Pular para o conteúdo principal

Significado de Revolução Verde

O que significa Revolução Verde


Revolução Verde é o nome dado ao conjunto de iniciativas tecnológicas que transformou as práticas agrícolas e aumentou drasticamente a produção de alimentos no mundo.

A Revolução Verde teve início na década de 1950 no México. Seu precursor foi o engenheiro agrônomo Norman Borlaug, que desenvolveu técnicas químicas capazes de dar maior resistência às plantações de milho e trigo, além de otimizar os métodos de produção agrícola.

Os métodos introduzidos por Borlaug foram tão efetivos que em poucos anos o México passou de importador, para exportador de trigo. Assim, outros países subdesenvolvidos, em especial a Índia, adotaram as novas práticas, que rapidamente se popularizaram no resto do mundo.

Em 1970, Norman Borlaug recebeu o Prêmio Nobel da Paz, tendo em vista que seu trabalho teve grandes consequências humanitárias.

Como se iniciou a Revolução Verde?

Em 1944, Norman Borlaug mudou-se para o México para trabalhar como geneticista e fitopatologista. Como desafio inicial, combateu a chamada “ferrugem do colmo”, um fungo que afetava as plantações de trigo, matando as plantas e diminuindo severamente a produção.

Fungo Puccinia granimis, conhecido como 'Ferrugem do Colmo'.

Borlaug conseguiu cruzar geneticamente duas variedades de trigo: uma resistente ao fungo e outra adaptada às condições locais do México. Em apenas três anos, Borlaug selecionou os cruzamentos bem sucedidos, os adotou como modelo e eliminou o fungo, aumentando assim a produtividade.

No entanto, além da resistência a doenças, o novo trigo respondeu de forma muito efetiva a fertilizantes, o que resultou em plantas fartas e de alta estatura, que acabavam quebrando com o peso dos grãos.

Lodging

Exemplo de planta que não sustentou seu próprio peso. O fenômeno é conhecido na agricultura como 'lodging'.

Em 1953, através de novos cruzamentos genéticos, Borlaug obteve o chamado “trigo meio anão”. Este novo trigo possuia caules mais curtos e mais fortes, capazes de suportar o peso dos grãos, mantendo a resistência a doenças e a alta produtividade. Essa nova espécie de trigo ficou conhecida como “Sementes Milagrosas” e é, até hoje, o tipo de trigo mais cultivado no mundo.

Trigo Meio Anão

Norman Borlaug segurando a nova espécie de trigo meio anão.

Dessa forma, com o aumento extremo da produção de trigo no México, teve início a Revolução Verde, que em poucos anos transformou o paradigma agrícola no mundo inteiro.

Bases da Revolução Verde

A Revolução Verde baseou-se fortemente em elementos como:

  • modificação genética de sementes
  • mecanização da produção
  • uso intensivo de produtos químicos (fertilizantes e pesticidas)
  • introdução de novas tecnologias de plantio, irrigação e colheita
  • produção massificada de produtos iguais como forma de otimizar a produção

Desvantagens da Revolução Verde

Embora a Revolução Verde tenha sido extremamente benéfica nas suas primeiras décadas, seus aspectos negativos são facilmente observáveis, tais como:

  • altíssimo nível de utilização de água para sustentar seus métodos
  • alta dependência de tecnologia oriunda de países desenvolvidos
  • redução da diversidade genética (tendo em vista que a prioridade é cultivar produtos homogêneos para otimizar a produção e obter maior lucro)
  • sustentabilidade questionável
  • alto nível de degradação ambiental
  • aumento da concentração de renda

Revolução Verde no Brasil

O Brasil adotou os métodos da Revolução Verde no fim da década de 1960, resultando no período chamado “Milagre Econômico”. Na época, o país se tornou um produtor de larga escala e passou a exportar alimentos, em especial a soja.

Objetivo não alcançado

Norman Borlaug trabalhou no México em parceria com a Fundação Rockefeller, que tinha como slogan da empresa o fim da fome no mundo. É estimado que o trabalho de Borlaug tenha salvo um bilhão de pessoas da fome, o que lhe conferiu diversas honrarias.

No entanto, estudos demonstram que a Revolução Verde está intimamente ligada ao aumento descontrolado da taxa de natalidade no mundo, sobretudo em países subdesenvolvidos.

Dessa forma, ao longo do tempo, o aumento demográfico superou o aumento da produção de alimentos. Hoje em dia, o número de pessoas passando fome é superior ao número de pessoas nesta situação antes da Revolução Verde.

Veja também:

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Mãos Atadas

Significado de Mãos Atadas
Mãos atadas é uma expressão popular usada para indicar que uma pessoa está sendo impedida de agir, de tomar alguma iniciativa, de tomar alguma medida para resolver ou solucionar algum problema.'Estar com as mãos atadas' é estar impossibilitada, por diversos motivos, de buscar uma solução para se livrar de algo que está lhe importunando, desgostando, perturbando e lhe causando algum incômodo.A expressão 'de mãos e pés atados' é  usada para dar maior ênfase ao seu significado, é para dizer que existe um impedimento bastante significativo para a solução de algum problema.A expressão 'mãos atadas' é também usada para dizer que um indivíduo é sovina, é avarento, que é uma pessoa que não gosta de gastar dinheiro, que economiza tudo que pode, e geralmente o que têm não gasta com bobagens.'Mão atadas' é o nome da música da cantora Zélia Duncan, lançada em 2005, no álbum  Pré, Pós tudo, Bossa Band.'De Mão Atadas' é o título do r…

Significado de Zonas Pilosas

Significado de Zonas Pilosas
Zonas pilosas é uma região da raiz das plantas onde se situam os pêlos radiculares responsáveis pela absorção da água e sais minerais que farão parte da seiva bruta. Estão situadas geralmente, acima da zona de distensão, onde a raiz apresenta a maior taxa de crescimento.Nas plantas, todas as raízes possuem uma zona pilosa, caracterizada por possuir muitos pêlos finos, que têm como função absorver a água que a planta necessita para as suas atividades vitais sem as quais a planta não consegue viver. Esse processo de absorção da água do solo é uma das matérias primas para o processo de fotossíntese das plantas.A área radicular corresponde a 130 vezes a área da parte áerea da planta e é uma adaptação contra a grande perda de água na forma de vapor - transpiração vegeta. - que ocorre na parte aérea. Quando uma planta é arrancada do solo, perde grande quantidade desses pelos absorventes e de raízes pequenas. Com isso, sua capacidade de absorção, principalmente de…

Significado de Cavalo de Tróia

O que significa Cavalo de Tróia
Cavalo de Tróia é um dos principais símbolos da famosa guerra de Tróia, usado como estratégia pelos gregos para derrotar os troianos.De acordo com a história narrada na obra “Ilíada” de Homero, o Cavalo de Tróia era feito de madeira e totalmente oco por dentro.O guerreiro grego Odisseu teria tido a ideia de construir um gigantesco cavalo e presentar os troianos, como um gesto simbólico de rendição da guerra.Os troianos aceitaram o “presente” e levaram o cavalo para o interior das muralhas de Tróia. Todos os soldados beberam e comemoraram a rendição do inimigo e, quando todos estavam dormindo, centenas de soldados gregos saíram de dentro do cavalo e atacaram a cidade.Para ajudar a destruir os seus inimigos, os guerreiros liderados por Odisseu abriram os portões da cidade, possibilitando uma total invasão dos gregos em Tróia, que foi totalmente destruída.A partir desta história surgiu a expressão popular “presente de grego”, quando alguém está se referindo…