Pular para o conteúdo principal

Significado de Diagrama

O que significa Diagrama


Diagrama é uma representação gráfica usada para demonstrar um esquema simplificado ou um resumo sobre um assunto.

Normalmente é formado por palavras-chave ou conceitos que são ligados por linhas e setas que definem o raciocínio a ser seguido para que seja possível entender o tema.

A palavra tem origem no termo latino diagramma.atis. Podem ser sinônimos: gráfico, desenho, esquema, figura e esboço.

Os diagramas são frequentemente usados como ferramenta de estudo, já que se sabe que a assimilação de conteúdos acontece mais facilmente através de esquemas e representações gráficas. Também pode ser usado para demonstrar o fluxo organizacional de uma empresa.

Diagrama é o nome dado ao esquema usado como base da organização de cenários em filmagens de cinema ou de programas de televisão.

Diagramar, usado como verbo, tem o significado de organização e distribuição dos elementos gráficos usados em uma publicação, como jornais, livros, cartazes e sites.

Diagrama de Ishikawa

Esse diagrama, também chamado de Diagrama de Causa e Efeito, Diagrama Espinha-de-peixe ou Diagrama 6M, foi criado por Kaoru Ishikawa.

A principal utilidade é ser uma ferramenta para melhorar o controle de qualidade através da identificação dos aspectos mais importantes de um problema para solucioná-lo e para evitar que ele volte a acontecer.

O Diagrama de Ishikawa é usado por empresas e grupos de trabalho para fazer avaliações e para controlar a qualidade dos seus processos administrativos e do seu funcionamento.

O diagrama auxilia a identificar as possíveis causas de problemas que podem ser classificados em seis tipos diferentes, chamados de 6M: método de trabalho, matéria-prima, mão-de-obra, máquinas, medição e meio ambiente.

Como usar o Diagrama de Ishikawa

Para usar o diagrama é preciso definir o problema a ser resolvido e reunir informação sobre ele. A equipe de trabalho envolvida na área deve se reunir e usar a informação coletada para montar o Diagrama 6M.

O diagrama deve conter: um título, o problema a ser analisado, um eixo central que aponta para a solução pretendida, os fatores que influenciam e as possíveis causas que são ligadas ao problema.

Diagrama Ishikawa

Veja o significado de Diagrama de Ishikawa.

Diagrama de Pareto

É um gráfico, criado pelo economista Vilfredo Pareto, usado para encontrar e ordenar as principais ocorrências de perdas ou problemas em uma empresa.

O diagrama tem como base o Princípio de Pareto 80/20. De acordo com esse princípio 80% dos resultados obtidos são causados por apenas 20% de causas. Isso significa que poucos problemas podem ter como resultados perdas consideráveis para uma empresa, ao mesmo tempo que muitos problemas pequenos podem não ter tantas consequências de perdas.

Como usar o Diagrama de Pareto

A primeira etapa é identificar o problema ou a perda que se quer investigar e solucionar. Depois é preciso organizar um tabela em que sejam colocados os dados relativos ao problema escolhi, com a quantidade de registros de ocorrência dele. Por exemplo: o problema 1 aconteceu 15 vezes, o problema 2 aconteceu 12 vezes, e etc. 

Depois do registro desses dados, é preciso escolher quais os aspectos do problema vão ser analisados. Estes dados também devem ser organizados por quantidade de ocorrência, em ordem da maior ocorrência para a menor.

Depois que todos os números forem inseridos, deve-se calcular qual a frequência de ocorrência de cada uma das situações. São esses dados que devem ser usados para a construção do diagrama.

Diagrama Pareto

Veja mais sobre o significado de Diagrama de Pareto.

Diagrama de Venn

O Diagrama de Venn, também chamado de Diagrama de Conjuntos ou Diagrama Lógico, foi criado pelo matemático John Venn e é bastante usado na matemática e na estatística.

É uma forma de organização que usa conjuntos numéricos em que os dados são agrupados com o uso de figuras geométricas, principalmente círculos que conectam os conjuntos de números ou informações

Essa forma de organização com figuras geométricas facilita a visualização e a interpretação dos dados.

O Diagrama de Venn ajuda a ver com facilidade quais os dados que estão presentes em um só situação e quais os dados que fazem parte de mais de uma situação ao mesmo tempo.

Também é fácil visualizar qual é a união (U) dos dados e qual é a intersecção (∩), ou seja, quais os dados em comum a todos os conjuntos. Veja o exemplo:

Diagrama Venn

Veja também o significado de Diagrama de Venn.

Diagrama de Nolan

Esse diagrama, criado pelo cientista político David Nolan, tem como função ajudar a identificar qual é a visão política predominante no pensamento de uma pessoa.

