Pular para o conteúdo principal

Significado de RPG

O que significa RPG


RPG é a sigla em inglês para role-playing game, um gênero de jogo no qual os jogadores assumem o papel de personagens imaginários, em um mundo fictício.

Os jogos de RPG podem ser jogados de diversas formas. As mais comuns são através de atuação literal, na qual os jogadores agem, falam e se vestem como seus personagens, e o RPG de mesa, a forma mais famosa (e a primeira inventada) de RPG.

Em qualquer modalidade de RPG, as histórias são guiadas por um jogador denominado “mestre”, que dita a trama, descreve os cenários, controla os inimigos que outros jogadores enfrentam, etc. Enquanto isso, os outros jogadores tomam suas decisões de forma livre conforme as situações narradas pelo mestre.

As principais características do RPG são a interatividade e o trabalho em grupo. É muito raro que jogadores se reúnam para jogar RPG de forma competitiva, uma vez que se trata de um jogo predominantemente colaborativo, no qual os jogadores só conseguirão vencer se trabalharem em conjunto.

Elementos dos jogos RPG

Para se jogar RPG é necessário três elementos: sistema de regras, narrativa e jogadores.

Sistema de regras

Os jogos de RPG são conduzidos através de sistemas de regras predeterminados. Geralmente esses sistemas são produzidos por empresas especializadas no assunto e disponibilizados no mercado através de livros, revistas ou pela internet. No entanto, nada impede que os jogadores criem suas próprias regras ou adaptem as já existentes.

Alguns exemplos de sistemas de RPG são:

  • 3D&T
  • D&D
  • Daemon
  • GURPS
  • MERP
  • Storyteller

Mundo, cenário ou narrativa

Outro elemento dos jogos RPG é o mundo, cenário ou narrativa, que consiste no contexto fictício em que os personagens estão inseridos. Assim como os sistemas, os mundos de RPG também podem ser criados e disponibilizados por empresas ou elaborados pelos próprios jogadores. Dessa forma, os jogos de RPG podem se passar em cenários medievais, futuristas, fantásticos, distópicos, realistas, etc.

Alguns exemplos de narrativas de RPG são:

  • Tormenta
  • Vampiro, A máscara
  • Lobisomen, O Apocalipse
  • Warcraft
  • Deadlands

Sistema vs narrativa

É importante não confundir os sistemas de regras com as narrativas de jogo. Embora várias narrativas sejam criadas para suportar um único sistema de regras, algumas são adaptáveis a mais de um. A título de exemplo, Tormenta é uma narrativa fantástica medieval em que os jogadores podem assumir a identidade de magos, elfos, centauros, anões, etc, e pode ser jogada através de mais de um sistema, como 3D&T e D&D.

Jogadores

Os jogadores criam seus personagens com base no sistema de regras e na narrativa a ser utilizada. Para isso, os jogadores preenchem formulários contendo todas as características, atributos, habilidades e itens do seu personagem. A ficha é constantemente atualizada conforme o personagem evolui.

Ficha D&D - RPG

Ficha de personagem do sistema de regras D&D (Dungeons and Dragons). A ficha contém todas as características e valores que compõem o personagem.

Mestre de jogo

Um dos jogadores assumirá o papel de mestre de jogo, que será o responsável por ditar a trama e descrever de forma detalhada os cenários que os jogadores se encontram. O mestre deve agir de forma imparcial com relação aos jogadores e deve seguir as regras previstas no sistema.

Outra atribuição do mestre de jogo é controlar os chamados NPC (non-player character), que são os personagens fictícios não controlados pelos jogadores. Assim, o mestre interpreta os coadjuvantes e figurantes encontrados na história, bem como os inimigos enfrentados pelos jogadores.

O mestre deve conduzir o jogo de forma que os jogadores possam agir com liberdade na história. Por esse motivo, o papel do mestre sempre envolve improvisação para garantir que os jogadores interajam com o mundo fictício da forma que quiserem, mas, ainda assim, a história siga em frente.

Dados e tabuleiros de RPG

Um dos fatores que confere emoção e imprevisibilidade às partidas de RPG é a utilização de dados. Em qualquer sistema de regras, é comum que os jogadores tenham que rolar dados frequentemente para verificar se obteve sucesso ou fracasso em uma ação. Por exemplo:

“Um determinado personagem jogador se encontra em uma sala escura e precisa encontrar a porta de saída. Como sua visão está limitada, suas chances de encontrar a porta são baixas. O mestre determinada uma rolagem de dado, e caso o jogador consiga o número 1, ele encontra a porta.”

