Pular para o conteúdo principal

Significado de Lucro presumido

O que significa Lucro presumido


Lucro presumido é o nome dado a um tipo de tributação relacionada às pessoas jurídicas (empresas), ou seja, é um tipo de cálculo usado como base para a cobrança de um tributo. 

Chama-se presumido porque o cálculo é feito a partir de um valor de lucro pré-fixado e aproximado, não correspondendo, necessariamente, ao valor do lucro real da empresa.

O lucro presumido é utilizado para pessoas jurídicas, sendo a base de cálculo para o Imposto de Renda - Pessoa Jurídica (IRPJ) e para a Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL) das empresas.

Como o lucro presumido é calculado?

Para calcular o índice de lucro presumido são usados percentuais padronizados, já previamente definidos pela lei sobre os valores que correspondem à receita operacional bruta (ROB) da empresa. A receita operacional bruta corresponde ao valor recebido da venda dos serviços ou produtos da empresa.

O valor do imposto a ser pago é variável, calculado de acordo com o tipo de atividade de cada empresa.

Como uma empresa pode optar pelo lucro presumido?

O principal requisito que define se uma empresa pode ou não ser incluída nesta categoria de tributação é o valor do seu faturamento anual. No caso do lucro presumido o faturamento não pode ser superior a R$ 78 milhões por ano.

A opção pela tributação nesta categoria deve acontecer no momento em que a empresa é constituída. Caso uma empresa não tenha optado pelo lucro presumido ou deseje trocar por outro regime de tributação, pode fazer a alteração no início do ano fiscal.

Quais são os impostos pagos no lucro presumido?

No lucro presumido são pagos quatro impostos: Imposto de Renda - Pessoa Jurídica (IRPJ), Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL), Programa de Interação Social (PIS) e Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS).

Imposto de Renda - Pessoa Jurídica (IRPJ)

O IRPJ é apurado trimestralmente, ou seja, a cada período de três meses. Em regra, deve ser pago em uma parcela única até o último dia útil do mês posterior ao período apurado. As datas pré-definidas para a apuração são: 31 de março, 30 de junho, 30 de setembro e 31 de dezembro.

As alíquotas do IRPJ variam entre 1,6% e 32% sobre o valor do faturamento da empresa. Para facilitar o cálculo deve ser utilizada a tabela de impostos relativa ao lucro presumido. Para o cálculo do IRPJ são usados os seguintes índices:

Alíquota do IRPJTipo de atividade da empresa
1,6%Empresas que fazem revenda de combustível ou de gás natural
8%Todas as empresas que não se encaixam nas demais categorias
16%Empresas que fazem serviços de transporte (exceto transporte de carga) ou serviços gerais até receita bruta de R$ 120 mil por ano
32%Empresas que fazem negócios ou serviços de administração, locação de imóveis, móveis, cessão de direitos ou prestação de serviços

Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL)

A Contribuição Social Sobre o lucro líquido também é calculada a cada três meses, nos percentuais de 12% ou 32%. Para o cálculo da CSLL são usados os seguintes índices:

Alíquota do CSLLTipo de atividade da empresa
12%Todas as empresas que não se encaixam na categoria abaixo
32%Empresas que fazem negócios ou serviços de administração, locação de imóveis, móveis, cessão de direitos ou prestação de serviços

Programa de Interação Social (PIS) e Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS)

O PIS e o COFINS, ao contrário do IRPJ e do CSLL, são calculado a cada mês sobre o valor do faturamento bruto da empresa. Para o PIS é usada a alíquota de 0,65% ao mês e para o COFINS é 3% ao mês.

Ambas são contribuições sociais. O PIS é usado para o pagamento de valores de seguro-desemprego e de abonos salariais. Já a CONFINS é utilizada para o financiamento das atividades da Segurança Social, que inclui Saúde Pública, Previdência Social e Assistência Social.

Qual a diferença entre lucro presumido e lucro real?

Tanto o lucro presumido como o lucro real são formas tributação para fins de pagamento de imposto das pessoas jurídicas. A diferença entre o lucro real e o presumido é relacionada com a apuração do valor referente ao lucro da empresa.

No lucro presumido a apuração é feita com base em um valor  previamente estabelecido, que não indica o valor real do lucro da empresa.

Já no lucro real, o valor utilizado é o correspondente ao lucro líquido da empresa, que é definido depois que são feitos dois cálculos.

Primeiramente é calculada a receita total da empresa durante o ano, ou seja, qual é o valor total recebido da venda de produtos ou da prestação de serviços. Deste valor são deduzidas as despesas e outros custos da empresa. O valor que resultar desta conta é o lucro real da empresa, que será usado como base para o cálculo dos impostos devidos.

Saiba mais sobre PIS e COFINS e veja também os significados de Lucro, Imposto e Imposto de renda.

