Pular para o conteúdo principal

Significado de Eugenia

O que significa Eugenia


A eugenia, também chamada de eugenismo, consiste em uma série de crenças e práticas cujo objetivo é o de melhorar a qualidade genética da população.

Uma das justificativas para a existência da eugenia é a de que as raças humanas consideradas superiores prevalecem no ambiente de maneira mais adequada.

Por este motivo, muitas pessoas consideradas não dignas de transmitir suas respectivas hereditariedades a seus descendentes foram submetidas à esterilização contra vontade.

O conceito é tido por alguns estudiosos como uma filosofia social, ou seja, uma eugenia social cuja filosofia teria fins de organização da sociedade. No entanto, essa ideia não é aceita universalmente.

Origem do conceito de eugenia

Apesar de a prática já existir, o termo eugenia, palavra de origem grega que significa “bem-nascido”, foi criado pelo inglês Francis Galton, em 1883.

galton

Francis Galton

Galton, primo de Charles Darwin, foi um cientista que tinha grande fascínio por assuntos relacionados à herança biológica. Ele acreditava que se fosse possível quantificar a hereditariedade, seria possível produzir seres humanos melhores.

O conceito de eugenia humana teve uma repercussão muito grande nos Estados Unidos. Desde a Revolução industrial, muitos camponeses migraram para as cidades com o intuito de buscar emprego e consequentemente uma vida melhor.

Durante este período, os Estados Unidos enfrentaram pela primeira vez um problema de distribuição social.

Além da migração dos camponeses, outra fato marcante foi a chegada dos muitos imigrantes que vinham especialmente da Europa.

O conceito de Galton, na verdade, buscava manipular a genética humana para melhorar gerações futuras.

No entanto, a eugenia acabou por assumir outras vertentes nos Estados Unidos, sendo considerada não só para possibilitar a reprodução de gênios (objetivo de Galton), como para evitar que pessoas consideradas inferiores e indignas de transmitir suas hereditariedades pudessem se reproduzir.

Surge então o que foi designado de eugenia negativa.

Saiba mais sobre hereditariedade.

Tipos de eugenia

Confira abaixo os dois tipos de eugenia existentes.

Eugenia negativa

A eugenia negativa tinha como objetivo impedir que pessoas consideradas 'limitadas' pudessem se reproduzir.

Eram consideradas pessoas 'limitadas', por exemplo, aqueles que tinham problemas mentais, doenças hereditárias, doenças contagiosas, etc.

O conceito de eugenia negativa se tornou tão presente na realidade dos Estados Unidos que chegou a se tornar constitucional no país.

Um dos casos mais famosos, ocorrido em 1927, foi o de Carrie Buck. A jovem vivia internada na Colônia Estatal de Virgínia para Epiléticos e Débeis Mentais e o superintendente do local na época considerava que ela não deveria ter filhos.

O caso foi levado à Suprema Corte e foi considerado que Carrie apresentava problemas acentuados de desenvolvimento mental. Com isso, em uma votação que terminou com 8 votos a favor e 1 contra, ficou decidido que a jovem seria esterilizada.

carrie buck

Foto de Carrie Buck e sua mãe em 1924

Desde então, em um veredito emitido pelo juiz Oliver Wendell Holmes Junior em 2 de maio de 1927, a esterilização de pessoas consideradas 'limitadas' passou a ser constitucional.

Eugenia positiva

A eugenia positiva, na verdade, consiste no conceito original da palavra eugenia: incentivar as pessoas consideradas superiores e saudáveis a se reproduzirem para, desta forma, dar seguimento a uma espécie humana com características consideradas desejáveis.

Essas características consideradas desejáveis contemplavam uma série de fatores como cor dos olhos, cor do cabelo, sobriedade e inclusive alguns pontos curiosos como amor pelo mar e genes de guerreiros.

Com isso, buscava-se aplicar a já desenvolvida teoria da seleção natural, de Charles Darwin.

darwin

Charles Darwin

A questão foi levada tão a sério nos Estados Unidos que foram organizados concursos em feiras agrícolas e até mesmo em universidades, para definir quais famílias eram mais aptas a se reproduzirem.

Nesses concursos, as pessoas eram submetidas a testes psicológicos, provas médicas e provas de inteligência, e eram obrigadas a disponibilizar um histórico familiar.