Dependendo do sistema de regras utilizado, as partidas poderão requerer a utilização de diferentes tipos de dados. Os sistemas mais simples geralmente usam apenas o dado tradicional de 6 lados (d6), enquanto os mais complexos utilizam dados exclusivos de RPG, como os 4, 8, 10, 12 ou 20 lados.

Dados - RPG

No RPG, os dados são chamados de acordo com o número de lados que possuem. A foto demonstra um d4 (azul), d6 (laranja), d20 (roxo), d8 (verde), d12 (amarelo) e d10 (vermelho).

É comum que as partidas também sejam jogadas em tabuleiros que representem o cenário descrito pelo mestre. Nesses casos, são utilizadas miniaturas que demonstram a localização de cada personagem jogador e também aqueles controlados pelo mestre. Conforme os personagens se descolocam, os jogadores movem as miniaturas pelo tabuleiro.

Tabuleiro de RPG

Exemplo ideal de tabuleiro de RPG, facilmente adaptável para qualquer cenário narrado pelo mestre.

Campanhas de RPG

Os RPG são geralmente jogados em campanhas em vez de partidas. Isso significa que sempre que os jogadores se reúnem para jogar, eles continuam do ponto onde pararam da última vez, utilizando o mesmo personagem. Esse aspecto reforça o sentimento de imersão e faz com que os jogadores prezem pela sua vida dentro do jogo.

Dungeons and Dragons

O primeiro RPG inventado foi lançado em 1974 com o nome de Dungeons and Dragons (Masmorras e Dragões). O D&D, como é mundialmente conhecido, deu origem à indústria de jogos RPG de mesa, na qual, apesar da forte concorrência, ainda se mantém como líder no mercado.

O jogo estreou a mecânica de utilização de dados, fichas de personagens e tabuleiros. Além disso, sua mecânica de batalhas por turnos, nas quais os jogadores alternam suas jogadas com os inimigos para simular um combate em tempo real inspirou diversos videogames do mesmo gênero.

RPG eletrônico

O sucesso dos jogos RPG tradicionais inspirou a criação de diversos jogos eletrônicos do mesmo gênero. Embora os jogos de videogame não envolvam qualquer tipo de atuação, o nome role-playing game foi mantido uma vez que todas as outras características foram preservadas.

Os jogos de RPG eletrônicos são marcados pelo alto nível de liberdade que os jogadores possuem para explorar o cenário, tomar decisões e evoluir seus personagens.

Alguns exemplos de jogos RPG eletrônicos são:

  • The Legend of Zelda
  • Final Fantasy
  • Skyrim
  • The Witcher
  • Dark Souls

MMORPG

MMORPG é um subgênero de jogos RPG eletrônicos. O termo é a sigla em inglês para multi massive online role-playing game, que pode ser traduzido como jogo de interpretação online em massa para múltiplos jogadores.

Nos MMORPG, os jogadores efetuam o login de seus personagens em um servidor que disponibiliza um mundo aberto e interativo para milhões de jogadores ao redor do mundo. Assim como os outros tipos de jogos RPG, o nível de liberdade é altíssimo e os personagens evoluem conforme ganham pontos de experiência.

Os MMORPG são conhecidos por serem “jogos infinitos” uma vez que são extremamente interativos e não possuem uma conclusão fixa. Neles, os jogadores se reúnem e ditam o rumo que seus personagens tomarão.

Alguns exemplos de MMORPG são:

  • Ragnarok
  • World of Warfract
  • Lineage
  • Perfect World
  • Tibia

Veja também:

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Salamaleico

O que significa Salamaleico
Salamaleico é uma expressão árabe utilizada pelos muçulmanos como uma saudação, e significa: “que a paz esteja sobre vós”.Originalmente, a grafia correta desta expressão é Salaam Aleikum ou As-Salamu Alaikum, sendo que “salamaleico” seria a versão aportuguesada desta saudação árabe.Quando alguém diz “salamaleico” para determinada pessoa, a resposta esperada deve ser: Alaikum As-Salaam ou Aleikum Essalam, que significa 'esteja a paz de Deus sobre vós também”.Ver também: o significado da expressão Namastê.A partir deste termo, surgiu a palavra salamaleque na língua portuguesa, que possui o significado literal de “a paz esteja contigo”, mas também utilizada para se referir a um cumprimento demasiado polido e sem naturalidade.Esta saudação é comum principalmente entre os muçulmanos que seguem a doutrina religiosa do islamismo.Saiba mais sobre o significado do Islamismo.Fonte: Significados