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Qwertyuiopasdfghjklçzxcvbnm

O que significa Qwertyuiopasdfghjklçzxcvbnm Qwertyuiopasdfghjklçzxcvbnm é a sequência das letras nos teclados contemporâneos usados nos computadores e máquinas de escrever. Este layout também é conhecido por QWERTY , referente as seis primeiras letras do teclado. Originalmente, esta disposição das teclas foi criada e patentiada pelo inventor estadunidense Christopher Sholes, em 1868. Posteriormente, em 1873, a invenção foi vendida à E. Remington and Sons , uma marca de máquinas de escrever que aplicou diversas alterações ao layout original, fazendo com que ficasse mais semelhante ao modelo usado atualmente. A adoção desta configuração tinha como objetivo evitar o travamento das teclas da máquina de escrever mecânica. O seu mecanismo rudimentar fazia com que as teclas que representavam as letras mais próximas travassem o aparelho. Para isso, as teclas foram organizadas de modo a que as letras mais usadas na língua inglesa pudessem ficar separadas. O modelo QWERTY pode sofrer algumas mo...

Exemplos de Formatação pelas Regras e Normas da ABNT para trabalhos acadêmicos

Exemplos de Formatação pelas Regras e Normas da ABNT para trabalhos acadêmicos A Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, entre outras atribuições, é responsável por padronizar a formatação de documentos técnicos, visando facilitar a sua compreensão e o acesso ao conhecimento científico. Essa padronização acontece através das normas da ABNT que, juntas, abordam todos os aspectos de formatação de trabalhos acadêmicos. Veja a lista das principais regras de formatação . Assim, para ilustrar melhor o assunto, reunimos alguns exemplos de documentos corretamente editados conforme essas regras. Capa e Folha de Rosto Conforme o exemplo acima, a capa deverá conter: nome da instituição de ensino, nome do autor, título e subtítulo do trabalho, número do volume (se houver mais de um), local e ano da entrega. Além desses elementos, a folha de rosto deverá conter: a natureza do trabalho, seu objetivo e os nomes dos examinadores. Folha de Aprovação A folha de aprovação, embora incomum na mai...

Exemplos e modelos de procuração

Exemplos e modelos de procuração A procuração é um documento através do qual uma pessoa (denominada outorgante) transfere poderes para outra (denominada outorgada) para a prática de algum ato jurídico. Essa transferência poderá ocorrer através de procurações particulares ou públicas . As procurações particulares são aquelas que podem ser redigidas e assinadas por qualquer pessoa, enquanto as públicas deverão ser elaboradas e registradas em Cartório de Notas. Por esse motivo, as procurações públicas possuem maior eficácia jurídica,  sendo aceitas em qualquer órgão, além de possibilitar a emissão de certidões. Apesar de ser um documento formal, não existe previsão exata de como uma procuração deva ser redigida ou formatada. O Código Civil Brasileiro, em seu artigo 654, §1º exige somente que a procuração contenha: indicação do lugar onde foi passad a a identificação do outorgante e do outorgado a data e o objetivo da outorga a des crição e a extensão dos poderes conferidos No entanto...

Significado de PCC

O que significa PCC PCC é a sigla de Primeiro Comando da Capital , uma facção criminosa brasileira que comanda diversos atos ilícitos, como assaltos, sequestros, assassinatos, tráfico de drogas e rebeliões nos presídios. Considerada como uma das maiores organizações criminais do país, o PCC foi criado em 31 de agosto de 1993 no Anexo da Casa de Custódia de Taubaté (“Piranhão”), em São Paulo. Originalmente, este grupo foi formado por 8 presos que tinham a “missão” de vingar o episódio do massacre do Carandiru, onde 111 reclusos foram assassinados, em 1992. Inicialmente batizado de Partido do Crime, o PCC também é conhecido pelo código “15.3.3” , devido ao fato do “P” ser a 15ª letra do alfabeto português e o “C” a 3ª. Os membros do PCC estão espalhados por quase todos os estados brasileiros, além de registros de atuações desta organização na Bolívia e no Paraguai. Dentre os líderes desta facção, os mais conhecidos foram Marcos Willians Herbas Camacho, conhecido por “Marcola” ou “Playb...

Significado da Escala de Glasgow

Significado da Escala de Glasgow A escala de Glasgow, conhecida também como a escala de coma de Glasgow (ECG) é uma escala de ordem neurológica capaz de medir e avaliar o nível de consciência de uma pessoa que tenha sofrido um traumatismo craniano. Esta escala é um método bastante confiável para detectar o nível de consciência de uma pessoa após acidentes. Ela é utilizada durante as primeiras 24 horas após o trauma e faz a avaliação baseada em três parâmetros: abertura ocular, resposta motora e resposta verbal. Sua avaliação também é utilizada como um recurso dos profissionais de saúde no prognóstico do paciente, além de ter grande utilidade na previsão de eventuais sequelas. Inicialmente, a escala foi criada em 1974, por Graham Teasdale e Bryan J. Jennett, do Instituto de Ciências Neurológicas de Glasgow (na Inglaterra). A proposta era desenvolver um método que medisse os níveis de danos neurológicos nos pacientes, determinando assim o tratamento adequado. Mais recentemente, ela passo...

