Pular para o conteúdo principal

Significado do Manifesto comunista

Significado do Manifesto comunista


O Manifesto comunista ou Manifesto do partido comunista é um documento escrito por Karl Marx e Friedrich Engels, fundadores do Socialismo científico, e publicado em 21 de fevereiro de 1848 para orientar a ação dos trabalhadores durante o surgimento dos movimentos operários.

Escrito sob a forma de panfleto, o documento tinha o intuito de definir e dar a conhecer os propósitos da Liga dos comunistas e de clamar pela união de todos os trabalhadores do mundo.

Segundo os autores, a história é uma sequência de conflitos entre as classes trabalhadoras e que não têm posses e as classes exploradoras, que dispõem de meios de produção.

manifesto_com_resized_1
Capa original do Manifesto comunista

O Manifesto tinha como um de seus principais objetivos a conscientização dos trabalhadores em relação ao poder que eles teriam se unissem forças.

Contexto histórico do Manifesto comunista

A Europa passava por um período de intensas revoluções no século XIX e isso teve reflexo nos ideais da população, principalmente dos operários, que começaram a refletir sobre seus direitos.

Karl Marx e Friedrich Engels eram pensadores que questionavam, dentre outras coisas, a ideologia da burguesia. Ao mesmo tempo que isso ocorria, os operários se reuniam em grupos para discutir problemas que aconteciam dentro da própria classe como, por exemplo, a miséria.

marx_engels_statue_

Estátuas de Karl Marx e Friedrich Engels, em Berlim, Alemanha

Os dois estreitaram relações com a então chamada Liga dos justos, união de trabalhadores criada por artesãos alemães que residiam na Inglaterra.

Posteriormente, a Liga veio a passar por uma crise principalmente por não ter seus ideais definidos e por ter conceitos que muito se distanciavam da realidade dos trabalhadores da Inglaterra.

Karl Marx e Friedrich Engels passaram a fazer parte da Liga, a renomearam como Liga comunista e reorganizaram os conceitos dessa união de trabalhadores em conformidade com os ideais do Comunismo.

No primeiro congresso da nova Liga, realizado em 1847, surgiu a necessidade de um documento que orientasse os trabalhadores principalmente em relação a seus direitos.

Foi com base nessa necessidade que o Manifesto foi escrito.

Resumo por capítulos

De forma a ser acessível aos leitores, o Manifesto comunista foi escrito em linguagem clara e simples de entender.

Sua estrutura era bem simplificada, composta por uma breve introdução, três capítulos e uma conclusão. Vejamos um pouco mais o que cada capítulo aborda:

Capítulo 1

Aborda comparativamente a realidade dos burgueses e do proletariado, enfatizando as diferenças entre eles e descrevendo a evolução de cada uma das duas classes. Apresenta críticas ao capitalismo e chama a atenção para o fato de que os menos favorecidos viviam excluídos, à margem da sociedade.

Capítulo 2

Aborda a relação entre o proletariado e os partidos ,e os pontos em comum entre eles, destacando a queda da superioridade da burguesia e o crescimento do poder nas mãos dos trabalhadores.

Capítulo 3

O terceiro e último capítulo do Manifesto fala sobre o regime socialista e o regime comunista e critica o socialismo reacionário (ideal burguês que defende a manutenção da produção e troca), o socialismo conservador (que defende uma reforma em vez de uma revolução) e o socialismo crítico-utópico (que tinha como objetivo a mudança através do exemplo e não de lutas políticas).

Qual foi o impacto do Manifesto comunista?

A ideia central do documento era a de mostrar aos trabalhadores que o que os impedia de ter uma vida digna eram as relações de subordinação impostas pelos seus respectivos empregadores.

Karl Marx e Friedrich Engels defendiam a ideia de que os trabalhadores não eram obrigados a viver como prisioneiros da ideologia burguesa. No panfleto, o Estado liberal foi acusado de falhas e os trabalhadores convocados para um grande revolução em prol de seus direitos. Pouco tempo depois de o documento ter sido escrito, aconteceu a Revolução francesa de 1848, também conhecida como Revolução de fevereiro.

Uma das grandes conquistas do Manifesto comunista foi a redução da carga horária de trabalho de doze para dez horas por dia.

Com o passar dos anos, o panfleto alcançou importância mundial e hoje em dia encontra-se traduzido em vários idiomas.

Veja também:

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Mãos Atadas

Significado de Mãos Atadas
Mãos atadas é uma expressão popular usada para indicar que uma pessoa está sendo impedida de agir, de tomar alguma iniciativa, de tomar alguma medida para resolver ou solucionar algum problema.'Estar com as mãos atadas' é estar impossibilitada, por diversos motivos, de buscar uma solução para se livrar de algo que está lhe importunando, desgostando, perturbando e lhe causando algum incômodo.A expressão 'de mãos e pés atados' é  usada para dar maior ênfase ao seu significado, é para dizer que existe um impedimento bastante significativo para a solução de algum problema.A expressão 'mãos atadas' é também usada para dizer que um indivíduo é sovina, é avarento, que é uma pessoa que não gosta de gastar dinheiro, que economiza tudo que pode, e geralmente o que têm não gasta com bobagens.'Mão atadas' é o nome da música da cantora Zélia Duncan, lançada em 2005, no álbum  Pré, Pós tudo, Bossa Band.'De Mão Atadas' é o título do r…

Significado de Avohai

O que significa Avohai
Avohai é um neologismo criado pelo cantor e compositor brasileiro Zé Ramalho, e consiste na aglutinação das palavras “avô” e “pai”.De acordo com a história divulgada na biografia do artista – “Zé Ramalho: o poeta dos abismos” – esta palavra teria surgido durante uma experiência com drogas alucinógenas.O avô de Zé Ramalho teria desempenhado um importante papel paterno para o cantor, que perdeu o pai biológico enquanto ainda era criança.Na interpretação de Zé Ramalho, o “avôhai” é a sabedoria que consegue passar por gerações, seja de avô para pai, pai para filho, ou mesmo avô para filho.Letra da música Avôhai“Um velho cruza a soleira / De botas longas, de barbas longas / De ouro o brilho do seu colar / Na laje fria onde coarava / Sua camisa e seu alforje / De caçador / Oh meu velho e invisível / Avôhai / Oh meu velho e indivisível / Avôhai / Neblina turva e brilhante / Em meu cérebro, coágulos de sol / Amanita matutina / E que transparente cortina / Ao meu redor / …

Significado de Salamaleico

O que significa Salamaleico
Salamaleico é uma expressão árabe utilizada pelos muçulmanos como uma saudação, e significa: “que a paz esteja sobre vós”.Originalmente, a grafia correta desta expressão é Salaam Aleikum ou As-Salamu Alaikum, sendo que “salamaleico” seria a versão aportuguesada desta saudação árabe.Quando alguém diz “salamaleico” para determinada pessoa, a resposta esperada deve ser: Alaikum As-Salaam ou Aleikum Essalam, que significa 'esteja a paz de Deus sobre vós também”.Ver também: o significado da expressão Namastê.A partir deste termo, surgiu a palavra salamaleque na língua portuguesa, que possui o significado literal de “a paz esteja contigo”, mas também utilizada para se referir a um cumprimento demasiado polido e sem naturalidade.Esta saudação é comum principalmente entre os muçulmanos que seguem a doutrina religiosa do islamismo.Saiba mais sobre o significado do Islamismo.Fonte: Significados