Significado de Zonas Pilosas

Significado de Zonas Pilosas
Zonas pilosas é uma região da raiz das plantas onde se situam os pêlos radiculares responsáveis pela absorção da água e sais minerais que farão parte da seiva bruta. Estão situadas geralmente, acima da zona de distensão, onde a raiz apresenta a maior taxa de crescimento.Nas plantas, todas as raízes possuem uma zona pilosa, caracterizada por possuir muitos pêlos finos, que têm como função absorver a água que a planta necessita para as suas atividades vitais sem as quais a planta não consegue viver. Esse processo de absorção da água do solo é uma das matérias primas para o processo de fotossíntese das plantas.A área radicular corresponde a 130 vezes a área da parte áerea da planta e é uma adaptação contra a grande perda de água na forma de vapor - transpiração vegeta. - que ocorre na parte aérea. Quando uma planta é arrancada do solo, perde grande quantidade desses pelos absorventes e de raízes pequenas. Com isso, sua capacidade de absorção, principalmente de…

Significado dos Emojis e Emoticons 😀

Significado dos Emojis e Emoticons 😀
Os emojis e emoticons são representações gráficas usadas para transmitir uma ideia, emoção ou sentimento. Esses símbolos são muito populares em comunicações online, como nas redes sociais, SMS e aplicativos de comunicação instantânea, como o Whatsapp.Emojis mais populares no WhatsappO Whatsapp é um dos aplicativos de comunicação onde os emojis são mais utilizados. Em muitos casos, esses pictogramas podem substituir frases inteiras, transmitindo a mensagem do locutor com apenas um símbolo. O aplicativo do Whatsapp possui o seu próprio design de emojis, que estão disponíveis em todas as plataformas com exceção do iOS (que usa os emojis padrões da Apple).No entanto, muitas dessas imagens gráficas podem ser mal interpretadas. Para evitar enganos, reunimos o significado oficial dos emojis mais populares no Whatsapp.Sorridente (Grinning Face)Este emoji é representado por um rosto com uma grande boca sorridente, mostrando os dentes. Este símbolo costuma s…

Significado de Data de emissão

O que significa Data de emissão
Data de emissão é o registro do dia, mês e ano que determinado documento foi emitido pelo seu respectivo órgão emissor, indicando a data em que começou a ser considerado válido.A data de emissão do RG (Registro Geral), também conhecido como Carteira de Identidade, por exemplo, indica a data que este documento foi expedido, ou seja, que passou a ter valor.Na Cédula de Identidade brasileira, a data de emissão também pode ser chamada de data de expedição. A sua localização fica no canto superior direito do verso do RG, assim como as demais informações básicas sobre o cidadão.Ver também: significado da Data de Expedição.Assim como a Carteira de Identidade, outros documentos essenciais do cidadão devem conter a data de emissão, como a Carteira de Trabalho, a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), Passaporte, Certidão de Nascimento e CPF (Cadastro de Pessoa Física), por exemplo. Saiba mais sobre o significado de órgão emissor.No CPF, a data de emissão também …

Significado de Emoji 😉

O que significa Emoji 😉
Emoji é de origem japonesa, composta pela junção dos elementose (imagem) emoji (letra), e é considerado um pictograma ou ideograma, ou seja, uma imagem que transmitem a ideia de uma palavra ou frase completa.Atualmente, os emojis são muito populares nas redes sociais (Facebook, principalmente) e em comunicações de troca de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, por exemplo.A popularidade e influência dos emojis é tão importante nas comunicações contemporâneas que, em 2015, um desses emoticons foi escolhido com “The Word of the Year” (“A Palavra do Ano”, em português), pelo Oxford Dictionary, devido a sua “significância cultural”.Os primeiros emojis surgiram no Japão na década de 1990, criados por Shigetaka Kurita, um dos membros da NTT DoCoMo – principal empresa de telefonia móvel do Japão.Os emojis são muito úteis para transmitir mensagens de modo rápido, sem a necessidade de escrever textos explicativos.Como já diz o ditado popular: “uma imagem vale mais qu…

Significado de Lacraia

O que significa Lacraia
A lacraia é um animal peçonhento (que possui veneno). Faz parte do filo arthropoda, os animais que possuem o corpo sem articulações, e da família scolopendridae.Também é conhecida como centopeia e costuma viver em locais úmidos e escuros, como buracos, jardins, pedras, vasos ou lugares com depósito de lixo ou de entulho.Durante o dia são menos visíveis, sendo mais comum que saiam de seus esconderijos durante a noite. São muito ágeis na movimentação e no ataque às presas.O corpo das lacraias é formado por várias partes, chamadas de segmentos. Cada uma destas partes possui patas afiadas. As lacraias também têm mandíbulas, antenas e ferrões, que servem para dar o bote em suas presas.Lacraia da espécie scolopendra polymorpha. A lacraia é venenosa?Sim, a lacraia é venenosa, por esse motivo é classificada como um animal peçonhento. A picada da lacraia injeta na presa uma quantidade de veneno tóxico, que contém uma substância chamada histamina, que causa uma reação inf…