20 Personalidades negras que mudaram o mundo

20 Personalidades negras que mudaram o mundo A história do Brasil e do mundo é cheia de exemplos de pessoas que fizeram a diferença e que contribuíram para um mundo mais igualitário. Elas deixaram sua marca na política, no ativismo, na música, no esporte, no cinema e na literatura. Em comemoração ao Dia da Consciência Negra , marcado em 20 de novembro, conheça agora algumas histórias inspiradoras de personalidades negras que deixaram sua marca no mundo. 1. Nelson Mandela (1918 - 2013) Nelson Mandela foi um dos mais conhecidos representantes do Continente Africano. Foi um líder político e foi presidente da África do Sul entre 1994 e 1999. Desde os tempos da faculdade de Direito já demonstrava uma liderança política motivada pela preocupação com a juventude e a população negra africana. Ainda na faculdade ingressou no movimento estudantil e fez suas primeiras manifestações políticas, posicionando-se contra o apartheid . Mandela foi o mais conhecido líder rebelde contra o apartheid , o...

Significado dos Neurônios

Significado dos Neurônios Neurônios são as células que compõem o sistema nervoso , responsáveis por conduzir, receber e transmitir os impulsos nervosos através do corpo, fazendo com que este responda aos estímulos do meio, por exemplo. O sistema nervoso humano é formado por dois grupos de células: neuróglia e neurônios. Além de ter a função de transmitir os estímulos, os neurônios também transmitem informações entre si através de sinapses , processos que consistem justamente na troca de informações entre essas células. Todas as ações dos seres humanos, desde locomoção voluntária, involuntária, pensamentos, memórias, capacidades cognitivas, sensações, entre outras coisas somente são possíveis graças aos neurônios. Estima-se que existam aproximadamente 86 bilhões de neurônios no sistema nervoso dos seres humanos. Ver também: significado do Sistema Nervoso . Partes do neurônio Os neurônios são divididos nas seguintes partes: corpo celular, núcleo celular, dendritos, axônio e telodendrito...

Significado de Ownership

O que significa Ownership Ownership é uma palavra em inglês que significa o estado ou ato de ter posse sobre alguma coisa . É sinônimo de propriedade , posse ou domínio . A palavra ownership é formada por owner (que significa proprietário ou alguém que possui algo) mais ship (um sufixo que indica uma condição, caráter, ofício ou habilidade). Normalmente, o ownership consiste em um direito legal sobre alguma coisa, pondendo ser um título de propriedade. No entanto, ownership também pode ser um grupo ou organização composta por proprietários. A expressão ownership interest indica os direitos e responsabilidades que são inerentes à propriedade ou bem que um indivíduo adquire. Toda a empresa tem uma estrutura de propriedade, ou ownership structure , em inglês. As empresas podem ser estruturadas de forma diferente, como por exemplo: empresário individual, sociedade limitada, sociedade anônima, consórcios, cooperativa, etc. Ownership clause Uma ownership clause , ou cláusula de propri...

Significado de SMJ

O que significa SMJ S.M.J. (ou s.m.j) é uma abreviação usada no meio jurídico cujo significado é “salvo melhor juízo”. É colocada tradicionalmente logo abaixo da conclusão de um parecer, por exemplo, usando a frase “s.m.j. é o parecer”. Quando é redigido um parecer jurídico, o parecerista (quem dá o parecer) utiliza esta abreviatura para indicar que a conclusão a que chegou não é suprema. Não é a resposta única ou definitiva. Isto é, caso outro parecerista vá apreciar as opiniões constantes do documento, poderá ter uma visão diferente daquela que foi exposta. Outras formas comuns que aparecem no fecho de um parecer são: “este é o nosso parecer”, “é que assim nos parece”, dentre outras semelhantes. Normalmente, por tradição, o parecerista acrescenta a abreviatura junto às frases de fecho. Fonte: Significados

Partes da flor

Partes da flor Uma flor é um conjunto de folhas modificadas . A função dela é reprodutiva, por isso nela estão localizadas as partes reprodutoras da planta (masculina e feminina). As partes reprodutoras são responsáveis pela formação dos frutos, que contêm as sementes, que dão origem a novas plantas. Uma flor considerada completa é dividida em: pedúnculo e verticilos florais (androceu, gineceu, cálice e corola). Conheça melhor cada uma destas partes. Partes de uma flor completa. Pedúnculo O pedúnculo é uma espécie de haste que é responsável pela sustentação da flor e por ligá-la a flor ao caule. O pedúnculo também protege os óvulos que estão localizados no interior da flor. A parte superior do pedúnculo é chamada de receptáculo floral , é sobre ela que a flor fica sustentada.  Verticilos florais Os verticilos florais são diferentes partes da flor, todos formados por conjuntos de folhas modificadas. Uma flor completa possui quatro verticilos:o  androceu e o gineceu , cálice e corola...