Àqueles que eram considerados aptos era dada uma medalha com a frase  'Tenho uma bela herança' como reconhecimento de suas capacidades.

Saiba mais sobre seleção natural.

Eugenia nazista

Apesar de ter se disseminado com maiores proporções nos Estados Unidos, a verdade é que as ideias e os conceitos defendidos pela eugenia se espalharam por todo o mundo.

Muitos atribuem a Hitler a ideia fixa de tentar estipular que determinada raça é superior à outra, mas a verdade é que basta um breve estudo sobre o que significa eugenia para que fique claro que esse conceito é anterior ao período da ditadura nazista.

No entanto, não se pode negar que Hitler colocou em prática os princípios eugenistas no que podemos chamar de eugenia racial.

A abordagem nazista não se contentou com a esterilização para prevenção de nascimentos e em determinados casos, aplicou o extermínio.

Com essa medida, surgiram os campos de concentração do Holocausto, onde milhares de judeus perderam as vidas.

Auschwitz

Campo de concentração em Auschwitz.

Saiba mais sobre nazismo e Holocausto.

Eugenia no Brasil

Os primeiros textos sobre eugenia surgiram no Brasil em 1910, através de publicações da imprensa e de artigos acadêmicos no âmbito da medicina.

Em 1918 foi fundada a Sociedade Eugênica de São Paulo, fazendo do Brasil o primeiro país da América do Sul a sediar tal gênero de comunidade.

A Sociedade reuniu mais de cem associados, dentre eles engenheiros, jornalistas, médicos e alguns nomes da elite intelectual da época, todos liderados por aquele que foi considerado o pai da eugenia no Brasil: Renato Ferraz Kehl.

Além de fundador da Sociedade, Renato (que definia a palavra eugenia como “religião da humanidade”) foi um médico natural de São Paulo, que trabalhou em atividades voltadas para o saneamento rural e a educação higiênica e sanitária.

Foi também responsável pelo lançamento do Boletim de Eugenia (em 1929), publicação que circulou durante quatro anos com o intuito de divulgar medidas eugênicas entre os brasileiros. No mesmo ano, foi realizado o Primeiro Congresso Brasileiro de Eugenia.

No início do século XX, acreditava-se que os negros eram responsáveis pela existência de uma série de epidemias.

Dessa forma, para os intelectuais da época, a eugenia seria uma forma de realizar um espécie de “higiene social”. Todo aquele que não se enquadrava no conceito de raça superior estabelecido era considerado um mal a ser combatido.

Um dos principais objetivos da eugenia brasileira era o de combater a imigração para evitar misturas de raças no futuro, garantindo assim a conservação de características raciais e físicas consideradas boas.

De acordo com os padrões da eugenia, o grande índice de mestiçagem brasileira tornava inviável a existência do Brasil enquanto nação.

As ideias eugênicas consideradas capazes de solucionar o problema eram:

  • Branqueamento: mistura de outras raças com a raça branca europeia com o intuito de branquear a população.
  • Seleção de imigrantes: criação de uma proposta que sugeria o fim da imigração de não brancos.
  • Educação sexual: com a intenção de garantir uma descendência sadia.
  • Controle da reprodução humana: geração de filhos apenas entre casais considerados sadios (tendo em conta os padrões eugênicos) com o intuito de formar uma elite brasileira perfeita.
  • Controle matrimonial: não realização de matrimônios entre raças e classes sociais diferentes.

Brasileiros influentes e posicionamento sobre a eugenia

  • Monteiro Lobato: a favor da eugenia.
  • Belisário Penna: a favor da eugenia.
  • Octávio Domingues: a favor da eugenia.
  • Edgard Roquette-Pinto: a favor da eugenia.
  • Oliveira Viana: a favor da eugenia.
  • Júlio de Mesquita: a favor da eugenia.
  • Arnaldo Vieira: a favor da eugenia.
  • Manoel Bonfim: contra a eugenia.

Saiba mais sobre racismo e preconceito racial.

Eugenia e Higienismo

A eugenia consistia em uma série de medidas que tinham como objetivo fazer com que a qualidade genética da população fosse melhorada.

O principal objetivo era garantir que pessoas consideradas “limitadas” (como por exemplo, pessoas com deficiências, com problemas de saúde hereditários, com doenças contagiosas, e de outras raças que não a raça branca) não se reproduzissem para garantir, dessa forma, que a população fosse formada por pessoas consideradas superiores, mais inteligentes e com características físicas consideradas “desejáveis”.

