Pular para o conteúdo principal

Significado de Evolução Humana

O que significa Evolução Humana


Evolução humana é uma teoria que indica que o processo evolucionário se iniciou com as primeiras formas de vida até atingir o estágio atual do desenvolvimento humano, o homo sapiens sapiens.

A biologia estima que a vida na Terra tenha surgido há 3.8 bilhões de anos atrás na forma de organismos unicelulares denominados procariontes. Milhões de anos depois, com as mudanças relacionadas ao oxigênio e a evolução da fotossíntese, surgiram os primeiros seres eucariontes (com células complexas contendo organelas).

As mutações continuaram ao longo do tempo e cerca de 530 milhões de anos atrás, surgiram os primeiros peixes, que em seguida deram origem aos anfíbios (340 milhões de anos atrás), répteis (310 milhões de anos atrás) e eventualmente aos mamíferos (cerca de 100 milhões de anos atrás). Finalmente, os primeiros mamíferos primatas na Terra deram origem aos hominídeos.

É importante esclarecer que o significado de “hominídeo” foi revisto diversas vezes ao longo do tempo. Por esse motivo, ainda é muito comum que o termo seja usado para referir-se exclusivamente aos humanos (gênero homo), embora englobe também os chimpanzés, gorilas e orangotangos.

Essas quatro espécies, também conhecidas como Grandes Primatas, tiveram um ancestral em comum há 14 milhões de anos atrás e, com o passar do tempo, subdividiram-se em espécies diferentes conforme os atributos físicos divergiam com novas mutações. Eventualmente, os primatas deram origem às primeiras formas de vida humana, cerca de 3,5 milhões de anos atrás.

Etapas da evolução humana

Linha do Tempo - Humanos

Linha do tempo da evolução humana com a estimativa da primeira e última aparição de cada espécie.

No estudo da evolução humana, é importante atentarmos ao fato de que o aparecimento de uma nova espécie não implica na extinção imediata de outra. A linha do tempo acima mostra que as espécies menos evoluídas coabitavam com seus sucessores por milhares de anos, até sua eventual extinção. 

Australopitecos

Australopiteco

A ciência acreditava que esta espécie se tratava, na verdade, de um ancestral próximo dos humanos. Essa classificação passou a ser questionada após a descoberta de fósseis australopitecos mais antigos e com características muito similares aos membros do gênero homo. Hoje em dia, apesar de não existir consenso, as similaridades com os humanos mantêm a espécie dos australopitecos intimamente relacionada ao início da vida humana na Terra.

Os australopitecos eram seres bípedes de baixa estatura (não ultrapassavam 1,4 metros) e possuíam o corpo coberto de pelos. A espécie vivia em zonas tropicais da África alimentando-se de frutas e folhas, e foi a primeira a utilizar o polegar opositor para segurar e manusear instrumentos.

O termo australopiteco é originário do latim 'australis', que significa sulista e do grego 'pithekos', que significa primata.

Homo Habilis

Homo Habilis

Do latim “homem hábil”, a espécie viveu na Terra há cerca de 2,4 e 1,6 milhões de anos atrás. Em termos físicos, é o membro do gênero homo mais diferente dos humanos atuais. Os homo habilis receberam esse nome por terem sido os primeiros hominídeos a utilizar as mãos para fabricar instrumentos rudimentares feitos de pedra. Seus cérebros eram 50% maiores do que os dos australopitecos e tinham estatura média de 1,3 metros.

Homo Erectus

Homo Erectus

Com as mãos destinadas ao manuseio de instrumentos, os homo habilis aprenderam a equilibrar-se sobre as duas pernas e, com o tempo, deram origem ao homo erectus. Estima-se que a espécie tenha vivido entre 2 milhões de anos e 400 mil anos atrás.

Os homo erectus foram os primeiros a controlar o fogo. Além de contribuir para a sobrevivência na vida noturna, a descoberta trouxe drásticas mudanças na alimentação e nos costumes da espécie, possibilitando, especialmente, a migração para lugares mais frios. Por esse motivo, os homo erectus foram os primeiros a sair da África e espalhar-se pelo mundo, cerca de 1,8 milhões de anos atrás.

Homo Neanderthalensis

Neandertal

Mais conhecido como Homem de Neandertal, é considerado o ancestral mais próximo do humano moderno. Viveram na Europa e na Ásia entre 2,5 milhões e 12 mil anos atrás. Apesar de possuírem estatura menor do que os humanos atuais, os neandertais tinham a constituição física muito mais forte e resistente que, somada ao domínio de armas e do fogo, fez deles exímios caçadores.

Como viviam em regiões mais frias, os neandertais aprenderam a confeccionar roupas para manter-se aquecidos. Além disso, acredita-se que o frio tenha ligação direta com o sentimento de socialização desenvolvido pelos neandertais, que passavam muito tempo reunidos ao redor de fogueiras ou em cavernas.

