O que significa Climatério
Climatério é o período da vida biológica da mulher que marca a transição do período reprodutivo para o não reprodutivo. É nesta fase que ocorre a menopausa, ou seja, a última menstruação.
Em termos biológicos, o climatério pode ser definido como uma endocrinopatia que caracteriza-se por alterações funcionais, morfológicas e hormonais, sendo dividido em 3 fases:
- Fase pré-menopausal: Final do menacme (idade fértil) à menopausa;
- Fase perimenopausal: Período de 2 anos que antecede e sucede a menopausa;
- Fase pós-menopausal: Começa 2 anos depois da menopausa e termina na senectude (período não reprodutivo).
O climatério geralmente ocorre em mulheres acima de 45 anos de idade, quando já não há capacidade natural de se reproduzir naturalmente devido ao esgotamento dos folículos ovarianos e da redução da produção de estradiol.
A síndrome do climatério ou síndrome menopausal compreende o conjunto de sinais e sintomas que surgem durante esse período e que prejudicam o bem-estar da mulher.
Em termos biológicos, o climatério pode ser definido como um distúrbio endócrino que expressa-se por uma deficiência de hormônios esteróides sexuais.
Apesar de ser um processo fisiológico, o climatério pode ter consequências patológicas num número considerável de mulheres, sob a forma de manifestações genitais e extragenitais que nem sempre causam sintomas e resultam na aceleração do processo de envelhecimento modulado, em parte, pelos esteróides sexuais.
Assim, o climatério pode ser entendido como um processo de mudanças físicas e emocionais para a mulher, que pode ser influenciado por múltiplos fatores, como história de vida, ambiente, cultura, costumes, particularidades individuais, entre outros, afetando de forma diferente cada mulher e repercutindo nos seus sentimentos e na sua qualidade de vida.
Fonte: Significados
Comentários
Postar um comentário