Tendo em conta esse objetivo, foram adotadas algumas medidas como a esterilização de pessoas consideradas “limitadas” pois os higienistas julgavam que elas não eram dignas de transmitir hereditariedade, não realização de casamentos entre pessoas de raça branca com pessoas de outras raças, etc.

O higienismo, por sua vez tinha como foco a melhoria da saúde da população através de medidas que defendiam alterações de padrões sociais e de certos comportamentos das camadas mais pobres.

O surgimento do higienismo deu-se após reflexões de médicos e sanitaristas relativamente ao constante problema de surtos epidêmicos de doenças como, por exemplo, a tuberculose e a febre amarela.

Algumas das medidas defendidas pelo higienismo foram:

  • Tratamento da água.
  • Aterramento de charcos.
  • Posicionamento de cemitérios e matadouros em áreas afastadas da cidade.
  • Regulamentação de uma altura mínima para os tetos das habitações de forma a garantir uma ventilação adequada.
  • Recomendação de limpeza periódica das habitações.
  • Criação de serviços sociais que orientavam em relação às condições de moradia.

Ponto em comum entre eugenia e higienismo

Tanto as medidas adotadas pelos eugenistas quanto pelos higienistas acabaram por gerar uma grande onda de preconceito e segregação em relação a determinada fatia da população.

Com a eugenia, negros, imigrantes, homossexuais e pessoas com graves problemas de saúde passaram a ser considerados inferiores.

O higienismo, por sua vez, trouxe um grande preconceito contra a população mais pobre pois as grandes epidemias que assolavam a população eram atribuídas às más condições de vida deles.

Diferença entre eugenia e higienismo

Apesar de terem como ponto comum o preconceito gerado contra parte da população, a eugenia e o higienismo apresentam como principal diferença as medidas utilizadas por cada um para atingir seus respectivos objetivos. Considera-se que de certa forma ambos buscavam a preservação das camadas privilegiadas da sociedade.

Enquanto a eugenia justificava seus fundamentos com base no âmbito genético (a hereditariedade de uma boa genética garantiria a existência/preservação de uma raça humana considerada superior), o higienismo fundamentava suas medidas na saúde (alteração de hábitos sociais e de higiene, principalmente das camadas mais pobres, melhorariam a salubridade).

O impacto dos princípios eugenistas na atualidade

Há quem atribua aos princípios eugenistas alguns problemas sociais que se perpetuam na humanidade de geração em geração.

Os princípios eugenistas de certa forma mostram, inclusive, de onde podem ter vindo os ideais de beleza e de perfeição aos quais a humanidade é submetida até hoje, e também muitos dos preconceitos existentes relativamente a etnia, constituição física, classe social e orientação sexual, por exemplo.

Certamente deixou marcas de cunho moral, com as quais a sociedade ainda nos dias de hoje se depara.

Veja também:

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Qwertyuiopasdfghjklçzxcvbnm

O que significa Qwertyuiopasdfghjklçzxcvbnm Qwertyuiopasdfghjklçzxcvbnm é a sequência das letras nos teclados contemporâneos usados nos computadores e máquinas de escrever. Este layout também é conhecido por QWERTY , referente as seis primeiras letras do teclado. Originalmente, esta disposição das teclas foi criada e patentiada pelo inventor estadunidense Christopher Sholes, em 1868. Posteriormente, em 1873, a invenção foi vendida à E. Remington and Sons , uma marca de máquinas de escrever que aplicou diversas alterações ao layout original, fazendo com que ficasse mais semelhante ao modelo usado atualmente. A adoção desta configuração tinha como objetivo evitar o travamento das teclas da máquina de escrever mecânica. O seu mecanismo rudimentar fazia com que as teclas que representavam as letras mais próximas travassem o aparelho. Para isso, as teclas foram organizadas de modo a que as letras mais usadas na língua inglesa pudessem ficar separadas. O modelo QWERTY pode sofrer algumas mo...

