título do r…

Significado de Zonas Pilosas

Significado de Zonas Pilosas
Zonas pilosas é uma região da raiz das plantas onde se situam os pêlos radiculares responsáveis pela absorção da água e sais minerais que farão parte da seiva bruta. Estão situadas geralmente, acima da zona de distensão, onde a raiz apresenta a maior taxa de crescimento.Nas plantas, todas as raízes possuem uma zona pilosa, caracterizada por possuir muitos pêlos finos, que têm como função absorver a água que a planta necessita para as suas atividades vitais sem as quais a planta não consegue viver. Esse processo de absorção da água do solo é uma das matérias primas para o processo de fotossíntese das plantas.A área radicular corresponde a 130 vezes a área da parte áerea da planta e é uma adaptação contra a grande perda de água na forma de vapor - transpiração vegeta. - que ocorre na parte aérea. Quando uma planta é arrancada do solo, perde grande quantidade desses pelos absorventes e de raízes pequenas. Com isso, sua capacidade de absorção, principalmente de…

Significado de Cavalo de Tróia

O que significa Cavalo de Tróia
Cavalo de Tróia é um dos principais símbolos da famosa guerra de Tróia, usado como estratégia pelos gregos para derrotar os troianos.De acordo com a história narrada na obra “Ilíada” de Homero, o Cavalo de Tróia era feito de madeira e totalmente oco por dentro.O guerreiro grego Odisseu teria tido a ideia de construir um gigantesco cavalo e presentar os troianos, como um gesto simbólico de rendição da guerra.Os troianos aceitaram o “presente” e levaram o cavalo para o interior das muralhas de Tróia. Todos os soldados beberam e comemoraram a rendição do inimigo e, quando todos estavam dormindo, centenas de soldados gregos saíram de dentro do cavalo e atacaram a cidade.Para ajudar a destruir os seus inimigos, os guerreiros liderados por Odisseu abriram os portões da cidade, possibilitando uma total invasão dos gregos em Tróia, que foi totalmente destruída.A partir desta história surgiu a expressão popular “presente de grego”, quando alguém está se referindo…