Pular para o conteúdo principal

Significado de Analfabetismo funcional

O que significa Analfabetismo funcional


Analfabetismo funcional é a incapacidade de compreender textos e operações matemáticas simples e de organizar as próprias ideias para expressar, por exemplo, uma argumentação.

Um analfabeto funcional não é necessariamente uma pessoa que não saiba ler nem escrever, mas sim um indivíduo que tenha dificuldades de comunicação.

De acordo com o conceito de analfabetismo funcional, o indivíduo pode ser capaz de identificar e ler números, letras, palavras e até frases, mas não conseguir reunir essas informações e assimilá-las como um todo. Trata-se de um problema de interpretação.

O conceito se aplica não só aos receptores das mensagens, mas também aos emissores. Acontece de o indivíduo não conseguir estabelecer uma comunicação eficiente em determinadas situações devido a uma grande dificuldade de se expressar.

Uma das maiores causas do analfabetismo funcional é a qualidade do ensino. No Brasil, por exemplo, nota-se uma maior importância da quantidade em detrimento da qualidade. São muitos diplomas e poucos conhecimentos.

A progressão continuada, que muitos chamam de aprovação automática, da educação pública brasileira acaba por perpetuar a formação de alunos que terminam seus estudos sem adquirir os conhecimentos necessários.

Alfabetismo Funcional

O alfabetismo funcional é justamente o oposto do analfabetismo funcional, ou seja, é a capacidade de compreender textos e operações matemáticas simples e de organizar as próprias ideias.

Níveis de alfabetismo funcional

O alfabetismo funcional foi classificado em diferentes grupos de acordo com as capacidades apresentadas pelos indivíduos que respondem às pesquisas.

A escala de alfabetismo do INAF (Indicador de Alfabetismo Funcional), está dividida em cinco grupos.

Veja abaixo que grupos são esses e confira os principais pontos de cada um:

Analfabeto

  • não consegue realizar tarefas simples como a leitura de frases e palavras

Rudimentar

  • consegue identificar informações explícitas e literais em textos simples
  • compara, lê e escreve números familiares e consegue identificar os maiores e os menores
  • resolve problemas matemáticos simples e estabelece relações entre grandezas e unidades de medida
  • reconhece sinais de pontuação e sabe suas respectivas designações e funções

Elementar

  • seleciona unidades de informação em textos de extensão média
  • resolve problemas envolvendo operações matemáticas básicas com números da ordem do milhar
  • compara ou relaciona informações numéricas ou textuais apresentadas em gráficos ou tabelas
  • sabe reconhecer o que significa uma representação gráfica de direção e/ou um sentido de uma grandeza

Intermediário

  • consegue identificar informações literais em vários tipos de texto, inclusive nos científicos
  • resolve problemas envolvendo operações matemáticas complexas com números da ordem dos milhões
  • consegue interpretar diversos tipos de textos e elaborar sínteses
  • reconhece o efeito estético ou o efeito de sentido de opções lexicais ou sintáticas, de figuras de linguagem ou de sinais de pontuação

Proficiente

  • produz textos de maior complexidade (mensagem, descrição, exposição ou argumentação)
  • interpreta tabelas e gráficos envolvendo mais de duas variáveis
  • consegue resolver situações-problema relacionadas com tarefas de contextos diversos

São considerados analfabetos funcionais, os indivíduos que integram os grupos “Analfabeto” e “Rudimentar”

Analfabetismo Funcional no Brasil

O analfabetismo funcional no Brasil é avaliado pelo Instituto Paulo Montenegro (IPM). Esse instituto tem uma parceria com a ONG Ação Educativa, apoiada pelo IBOPE inteligente, com o objetivo de mensurar o nível de alfabetismo da população brasileira entre os 15 e os 64 anos.

Essa análise é feita através do INAF, pesquisa que avalia habilidades e práticas de leitura, de escrita e de matemática da população aplicadas ao cotidiano.

Em 2016, por exemplo, o IPM realizou um estudo para definir o índice de alfabetismo funcional do brasileiro no mundo do trabalho. Para a pesquisa, foram escolhidas 2002 pessoas de áreas urbanas e rurais de todas as regiões do Brasil.

