Pular para o conteúdo principal

Significado de Abono

O que significa Abono


Abono representa um benefício destinado a uma pessoa ou entidade que tenha direitos adquiridos sobre o mesmo.

Na maioria das vezes este benefício é dado em forma monetária. Entretanto, ele pode também ser ofertado de forma social, comercial ou política.

O abono pode ser caracterizado como a quantia paga como adiantamento de vencimentos e honorários, como uma espécie de bonificação ou ajuda financeira.

Para a Legislação Trabalhista brasileira, abono é como se chamava a antecipação das remunerações feitas em sua maioria em função da perda provocada pela alta inflação.

Estas antecipações deveriam, na prática serem abatidas no futuro, entretanto acabavam por ser incorporadas nos salários e descontadas nos reajustes que levavam em conta possíveis novas perdas inflacionárias.

O abono também pode se referir ao argumento feito que reforça ou justifica uma ideia, uma opinião ou conceito.

Exemplo: “Fabiana conseguiu fazer o abono de sua ideia com os diretores”.

O termo também pode caracterizar o ato de não descontar as ausências cometidas no trabalho.

Exemplo: “Geraldo teve suas faltas abonadas”.

Para as cidades do Rio Grande do Sul, o abono caracteriza o estrume ou fertilizante que é utilizado em terras de plantio.

O termo pode ser substituído por sinônimos como: aval, defesa, reforço, abonamento, abonação, caução, fiança, garantia, prêmio.

Abono salarial

O abono salarial também é um benefício assegurado aos empregados que recebem a quantia de até dois salários mínimos de remuneração mensal e que contribuem para o Programa de Integração Social ou para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público.

Neste caso, os trabalhadores que contribuíram durante o ano, recebem a quantia de uma salário mínimo anualmente.

Quem tem direito ao abono salarial?

Este benefício só é dado a trabalhadores que exerceram atividade remunerada por pelo menos 30 dias do ano-base e esteja cadastrado há pelo menos cinco anos no Fundo de Participação PIS/PASEP ou no Cadastro Nacional do Trabalhador.

Para ter o recebimento do abono salarial, a empresa ou o órgão público com o qual o trabalhador possui vínculo deve informar ao Ministério do Trabalho em uma data prevista uma relação anual dos trabalhadores e de informações sociais, a chamada RAIS.

Veja também o significado de PIS e PIS PASEP.

Abono pecuniário

Quando o empregado opta em converter um terço dos seus dias de férias por um valor monetário correspondente a estes dias, este processo chama-se de abono pecuniário.

Esta é uma opção que o empregado tem, independente da concordância do empregador. E este requerimento do abono pecuniário deve ser feito por escrito, dentro do prazo estabelecido pela legislação trabalhista, que é de até 15 dias antes do término do período aquisitivo de férias.

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Mãos Atadas

Significado de Mãos Atadas
Mãos atadas é uma expressão popular usada para indicar que uma pessoa está sendo impedida de agir, de tomar alguma iniciativa, de tomar alguma medida para resolver ou solucionar algum problema.'Estar com as mãos atadas' é estar impossibilitada, por diversos motivos, de buscar uma solução para se livrar de algo que está lhe importunando, desgostando, perturbando e lhe causando algum incômodo.A expressão 'de mãos e pés atados' é  usada para dar maior ênfase ao seu significado, é para dizer que existe um impedimento bastante significativo para a solução de algum problema.A expressão 'mãos atadas' é também usada para dizer que um indivíduo é sovina, é avarento, que é uma pessoa que não gosta de gastar dinheiro, que economiza tudo que pode, e geralmente o que têm não gasta com bobagens.'Mão atadas' é o nome da música da cantora Zélia Duncan, lançada em 2005, no álbum  Pré, Pós tudo, Bossa Band.'De Mão Atadas' é o título do r…

Significado de Zonas Pilosas

Significado de Zonas Pilosas
Zonas pilosas é uma região da raiz das plantas onde se situam os pêlos radiculares responsáveis pela absorção da água e sais minerais que farão parte da seiva bruta. Estão situadas geralmente, acima da zona de distensão, onde a raiz apresenta a maior taxa de crescimento.Nas plantas, todas as raízes possuem uma zona pilosa, caracterizada por possuir muitos pêlos finos, que têm como função absorver a água que a planta necessita para as suas atividades vitais sem as quais a planta não consegue viver. Esse processo de absorção da água do solo é uma das matérias primas para o processo de fotossíntese das plantas.A área radicular corresponde a 130 vezes a área da parte áerea da planta e é uma adaptação contra a grande perda de água na forma de vapor - transpiração vegeta. - que ocorre na parte aérea. Quando uma planta é arrancada do solo, perde grande quantidade desses pelos absorventes e de raízes pequenas. Com isso, sua capacidade de absorção, principalmente de…

Significado de Cavalo de Tróia

O que significa Cavalo de Tróia
Cavalo de Tróia é um dos principais símbolos da famosa guerra de Tróia, usado como estratégia pelos gregos para derrotar os troianos.De acordo com a história narrada na obra “Ilíada” de Homero, o Cavalo de Tróia era feito de madeira e totalmente oco por dentro.O guerreiro grego Odisseu teria tido a ideia de construir um gigantesco cavalo e presentar os troianos, como um gesto simbólico de rendição da guerra.Os troianos aceitaram o “presente” e levaram o cavalo para o interior das muralhas de Tróia. Todos os soldados beberam e comemoraram a rendição do inimigo e, quando todos estavam dormindo, centenas de soldados gregos saíram de dentro do cavalo e atacaram a cidade.Para ajudar a destruir os seus inimigos, os guerreiros liderados por Odisseu abriram os portões da cidade, possibilitando uma total invasão dos gregos em Tróia, que foi totalmente destruída.A partir desta história surgiu a expressão popular “presente de grego”, quando alguém está se referindo…