Exemplos e modelos de procuração

Exemplos e modelos de procuração A procuração é um documento através do qual uma pessoa (denominada outorgante) transfere poderes para outra (denominada outorgada) para a prática de algum ato jurídico. Essa transferência poderá ocorrer através de procurações particulares ou públicas . As procurações particulares são aquelas que podem ser redigidas e assinadas por qualquer pessoa, enquanto as públicas deverão ser elaboradas e registradas em Cartório de Notas. Por esse motivo, as procurações públicas possuem maior eficácia jurídica,  sendo aceitas em qualquer órgão, além de possibilitar a emissão de certidões. Apesar de ser um documento formal, não existe previsão exata de como uma procuração deva ser redigida ou formatada. O Código Civil Brasileiro, em seu artigo 654, §1º exige somente que a procuração contenha: indicação do lugar onde foi passad a a identificação do outorgante e do outorgado a data e o objetivo da outorga a des crição e a extensão dos poderes conferidos No entanto...

Exemplos de Formatação pelas Regras e Normas da ABNT para trabalhos acadêmicos

Exemplos de Formatação pelas Regras e Normas da ABNT para trabalhos acadêmicos A Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, entre outras atribuições, é responsável por padronizar a formatação de documentos técnicos, visando facilitar a sua compreensão e o acesso ao conhecimento científico. Essa padronização acontece através das normas da ABNT que, juntas, abordam todos os aspectos de formatação de trabalhos acadêmicos. Veja a lista das principais regras de formatação . Assim, para ilustrar melhor o assunto, reunimos alguns exemplos de documentos corretamente editados conforme essas regras. Capa e Folha de Rosto Conforme o exemplo acima, a capa deverá conter: nome da instituição de ensino, nome do autor, título e subtítulo do trabalho, número do volume (se houver mais de um), local e ano da entrega. Além desses elementos, a folha de rosto deverá conter: a natureza do trabalho, seu objetivo e os nomes dos examinadores. Folha de Aprovação A folha de aprovação, embora incomum na mai...

Significado da Escala de Glasgow

Significado da Escala de Glasgow A escala de Glasgow, conhecida também como a escala de coma de Glasgow (ECG) é uma escala de ordem neurológica capaz de medir e avaliar o nível de consciência de uma pessoa que tenha sofrido um traumatismo craniano. Esta escala é um método bastante confiável para detectar o nível de consciência de uma pessoa após acidentes. Ela é utilizada durante as primeiras 24 horas após o trauma e faz a avaliação baseada em três parâmetros: abertura ocular, resposta motora e resposta verbal. Sua avaliação também é utilizada como um recurso dos profissionais de saúde no prognóstico do paciente, além de ter grande utilidade na previsão de eventuais sequelas. Inicialmente, a escala foi criada em 1974, por Graham Teasdale e Bryan J. Jennett, do Instituto de Ciências Neurológicas de Glasgow (na Inglaterra). A proposta era desenvolver um método que medisse os níveis de danos neurológicos nos pacientes, determinando assim o tratamento adequado. Mais recentemente, ela passo...

20 Personalidades negras que mudaram o mundo

20 Personalidades negras que mudaram o mundo A história do Brasil e do mundo é cheia de exemplos de pessoas que fizeram a diferença e que contribuíram para um mundo mais igualitário. Elas deixaram sua marca na política, no ativismo, na música, no esporte, no cinema e na literatura. Em comemoração ao Dia da Consciência Negra , marcado em 20 de novembro, conheça agora algumas histórias inspiradoras de personalidades negras que deixaram sua marca no mundo. 1. Nelson Mandela (1918 - 2013) Nelson Mandela foi um dos mais conhecidos representantes do Continente Africano. Foi um líder político e foi presidente da África do Sul entre 1994 e 1999. Desde os tempos da faculdade de Direito já demonstrava uma liderança política motivada pela preocupação com a juventude e a população negra africana. Ainda na faculdade ingressou no movimento estudantil e fez suas primeiras manifestações políticas, posicionando-se contra o apartheid . Mandela foi o mais conhecido líder rebelde contra o apartheid , o...

Significado de PCC

O que significa PCC PCC é a sigla de Primeiro Comando da Capital , uma facção criminosa brasileira que comanda diversos atos ilícitos, como assaltos, sequestros, assassinatos, tráfico de drogas e rebeliões nos presídios. Considerada como uma das maiores organizações criminais do país, o PCC foi criado em 31 de agosto de 1993 no Anexo da Casa de Custódia de Taubaté (“Piranhão”), em São Paulo. Originalmente, este grupo foi formado por 8 presos que tinham a “missão” de vingar o episódio do massacre do Carandiru, onde 111 reclusos foram assassinados, em 1992. Inicialmente batizado de Partido do Crime, o PCC também é conhecido pelo código “15.3.3” , devido ao fato do “P” ser a 15ª letra do alfabeto português e o “C” a 3ª. Os membros do PCC estão espalhados por quase todos os estados brasileiros, além de registros de atuações desta organização na Bolívia e no Paraguai. Dentre os líderes desta facção, os mais conhecidos foram Marcos Willians Herbas Camacho, conhecido por “Marcola” ou “Playb...

