Pular para o conteúdo principal

Significado de Capital na economia

O que significa Capital na economia


Na economia, capital é qualquer bem aplicado na criação de oferta de novos bens ou serviços. Não se limita, portanto, ao dinheiro investido.

Tradicionalmente, o capital é considerado um dos fatores de produção junto à terra (incluindo todos os seus recursos naturais) e o trabalho. Esses elementos são essenciais para a economia, tendo em vista que sem eles não existiria processo produtivo.

Adam Smith, considerado pai da economia moderna, conceituou o capital como “Parte do estoque do qual se espera produzir retorno”. Em seguida, o economista enumerou que o capital de um país ou empresa pode ser:

  • máquinas e instrumentos que facilitem o trabalho
  • imóveis (não meras acomodações, mas os que podem ser considerados instrumentos de negociações, como lojas)
  • melhorias na terra capazes de aprimorar o cultivo
  • dinheiro
  • provisões em posse dos produtores ou comerciantes, dos quais se espera lucro após sua venda
  • artigos fabricados, ainda que incompletos, em posse dos produtores ou comerciantes

O economista britânico John Stuart Mill, entendia que:

“Qualquer coisa destinada a abastecer o trabalho produtivo com abrigo, proteção, ferramentas e materiais que o serviço requeira, além de alimentar ou, de qualquer forma, manter o trabalhador durante o processo, é capital.”

Além dos citados acima, inúmeros estudiosos atribuíram significados ligeiramente diferentes ao conceito de capital. Assim, embora não exista consenso sobre quais bens podem ou não ser considerados capital, é certo afirmar que o conceito se refere a tudo que agrega valor ao processo produtivo.

Capital financeiro

O capital financeiro consiste na soma de todos os títulos que possuem valor monetário. Os títulos imediatos (dinheiro, cheques, etc) também são chamados de capital bancário. Os títulos obtidos com o objetivo de gerar lucro (ações, investimentos, etc) também são chamados de capital produtivo.

O capital financeiro não deve ser confundido com o capital econômico, tendo em vista que não tem relação com o processo produtivo. Além disso, o capital financeiro se relaciona exclusivamente com valores, não abrangendo bens.

Capitalismo

O capitalismo é o sistema econômico adotado pela maioria dos países no mundo. Como a própria nomenclatura sugere, esse sistema se baseia fortemente no capital e a sua aplicação no processo produtivo a fim de produzir lucro. Por esse motivo, suas principais características são a propriedade privada, acumulação de renda, trabalho assalariado e mercado competitivo.

Leia mais sobre capitalismo.

Capital em empresas

Com os diversos tipos de negócios desenvolvidos ao longo do tempo, o conceito de capital sofreu várias ramificações no âmbito das empresas. Vejamos as principais classificações:

Capital social: O capital social, também conhecido como capital inicial, é o primeiro investimento realizado no negócio, podendo ser bens, valores ou, dependendo do tipo societário, serviços.

Capital próprio: O capital próprio consiste no patrimônio líquido da empresa, ou seja, na diferença entre o capital social somado aos lucros, e as dívidas.

Capital de terceiros: É o investimento formado por capital proveniente de fontes alheias à empresa. Consiste geralmente em financiamentos ou empréstimos.

Capital de giro: É o capital utilizado no regular funcionamento da empresa. Geralmente é dinheiro ou outro ativo com a liquidez necessária para ser movimentado no pagamento de salários ou impostos, despesas operacionais, renovação de estoque, etc.

Veja também:

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Mãos Atadas

Significado de Mãos Atadas
Mãos atadas é uma expressão popular usada para indicar que uma pessoa está sendo impedida de agir, de tomar alguma iniciativa, de tomar alguma medida para resolver ou solucionar algum problema.'Estar com as mãos atadas' é estar impossibilitada, por diversos motivos, de buscar uma solução para se livrar de algo que está lhe importunando, desgostando, perturbando e lhe causando algum incômodo.A expressão 'de mãos e pés atados' é  usada para dar maior ênfase ao seu significado, é para dizer que existe um impedimento bastante significativo para a solução de algum problema.A expressão 'mãos atadas' é também usada para dizer que um indivíduo é sovina, é avarento, que é uma pessoa que não gosta de gastar dinheiro, que economiza tudo que pode, e geralmente o que têm não gasta com bobagens.'Mão atadas' é o nome da música da cantora Zélia Duncan, lançada em 2005, no álbum  Pré, Pós tudo, Bossa Band.'De Mão Atadas' é o título do r…

Significado de Zonas Pilosas

Significado de Zonas Pilosas
Zonas pilosas é uma região da raiz das plantas onde se situam os pêlos radiculares responsáveis pela absorção da água e sais minerais que farão parte da seiva bruta. Estão situadas geralmente, acima da zona de distensão, onde a raiz apresenta a maior taxa de crescimento.Nas plantas, todas as raízes possuem uma zona pilosa, caracterizada por possuir muitos pêlos finos, que têm como função absorver a água que a planta necessita para as suas atividades vitais sem as quais a planta não consegue viver. Esse processo de absorção da água do solo é uma das matérias primas para o processo de fotossíntese das plantas.A área radicular corresponde a 130 vezes a área da parte áerea da planta e é uma adaptação contra a grande perda de água na forma de vapor - transpiração vegeta. - que ocorre na parte aérea. Quando uma planta é arrancada do solo, perde grande quantidade desses pelos absorventes e de raízes pequenas. Com isso, sua capacidade de absorção, principalmente de…

Significado de Avohai

O que significa Avohai
Avohai é um neologismo criado pelo cantor e compositor brasileiro Zé Ramalho, e consiste na aglutinação das palavras “avô” e “pai”.De acordo com a história divulgada na biografia do artista – “Zé Ramalho: o poeta dos abismos” – esta palavra teria surgido durante uma experiência com drogas alucinógenas.O avô de Zé Ramalho teria desempenhado um importante papel paterno para o cantor, que perdeu o pai biológico enquanto ainda era criança.Na interpretação de Zé Ramalho, o “avôhai” é a sabedoria que consegue passar por gerações, seja de avô para pai, pai para filho, ou mesmo avô para filho.Letra da música Avôhai“Um velho cruza a soleira / De botas longas, de barbas longas / De ouro o brilho do seu colar / Na laje fria onde coarava / Sua camisa e seu alforje / De caçador / Oh meu velho e invisível / Avôhai / Oh meu velho e indivisível / Avôhai / Neblina turva e brilhante / Em meu cérebro, coágulos de sol / Amanita matutina / E que transparente cortina / Ao meu redor / …