Pular para o conteúdo principal

Significado de Contexto

O que significa Contexto


Contexto é o conjunto de elementos físicos ou situacionais que ajudam o receptor da mensagem a compreendê-la.

Esses elementos caracterizam o texto, que é uma comunicação de ideias expressas através de palavras escritas.

A relação entre texto e contexto é fundamental para que a mensagem a ser transmitida seja compreendida. Quando um leitor começa a ler um texto, a primeira coisa que ele faz, mesmo que inconscientemente, é tentar compreender a que o conteúdo se refere. À medida que a leitura avança, alguns elementos ajudam a compreender qual assunto está sendo abordado. A esse conjunto de elementos, dá-se o nome de contexto.

Tipos de contexto

Confira abaixo exemplos dos principais tipos de contexto:

Contexto de produção

Conjunto de elementos considerados pelo emissor da mensagem durante a criação de um texto. Nesse sentido, são tidas em conta tanto a realidade do emissor quanto a do receptor da mensagem. Aspectos como finalidade da comunicação, público-alvo, lugar onde o texto será veiculado, realidade sócio-cultural de emissor/receptor são observados.

O contexto de produção permite que um emissor aborde um mesmo tema de maneiras diversas. 

Consulte abaixo alguns exemplos e veja como uma mesma mensagem pode ser transmitida de forma diferente consoante o objetivo do autor:

Exemplo: Vem conhecer a pizzaria que abriram no bairro.

  • Finalidade da comunicação: informativa
  • Público-alvo: pessoa amiga
  • Lugar onde o texto será veiculado: sms/celular
  • Realidade do emissor: morador da região
  • Realidade do receptor: morador da região

Exemplo: Venha conhecer a mais nova pizzaria da região!

  • Finalidade da comunicação: informativa/campanha de marketing
  • Público-alvo: público geral
  • Lugar onde o texto será veiculado: panfleto
  • Realidade do emissor: proprietário da pizzaria
  • Realidade do receptor: potencial cliente/morador da região

Contexto linguístico

Conjunto de propriedades linguísticas que acompanham um texto ou discurso.

Exemplo: Hoje Carla chegou na hora.

O uso do advérbio “hoje” contextualiza um hábito e indica que Carla não costuma ser pontual.

Contexto extralinguístico

Conjunto de fatores externos ao texto ou discurso (faixa etária, época, local, tempo, grupo social, ambiente físico, etc.) que ajudam a compreender a mensagem emitida.

Exemplo: Fogo! 

Através de um contexto extralinguístico é possível compreender se o uso da palavra ocorreu em uma situação de incêndio ou em uma aula de tiro, por exemplo.

O contexto histórico e o contexto social são dois dos contextos extralinguísticos mais relevantes. Vejamos um pouco mais sobre eles:

Contexto histórico

Indica circunstâncias ou fatos relacionados a um momento de determinada época, como um cenário político, social, cultural e econômico.

Exemplo: O Iluminismo é um movimento filosófico, literário e intelectual que defende a crença na razão humana e na ciência. Surgiu em um momento de descobertas tecnológicas, como a invenção da máquina a vapor, e ocorreu no período de transição entre o feudalismo e o capitalismo.

O contexto histórico ajuda a compreender a conjuntura histórica que envolveu o movimento.

Contexto social

É um conjunto de fatores sociais como tipo de ambiente, tipo de linguagem, classe social, condições econômicas, nível de escolaridade, relações humanas, etc., que estão relacionados com a integração de um indivíduo na sociedade.

Exemplo: O menino vivia em um bairro pobre do subúrbio bem afastado do centro da cidade e, com isso, mais da metade de seu dia era de idas e vindas no transporte público.

O contexto social indica as condições sociais nas quais o menino vive.

Falta de contexto

A falta de contexto pode tornar a comunicação ambígua ou até mesmo dúbia, como podemos ver nestes exemplos:

Exemplo: Que belas férias!