Os neandertais são considerados os membros mais carnívoros da família homo. Essa característica foi decisiva, tendo em vista que, quando as mudanças climáticas eliminam a maior parte dos animais caçados por eles, os neandertais não conseguiram se alimentar, sendo eventualmente extintos. 

Homo Sapiens

Homo Sapiens

Do latim 'homem sábio', é o membro da família homo com o cérebro mais desenvolvido. Estima-se que os primeiro homo sapiens tenham surgido cerca de 300 mil anos atrás.

Com a capacidade de raciocínio apurada, os homo sapiens foram capazes de interpretar o ambiente ao seu redor, solucionar problemas e assim prosseguir no processo de adaptação até os dias atuais. A ciência classifica o ser humano moderno como homo sapiens sapiens que significa 'homem que sabe que sabe'. Isso significa que o ser humano atual desenvolveu a consciência dos seus conhecimentos e aprendeu a usá-los na busca de novos. 

Teorias da evolução humana

Em oposição ao Criacionismo, teoria que explica a origem humana através de uma entidade divina, a teoria evolucionista baseia-se fortemente nos estudos desenvolvidos por Chales Darwin.

O Darwinismo, como também é conhecido a teoria evolucionista, acredita que o ser humano, assim como outras espécies, evoluiu gradativamente ao longo do tempo, conforme sofriam pequenas alterações como forma de adapta-se ao ambiente.

Saiba mais sobre criacionismo e evolucionismo.

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Mãos Atadas

Significado de Mãos Atadas
Mãos atadas é uma expressão popular usada para indicar que uma pessoa está sendo impedida de agir, de tomar alguma iniciativa, de tomar alguma medida para resolver ou solucionar algum problema.'Estar com as mãos atadas' é estar impossibilitada, por diversos motivos, de buscar uma solução para se livrar de algo que está lhe importunando, desgostando, perturbando e lhe causando algum incômodo.A expressão 'de mãos e pés atados' é  usada para dar maior ênfase ao seu significado, é para dizer que existe um impedimento bastante significativo para a solução de algum problema.A expressão 'mãos atadas' é também usada para dizer que um indivíduo é sovina, é avarento, que é uma pessoa que não gosta de gastar dinheiro, que economiza tudo que pode, e geralmente o que têm não gasta com bobagens.'Mão atadas' é o nome da música da cantora Zélia Duncan, lançada em 2005, no álbum  Pré, Pós tudo, Bossa Band.'De Mão Atadas' é o título do r…

Significado de Avohai

O que significa Avohai
Avohai é um neologismo criado pelo cantor e compositor brasileiro Zé Ramalho, e consiste na aglutinação das palavras “avô” e “pai”.De acordo com a história divulgada na biografia do artista – “Zé Ramalho: o poeta dos abismos” – esta palavra teria surgido durante uma experiência com drogas alucinógenas.O avô de Zé Ramalho teria desempenhado um importante papel paterno para o cantor, que perdeu o pai biológico enquanto ainda era criança.Na interpretação de Zé Ramalho, o “avôhai” é a sabedoria que consegue passar por gerações, seja de avô para pai, pai para filho, ou mesmo avô para filho.Letra da música Avôhai“Um velho cruza a soleira / De botas longas, de barbas longas / De ouro o brilho do seu colar / Na laje fria onde coarava / Sua camisa e seu alforje / De caçador / Oh meu velho e invisível / Avôhai / Oh meu velho e indivisível / Avôhai / Neblina turva e brilhante / Em meu cérebro, coágulos de sol / Amanita matutina / E que transparente cortina / Ao meu redor / …

Significado de Salamaleico

O que significa Salamaleico
Salamaleico é uma expressão árabe utilizada pelos muçulmanos como uma saudação, e significa: “que a paz esteja sobre vós”.Originalmente, a grafia correta desta expressão é Salaam Aleikum ou As-Salamu Alaikum, sendo que “salamaleico” seria a versão aportuguesada desta saudação árabe.Quando alguém diz “salamaleico” para determinada pessoa, a resposta esperada deve ser: Alaikum As-Salaam ou Aleikum Essalam, que significa 'esteja a paz de Deus sobre vós também”.Ver também: o significado da expressão Namastê.A partir deste termo, surgiu a palavra salamaleque na língua portuguesa, que possui o significado literal de “a paz esteja contigo”, mas também utilizada para se referir a um cumprimento demasiado polido e sem naturalidade.Esta saudação é comum principalmente entre os muçulmanos que seguem a doutrina religiosa do islamismo.Saiba mais sobre o significado do Islamismo.Fonte: Significados