Os resultados mostraram que 27 % dos participantes foram considerados analfabetos funcionais (4% foram classificados com o nível “analfabeto” e 23 % com o nível “ rudimentar”). O nível de alfabetismo dos restantes participantes foi classificado da seguinte maneira: 42% têm nível elementar, 23% têm nível intermediário e 8% têm nível proficiente.

De acordo com a pesquisa, é possível ter uma noção de quem são os analfabetos funcionais. O grupo foi dividido em diferentes quesitos para simplificar a compreensão dos resultados. Veja abaixo quais indivíduos integram majoritariamente cada quesito:

  • escolaridade: indivíduos com nenhuma escolaridade ou com escolaridade máxima equivalente ao Ensino Fundamental
  • gênero: indivíduos do sexo masculino
  • faixa etária: indivíduos com idade igual ou superior a 50 anos
  • raça: indivíduos de raça negra
  • situação de trabalho: pessoas desempregadas ou com funções de dona de casa

Alfabetização funcional

A alfabetização funcional é um processo de ensino e aprendizagem voltado para fins específicos.

Esse tipo de ensino é focado no desenvolvimento de capacidades relacionadas com a vida adulta, como a realização de tarefas do cotidiano, tanto em um contexto de trabalho quanto em um contexto de vida em comunidade.

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Mãos Atadas

Significado de Mãos Atadas
Mãos atadas é uma expressão popular usada para indicar que uma pessoa está sendo impedida de agir, de tomar alguma iniciativa, de tomar alguma medida para resolver ou solucionar algum problema.'Estar com as mãos atadas' é estar impossibilitada, por diversos motivos, de buscar uma solução para se livrar de algo que está lhe importunando, desgostando, perturbando e lhe causando algum incômodo.A expressão 'de mãos e pés atados' é  usada para dar maior ênfase ao seu significado, é para dizer que existe um impedimento bastante significativo para a solução de algum problema.A expressão 'mãos atadas' é também usada para dizer que um indivíduo é sovina, é avarento, que é uma pessoa que não gosta de gastar dinheiro, que economiza tudo que pode, e geralmente o que têm não gasta com bobagens.'Mão atadas' é o nome da música da cantora Zélia Duncan, lançada em 2005, no álbum  Pré, Pós tudo, Bossa Band.'De Mão Atadas' é o título do r…

Significado de Zonas Pilosas

Significado de Zonas Pilosas
Zonas pilosas é uma região da raiz das plantas onde se situam os pêlos radiculares responsáveis pela absorção da água e sais minerais que farão parte da seiva bruta. Estão situadas geralmente, acima da zona de distensão, onde a raiz apresenta a maior taxa de crescimento.Nas plantas, todas as raízes possuem uma zona pilosa, caracterizada por possuir muitos pêlos finos, que têm como função absorver a água que a planta necessita para as suas atividades vitais sem as quais a planta não consegue viver. Esse processo de absorção da água do solo é uma das matérias primas para o processo de fotossíntese das plantas.A área radicular corresponde a 130 vezes a área da parte áerea da planta e é uma adaptação contra a grande perda de água na forma de vapor - transpiração vegeta. - que ocorre na parte aérea. Quando uma planta é arrancada do solo, perde grande quantidade desses pelos absorventes e de raízes pequenas. Com isso, sua capacidade de absorção, principalmente de…

Significado de Cavalo de Tróia

O que significa Cavalo de Tróia
Cavalo de Tróia é um dos principais símbolos da famosa guerra de Tróia, usado como estratégia pelos gregos para derrotar os troianos.De acordo com a história narrada na obra “Ilíada” de Homero, o Cavalo de Tróia era feito de madeira e totalmente oco por dentro.O guerreiro grego Odisseu teria tido a ideia de construir um gigantesco cavalo e presentar os troianos, como um gesto simbólico de rendição da guerra.Os troianos aceitaram o “presente” e levaram o cavalo para o interior das muralhas de Tróia. Todos os soldados beberam e comemoraram a rendição do inimigo e, quando todos estavam dormindo, centenas de soldados gregos saíram de dentro do cavalo e atacaram a cidade.Para ajudar a destruir os seus inimigos, os guerreiros liderados por Odisseu abriram os portões da cidade, possibilitando uma total invasão dos gregos em Tróia, que foi totalmente destruída.A partir desta história surgiu a expressão popular “presente de grego”, quando alguém está se referindo…