Exemplos de Formatação pelas Regras e Normas da ABNT para trabalhos acadêmicos
A Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, entre outras atribuições, é responsável por padronizar a formatação de documentos técnicos, visando facilitar a sua compreensão e o acesso ao conhecimento científico.
Essa padronização acontece através das normas da ABNT que, juntas, abordam todos os aspectos de formatação de trabalhos acadêmicos.
Veja a lista das principais regras de formatação.
Assim, para ilustrar melhor o assunto, reunimos alguns exemplos de documentos corretamente editados conforme essas regras.
Capa e Folha de Rosto
Conforme o exemplo acima, a capa deverá conter: nome da instituição de ensino, nome do autor, título e subtítulo do trabalho, número do volume (se houver mais de um), local e ano da entrega.
Além desses elementos, a folha de rosto deverá conter: a natureza do trabalho, seu objetivo e os nomes dos examinadores.
Folha de Aprovação
A folha de aprovação, embora incomum na maioria dos trabalhos acadêmicos, é obrigatória em monografias. Ela deverá conter: nome do aluno, título, subtítulo, natureza e objetivo do trabalho, data da aprovação, nota (opcional) e assinatura dos avaliadores.
Resumos
Além das informações contidas no exemplo, a norma da ABNT indica que a extensão do resumo deverá ser de:
- 150 a 500 palavras os de trabalhos acadêmicos (teses, dissertações e outros) e relatórios técnico-científicos
- de 100 a 250 palavras os de artigos de periódicos
- de 50 a 100 palavras os destinados a indicações breves
O resumo em língua estrangeira deverá ser a tradução fiel do resumo para o idioma selecionado e seguirá a mesma formatação.
Sumário
O sumário deverá mostrar em ordem os tópicos e subtópicos que serão abordados no trabalho, especificando o número da página de cada um. Essa paginação poderá ser:
- pelo número da página em que o tópico começa a ser abordado (exemplo: 14)
- pelo intervalo de páginas em que o tópico é abordado, separando os números por hífen (exemplo: 30-45)
- pelos números das páginas em que se distribui a abordagem do tópico (exemplo: 27, 35, 64 ou 27-30, 35-38, 64-70)
Fonte, Margens e Espaçamento
A norma da ABNT sugere que a fonte de todo o texto seja de tamanho 12, com exceção das notas de rodapé, citações de mais de três linhas, paginação e legendas de imagens, que deverão ser de menor tamanho.
As folhas deverão adotar margem esquerda e superior de 3 cm, e direita e inferior de 2 cm.
O espaçamento das linhas deverá ser de 1,5, com as seguintes exceções:
- citações de mais de três linhas
- notas de rodapé
- referências
- legendas das ilustrações e tabelas
- ficha catalográfica
- natureza, objetivo e nome da instituição (presentes na folha de rosto)
Em todos os casos acima, o espaçamento deverá ser simples.
Citações
As citações deverão conter as informações necessárias à identificação da fonte consultada. Elas poderão seguir as formatações contidas nos exemplos acima, atentando-se ao seguinte:
- se a citação for feita fora de parênteses, como no exemplo 01, a identificação da fonte será em letras maiúsculas e minúsculas
- se a citação for feita dentro de parênteses, como no exemplo 02, a identificação da fonte será em letras maiúsculas, somente
- se a citação tiver mais de 3 linhas, como no exemplo 03, ela deverá obedecer um recuo de 4cm da margem esquerda, ter espaçamento simples e o tamanho da fonte deverá ser menor do que o resto do texto
- citações dentro de citações, como no exemplo 04, deverão ser feitas dentro de aspas simples
Além disso, as citações poderão conter:
- supressões, indicadas por '[...]'
- acréscimos ou comentários, indicados entre colchetes '[ ]'
- ênfases e destaques, indicados através de negrito, grifo e itálico
Referências
As referências deverão conter as informações essenciais à identificação das fontes e, sempre que possível, informações complementares que facilitem esse reconhecimento.
As referências serão formatadas conforme o exemplo acima e constarão obrigatoriamente em folha exclusiva após a conclusão do trabalho. No entanto, elas também podem aparecer:
- em nota de rodapé
- no fim de texto ou de capítulo
- antes de resumos, resenhas e recensões
Elementos Opcionais
Além dos elementos obrigatórios citados acima, a ABNT prevê que os trabalhos acadêmicos poderão conter elementos opcionais, a critério do autor ou da instituição de ensino. Vejamos.
Lombada
A lombada deverá conter o título do trabalho, nome do autor e eventuais informações que caracterizem a obra (exemplo: Volume 2). Todas as informações deverão ser impressas no mesmo sentido da lombada.
Errata e Epígrafe
A errata deverá conter a referência do trabalho seguida da identificação do erro, na forma do exemplo acima.
A epígrafe não possui regras específicas.
Dedicatória e Agradecimentos
As dedicatórias e os agradecimentos não possuem regras específicas.
Lista de Ilustrações, Tabelas, Abreviaturas, Siglas ou Símbolos
As listas de ilustrações, tabelas, abreviaturas, siglas ou símbolos deverão listar seus itens na ordem em que eles aparecem no trabalho, identificando o número da página (no caso de ilustrações e tabelas) e o seu significado (quando se tratar de abreviaturas, siglas e símbolos).
Glossário e Índice
O glossário deverá ser organizado em ordem alfabética, enquanto índice poderá obedecer ordem numérica, cronológica, sistemática, etc.
Apêndices ou Anexos
Conforme o exemplo acima, os apêndices e anexos deverão ser identificados por letras maiúsculas seguidas de travessão e a identificação do seu conteúdo.
Fonte: Significados
Comentários
Postar um comentário