Significado da Cor Preta

Significado da Cor Preta A cor preta consiste na cor mais escura de todo o espectro das cores e simboliza respeito , morte , isolamento , medo , solidão . A cor preta pode ser obtida através da mistura das três cores primárias: vermelho (magenta), amarelo e azul (ciano). Para algumas pessoas, a cor preta é classificada como ausência de cor , enquanto para outras é ausência de luz . A cor existe graças à luz, e uma substância é preta porque absorve todos os comprimentos de onda do espectro solar. A cor preta também significa tristeza e reverência e por esse motivo pessoas que estão em luto muitas vezes vestem roupa preta, sendo uma cor preponderante em muitos funerais ocidentais. Além disso, também pode significar elegância , dignidade , luxo e sofisticação . É bastante comum ver pessoas vestidas de preto em eventos de gala, porque a roupa preta pode ser um sinal de classe. As cores podem despertar diferentes sensações, o que é usado muitas vezes no âmbito da publicidade. Neste caso...

Significado de Diamante

O que significa Diamante O diamante, também chamado de gema, é uma pedra preciosa  formada por átomos puros de carbono em condições de cristalização. Pode ser encontrado em toda superfície da Terra e possui alto valor de mercado, sendo considerado uma das mais valiosas pedras preciosas. Para ser comercializada a pedra deve passar por um processo que inclui lapidação e avaliação de suas características. O diamante é a pedra mais valorizada no comércio de pedras preciosas e sua gema é utilizada para a confecção de joias de luxo . Por serem pedras muito resistentes também são usadas no setor industrial para atividades de escavação. Os diamantes (tanto os naturais quanto os sintéticos) são utilizados como brocas de perfuração , principalmente na escavação de poços de gás e de petróleo. Origem do diamante O diamante pode ser encontrado na superfície terrestre, mas não é neste local que ele é formado. As pedras existem há bilhões de anos e há relatos de que suas primeiras aparições na natu...

Significado de Ownership

O que significa Ownership Ownership é uma palavra em inglês que significa o estado ou ato de ter posse sobre alguma coisa . É sinônimo de propriedade , posse ou domínio . A palavra ownership é formada por owner (que significa proprietário ou alguém que possui algo) mais ship (um sufixo que indica uma condição, caráter, ofício ou habilidade). Normalmente, o ownership consiste em um direito legal sobre alguma coisa, pondendo ser um título de propriedade. No entanto, ownership também pode ser um grupo ou organização composta por proprietários. A expressão ownership interest indica os direitos e responsabilidades que são inerentes à propriedade ou bem que um indivíduo adquire. Toda a empresa tem uma estrutura de propriedade, ou ownership structure , em inglês. As empresas podem ser estruturadas de forma diferente, como por exemplo: empresário individual, sociedade limitada, sociedade anônima, consórcios, cooperativa, etc. Ownership clause Uma ownership clause , ou cláusula de propri...

Significado dos Neurônios

Significado dos Neurônios Neurônios são as células que compõem o sistema nervoso , responsáveis por conduzir, receber e transmitir os impulsos nervosos através do corpo, fazendo com que este responda aos estímulos do meio, por exemplo. O sistema nervoso humano é formado por dois grupos de células: neuróglia e neurônios. Além de ter a função de transmitir os estímulos, os neurônios também transmitem informações entre si através de sinapses , processos que consistem justamente na troca de informações entre essas células. Todas as ações dos seres humanos, desde locomoção voluntária, involuntária, pensamentos, memórias, capacidades cognitivas, sensações, entre outras coisas somente são possíveis graças aos neurônios. Estima-se que existam aproximadamente 86 bilhões de neurônios no sistema nervoso dos seres humanos. Ver também: significado do Sistema Nervoso . Partes do neurônio Os neurônios são divididos nas seguintes partes: corpo celular, núcleo celular, dendritos, axônio e telodendrito...