Nolan desenvolveu o diagrama levando em conta as correntes de pensamento político mais conhecidas. Ele estabeleceu a divisão em cinco tendências: direita, esquerda, liberal, totalitário e centro.

Para usar o diagrama é preciso responder a um questionário, que hoje em dia tem diferentes versões. A partir de respostas dadas ao questionário é possível saber com qual corrente de pensamento político existe mais identificação.

De acordo com Nolan os resultados possíveis são os seguintes:

  • tendência direita (prefere que não exista intervenção na economia e aceita algumas restrições morais);
  • tendência esquerda (prefere a intervenção na economia e discorda da intervenção em valores morais);
  • ao centro (posição de maior equilíbrio entre as liberdades e as restrições impostas);
  • tendência liberal (identificação com a liberdade na economia e nas questões morais);
  • tendência estatista (apoia algumas restrições nas questões econômicas e morais).

Diagrama Nolan

Saiba mais detalhes sobre o Diagrama de Nolan.

Diagrama de Linus Pauling

Esse diagrama, criado pelo cientista Linus Pauling, também é conhecido como Diagrama de Distribuição Eletrônica ou Princípio de Aufbau.

É usado na química para pesquisas relacionadas aos átomos. Esse método de estudo ajuda a compreender quais são as propriedades e características dos átomos, dos seus elétrons e íons, a partir dos seus subníveis de energia.

O diagrama é considerado uma das melhores explicações sobre a maneira como são distribuídos os íons e os elétrons pelas camadas dos átomos. Com ele é possível saber, por exemplo, quantas camadas são preenchidas por cada um dos elementos de um átomo.

Linus Pauling criou o diagrama a partir da ordem de distribuição dos elementos químicos na tabela periódica, que são organizados por de acordo com o número de átomos, do menor número ao maior. Para isso ele considerou as sete camadas dos átomos, que são representadas pelas letras K, L, M, N, O, P, Q. Veja abaixo:

Diagrama Linus

Veja mais detalhes sobre o Diagrama de Linus Pauling.

Diagrama de Classes

O Diagrama de Classes é usado na programação de computadores e nesse diagrama são representadas as estruturas e relações de classes de um projeto. Ele é uma parte fundamental da Linguagem de Modelagem Unificada (UML) ou Unfied Modelling Language, em inglês.

A função básica do diagrama é demonstrar quais os objetivos da UML e organizar toda a codificação do desenvolvimento de sistemas.

O Diagrama deve conter todas as classes que são necessárias para que o sistema possa funcionar, que são as características e atributos necessários ao projeto.

Como é formado o Diagrama de Classes

Fazem parte do diagrama, além das classes: o atributo, a associação e a operação. Os atributos são as características das classes, que podem ser nome e visibilidade (pública ou privada), por exemplo.

A associação é ligada à relação entre as classes e o modo como a informação chega e sai do sistema. Já a operação, que também contém a visibilidade e o nome, se refere a uma função de um objeto abstrato.

Diagrama Classes

Veja o Diagrama de Classes.

Diagrama de Dispersão

Esse diagrama é usado para fazer a demonstração dos valores de um conjunto de dados e para confirmar a relação que existe entre eles. 

Também é chamado de diagrama de correlação porque a colocação dos dados no gráfico facilita a visualização da relação que existe entre os valores ou elementos.

Os valores obtidos são exibidos em um gráfico com coordenadas organizadas em um eixo horizontal e um eixo vertical. Depois são marcados os pontos em que os dados se conectam.

O diagrama é usado como ferramenta de qualidade para avaliar as relações de influência ou de causa e efeito entre os elementos.

Por exemplo: relação entre gastos e rendimentos, entre índices de qualidade de vida e expectativa de vida e relação entre peso/altura esperados para uma idade.

Diagrama de dispersão

Outros diagramas

O Diagrama de Fases é usado para definir quais os valores da relação que existe entre as condições de pressão e temperatura de uma substância e a fase em que ela se encontra (sólida, líquida ou gasosa). Um exemplo é o Diagrama Ferro Carbono.

Diagrama de Atividade representa fluxos de processamento para o controle de atividades. Esse diagrama é usado para acompanhar as fases de um processo computacional. O Diagrama de Atividade é feito com a Linguagem de Modelagem Unificada (UML).