Significado de Avohai

O que significa Avohai
Avohai é um neologismo criado pelo cantor e compositor brasileiro Zé Ramalho, e consiste na aglutinação das palavras “avô” e “pai”.De acordo com a história divulgada na biografia do artista – “Zé Ramalho: o poeta dos abismos” – esta palavra teria surgido durante uma experiência com drogas alucinógenas.O avô de Zé Ramalho teria desempenhado um importante papel paterno para o cantor, que perdeu o pai biológico enquanto ainda era criança.Na interpretação de Zé Ramalho, o “avôhai” é a sabedoria que consegue passar por gerações, seja de avô para pai, pai para filho, ou mesmo avô para filho.Letra da música Avôhai“Um velho cruza a soleira / De botas longas, de barbas longas / De ouro o brilho do seu colar / Na laje fria onde coarava / Sua camisa e seu alforje / De caçador / Oh meu velho e invisível / Avôhai / Oh meu velho e indivisível / Avôhai / Neblina turva e brilhante / Em meu cérebro, coágulos de sol / Amanita matutina / E que transparente cortina / Ao meu redor / …

Significado do Homem vitruviano

Significado do Homem vitruviano
Homem Vitruviano é o nome de um desenho icônico feito por Leonardo da Vinci (1452 - 1519), e representa o ideal clássico do equilíbrio, da beleza, da harmonia e da perfeição das proporções do corpo humano.Também conhecido como 'O Homem de Vitrúvio', esta ilustração foi criada por inspiração a partir do conceito desenvolvido pelo arquiteto romano Marcos Vitrúvio Polião, autor dos Dez Livros sobre a Arquitetura (De Architectura Libri Decem, em latim).O desenho mostra a figura de um homem nu, com os braços e as pernas abertas e em diferentes posições, de modo simétrico. O Homem de Vitrúvio também mostra o conceito da chamada 'proporção divina', sendo que era baseado em figuras geométricas perfeitas e equações matemáticas. Acompanhado da ilustração de Da Vinci, segue um texto que, em conjunto com o desenho, é considerado o Cânone das Proporções. Além de Leonardo da Vinci, outros artistas também fizeram versões sobre o conceito do Homem descri…

Significado de Mãos Atadas

Significado de Mãos Atadas
Mãos atadas é uma expressão popular usada para indicar que uma pessoa está sendo impedida de agir, de tomar alguma iniciativa, de tomar alguma medida para resolver ou solucionar algum problema.'Estar com as mãos atadas' é estar impossibilitada, por diversos motivos, de buscar uma solução para se livrar de algo que está lhe importunando, desgostando, perturbando e lhe causando algum incômodo.A expressão 'de mãos e pés atados' é  usada para dar maior ênfase ao seu significado, é para dizer que existe um impedimento bastante significativo para a solução de algum problema.A expressão 'mãos atadas' é também usada para dizer que um indivíduo é sovina, é avarento, que é uma pessoa que não gosta de gastar dinheiro, que economiza tudo que pode, e geralmente o que têm não gasta com bobagens.'Mão atadas' é o nome da música da cantora Zélia Duncan, lançada em 2005, no álbum  Pré, Pós tudo, Bossa Band.'De Mão Atadas' é o título do r…

Significado de Pendão

O que significa Pendão
Pendão é o substantivo masculino que significa bandeira ou estandarte.A palavra pendão está diretamente associada com a identidade de um país ou organização, podendo ser uma insígnia. Da mesma forma, pendão pode ser também um emblema de um partido político ou de uma determinada causa.Auriverde pendão é uma expressão usada para designar a Bandeira Nacional Brasileira. Esta expressão teve origem no poema intitulado Navio Negreiro, da autoria de Castro Alves.Pendão real é o hino 46 que se encontra na Harpa Cristã, e indica que Deus deu aos seus soldados um pendão (estandarte, bandeira) que eles devem carregar corajosamente.Pendão no Hino da Proclamação da RepúblicaA palavra pendão também se encontra no Hino da Proclamação da República:Se é mister que de peitos valentes
Haja sangue em nosso pendão,
Este trecho remete para o sacrifício pela Pátria, indicando que se for indispensável, pessoas estão dispostas a lutar e a derramar o seu próprio sangue pela nação.Pendão da…