Sem o contexto, não é possível compreender o verdadeiro sentido da frase. Como não há nenhum elemento físico ou situacional (circunstâncias, clima, local, estado de espírito do emissor da mensagem, condições nas quais ele se expressou, etc.) não é possível saber se as férias realmente foram maravilhosas ou se a frase retrata uma péssima experiência expressada através de ironia.

Exemplo: Minha coroa é linda!

Diante da falta de contexto, não é possível ter a certeza do sentido da frase. A palavra “coroa” tanto pode se referir ao objeto de adorno característico da realeza, quanto a uma pessoa de meia-idade ou idosa.

Uma informação inicial relativa ao contexto, como por exemplo, uma breve descrição de uma cerimônia de coroação, com a presença de reis e rainhas, um ambiente monárquico, etc. conduziria a determinado sentido da palavra.

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Mãos Atadas

Significado de Mãos Atadas
Mãos atadas é uma expressão popular usada para indicar que uma pessoa está sendo impedida de agir, de tomar alguma iniciativa, de tomar alguma medida para resolver ou solucionar algum problema.'Estar com as mãos atadas' é estar impossibilitada, por diversos motivos, de buscar uma solução para se livrar de algo que está lhe importunando, desgostando, perturbando e lhe causando algum incômodo.A expressão 'de mãos e pés atados' é  usada para dar maior ênfase ao seu significado, é para dizer que existe um impedimento bastante significativo para a solução de algum problema.A expressão 'mãos atadas' é também usada para dizer que um indivíduo é sovina, é avarento, que é uma pessoa que não gosta de gastar dinheiro, que economiza tudo que pode, e geralmente o que têm não gasta com bobagens.'Mão atadas' é o nome da música da cantora Zélia Duncan, lançada em 2005, no álbum  Pré, Pós tudo, Bossa Band.'De Mão Atadas' é o título do r…

Significado de Zonas Pilosas

Significado de Zonas Pilosas
Zonas pilosas é uma região da raiz das plantas onde se situam os pêlos radiculares responsáveis pela absorção da água e sais minerais que farão parte da seiva bruta. Estão situadas geralmente, acima da zona de distensão, onde a raiz apresenta a maior taxa de crescimento.Nas plantas, todas as raízes possuem uma zona pilosa, caracterizada por possuir muitos pêlos finos, que têm como função absorver a água que a planta necessita para as suas atividades vitais sem as quais a planta não consegue viver. Esse processo de absorção da água do solo é uma das matérias primas para o processo de fotossíntese das plantas.A área radicular corresponde a 130 vezes a área da parte áerea da planta e é uma adaptação contra a grande perda de água na forma de vapor - transpiração vegeta. - que ocorre na parte aérea. Quando uma planta é arrancada do solo, perde grande quantidade desses pelos absorventes e de raízes pequenas. Com isso, sua capacidade de absorção, principalmente de…

Significado de Cavalo de Tróia

O que significa Cavalo de Tróia
Cavalo de Tróia é um dos principais símbolos da famosa guerra de Tróia, usado como estratégia pelos gregos para derrotar os troianos.De acordo com a história narrada na obra “Ilíada” de Homero, o Cavalo de Tróia era feito de madeira e totalmente oco por dentro.O guerreiro grego Odisseu teria tido a ideia de construir um gigantesco cavalo e presentar os troianos, como um gesto simbólico de rendição da guerra.Os troianos aceitaram o “presente” e levaram o cavalo para o interior das muralhas de Tróia. Todos os soldados beberam e comemoraram a rendição do inimigo e, quando todos estavam dormindo, centenas de soldados gregos saíram de dentro do cavalo e atacaram a cidade.Para ajudar a destruir os seus inimigos, os guerreiros liderados por Odisseu abriram os portões da cidade, possibilitando uma total invasão dos gregos em Tróia, que foi totalmente destruída.A partir desta história surgiu a expressão popular “presente de grego”, quando alguém está se referindo…