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Hang loose

O que significa Hang loose Hang loose é uma expressão em inglês e um sinal corporal (feito com as mãos), utilizado em uma conversa informal para dizer que 'está de boa' , 'tudo tranquilo' , 'tudo na paz' ou que 'a situação está sob controle' . A expressão e o sinal são usados principalmente (e originalmente) entre os surfistas, mas devido a grande popularidade que o símbolo ganhou a partir dos anos 80, hoje em dia é usado por várias culturas ao redor do mundo como um sinal de cumprimento. O gesto consiste em deixar apenas o dedão e o dedo mindinho levantados, enquanto que o 'apontador', 'anelar' e 'dedo do meio' ficam para baixo. Origem do Hang Loose A lenda da origem do  hang loose remonta para o Havaí de 900 anos antes de Cristo. De acordo com as histórias tradicionais da região, um jovem rei chamado  Tahito - também conhecido como  Moiheka - fez uma longa viagem entre o  Tahiti e o  Havaí , surfando todas as ondas que enc

Significado das Cores

Significado das Cores Cores são percepções visuais através das células cones dos olhos, que transmitem ao nervo ótico as impressões que vão direto ao sistema nervoso. A cor tem a ver com os olhos, com a retina e com a informação presente no cérebro. É a impressão produzida na retina do olho pela luz depois desta ser emitida, difundida ou refletida pelos objetos. Por isso, dizemos que os objetos não têm cor, pois a cor corresponde a uma sensação interna que é provocada por estímulos físicos da natureza. Quando uma luz incide sobre um objeto, ele vai absorver e refletir os diferentes comprimentos de onda do espectro electromagnético . A cor que o objeto apresenta coincide com os comprimentos de onda que são refletidos e assim visíveis ao olho humano. Uma cor não pode ser definida como uma entidade isolada, porque a percepção que temos de uma determinada cor pode alterar quando ela se encontra perto de outra cor que é sua complementar. Por exemplo: o mesmo tom de vermelho parece mais int

Significado de Qwertyuiopasdfghjklçzxcvbnm

O que significa Qwertyuiopasdfghjklçzxcvbnm Qwertyuiopasdfghjklçzxcvbnm é a sequência das letras nos teclados contemporâneos usados nos computadores e máquinas de escrever. Este layout também é conhecido por QWERTY , referente as seis primeiras letras do teclado. Originalmente, esta disposição das teclas foi criada e patentiada pelo inventor estadunidense Christopher Sholes, em 1868. Posteriormente, em 1873, a invenção foi vendida à E. Remington and Sons , uma marca de máquinas de escrever que aplicou diversas alterações ao layout original, fazendo com que ficasse mais semelhante ao modelo usado atualmente. A adoção desta configuração tinha como objetivo evitar o travamento das teclas da máquina de escrever mecânica. O seu mecanismo rudimentar fazia com que as teclas que representavam as letras mais próximas travassem o aparelho. Para isso, as teclas foram organizadas de modo a que as letras mais usadas na língua inglesa pudessem ficar separadas. O modelo QWERTY pode sofrer algumas mo

Exemplos e modelos de procuração

Exemplos e modelos de procuração A procuração é um documento através do qual uma pessoa (denominada outorgante) transfere poderes para outra (denominada outorgada) para a prática de algum ato jurídico. Essa transferência poderá ocorrer através de procurações particulares ou públicas . As procurações particulares são aquelas que podem ser redigidas e assinadas por qualquer pessoa, enquanto as públicas deverão ser elaboradas e registradas em Cartório de Notas. Por esse motivo, as procurações públicas possuem maior eficácia jurídica,  sendo aceitas em qualquer órgão, além de possibilitar a emissão de certidões. Apesar de ser um documento formal, não existe previsão exata de como uma procuração deva ser redigida ou formatada. O Código Civil Brasileiro, em seu artigo 654, §1º exige somente que a procuração contenha: indicação do lugar onde foi passad a a identificação do outorgante e do outorgado a data e o objetivo da outorga a des crição e a extensão dos poderes conferidos No entanto

Significado das Cores complementares

Significado das Cores complementares Cores complementares são aquelas que, dentro do círculo cromático das cores, se posicionam de maneira oposta uma a outra. No geral, elas servem para diminuir a intensidade das cores e obter cores neutras ou cinzas quando misturadas. Elas também apresentam maior contraste entre si e absorvem mais seus espectros. Nas pinturas, as cores complementares também servem para gerar movimento e harmonia ou criar pontos de destaque, se colocadas justapostas. Desta maneira, dentro do círculo cromático, a cor complementar de uma cor primária será sempre uma cor secundária e vice-versa, conforme a imagem abaixo: Assim, uma cor complementar é aquela que se encontra diante de outra cor. Desta maneira, a cor complementar do vermelho é o verde, a complementar do azul é o laranja e o roxo é complemento do amarelo. As cores terciárias são complementares com cores também terciárias. Amarelo e violeta A cor complementar do amarelo será o violeta ou roxo, como é a cor sit

Significado da Cor Preta

Significado da Cor Preta A cor preta consiste na cor mais escura de todo o espectro das cores e simboliza respeito , morte , isolamento , medo , solidão . A cor preta pode ser obtida através da mistura das três cores primárias: vermelho (magenta), amarelo e azul (ciano). Para algumas pessoas, a cor preta é classificada como ausência de cor , enquanto para outras é ausência de luz . A cor existe graças à luz, e uma substância é preta porque absorve todos os comprimentos de onda do espectro solar. A cor preta também significa tristeza e reverência e por esse motivo pessoas que estão em luto muitas vezes vestem roupa preta, sendo uma cor preponderante em muitos funerais ocidentais. Além disso, também pode significar elegância , dignidade , luxo e sofisticação . É bastante comum ver pessoas vestidas de preto em eventos de gala, porque a roupa preta pode ser um sinal de classe. As cores podem despertar diferentes sensações, o que é usado muitas vezes no âmbito da publicidade. Neste caso

Exemplos de Formatação pelas Regras e Normas da ABNT para trabalhos acadêmicos

Exemplos de Formatação pelas Regras e Normas da ABNT para trabalhos acadêmicos A Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, entre outras atribuições, é responsável por padronizar a formatação de documentos técnicos, visando facilitar a sua compreensão e o acesso ao conhecimento científico. Essa padronização acontece através das normas da ABNT que, juntas, abordam todos os aspectos de formatação de trabalhos acadêmicos. Veja a lista das principais regras de formatação . Assim, para ilustrar melhor o assunto, reunimos alguns exemplos de documentos corretamente editados conforme essas regras. Capa e Folha de Rosto Conforme o exemplo acima, a capa deverá conter: nome da instituição de ensino, nome do autor, título e subtítulo do trabalho, número do volume (se houver mais de um), local e ano da entrega. Além desses elementos, a folha de rosto deverá conter: a natureza do trabalho, seu objetivo e os nomes dos examinadores. Folha de Aprovação A folha de aprovação, embora incomum na mai

Significado de Mapa conceitual

O que significa Mapa conceitual Mapa conceitual é uma estrutura gráfica que ajuda a organizar ideias, conceitos e informações de modo esquematizado. Consiste numa ferramenta de estudo e aprendizagem, onde o conteúdo é classificado e hierarquizado de modo a auxiliar na compreensão do indivíduo que o analisa. A partir de uma representação gráfica ilustrativa, a pessoa que idealiza um mapa conceitual consegue criar ligações entre os diferentes assuntos que fazem parte de determinado conhecimento. Por norma, os mapas conceituais são construídos a partir de conceitos mais abrangentes e amplos até pontos mais específicos. A idealização do mapa conceitual, como um método de organização administrativa de conteúdos, surgiu na década de 1970, nos Estados Unidos, através do professor e educador Joseph Novak . Como mencionado, o mapa conceitual pode ser uma excelente ferramenta didática, principalmente devido ao uso das representações visuais. Além de ser útil no âmbito educacional, os mapas conc

Significado de Kyoto

Significado de Kyoto Kyoto ou Quioto é uma cidade localizada no sul do Japão , conhecida internacionalmente por ter sediado a “Conferência de Kyoto”, famosa pela adoção inédita do “Protocolo de Quioto”, que põe limites às emissões de gases poluentes na atmosfera. Kyoto foi a “Capital Imperial do Japão” até o ano de 1868, quando foi substituída por Tóquio. É uma das cidades mais populosas do Japão, conhecida como “Cidade dos Samurais” e “Velha Capital”. A cidade de Kyoto tem um dos maiores centros de ensino superior do Japão, com cerca de trinta e sete instituições, entre elas, a Universidade de Kyoto, uma das melhores do país.   Protocolo de Quioto O “Protocolo de Kyoto” é um tratado internacional assinado em dezembro de 1997, durante a Conferência de Kyoto, a respeito das mudanças climáticas do mundo. Durante a Conferência de Kyoto, trinta e nove dos países participantes, principalmente os desenvolvidos do norte, firmaram o compromisso de reduzir a emissão de gases poluentes. A meta

Significado da Bandeira da Colômbia

Significado da Bandeira da Colômbia A bandeira da Colômbia é feita em três faixas horizontais nas cores amarela, azul e vermelha . A faixa superior é amarela e ocupa metade da bandeira, as outras duas faixas dividem a metade inferior, sendo azul no meio e vermelho na base. Sua proporção é de 2:3, ou seja, se ela tiver 2 metros de largura, deve ter 3 metros de comprimento. Bandeira atual da Colômbia. As cores da bandeira atual da Colômbia remontam ao início do século XIX , quando começaram as guerras de independência contra o Império Espanhol na região. Antes de se tornarem independentes, Colômbia, Venezuela e Equador faziam parte da Grã-Colômbia e utilizavam a bandeira tricolor. Por essa razão, as bandeiras atuais desses três países são muito similares. História da bandeira da Colômbia A história da bandeira atual da Colômbia remete ao ano de 1801 , quando o general venezuelano Sebastián Francisco de Miranda Rodríguez (1750-1816) escreveu em seu diário que a bandeira das nações lati