O que significa JPEG
JPEG é um acrônimo de Joint Photographics Experts Group, é um método de compressão de imagens fotográficas e também é considerado como um formato de arquivo.
O Joint Photographics Experts Group é o nome do grupo responsável por criar este método, que é um dos métodos mais populares de compressão de imagens até os dias de hoje. O JPEG (ou JPG) permite comprimir um arquivo e obter como resultado final uma imagem com qualidade razoável e pequena em tamanho. A relação entre qualidade e tamanho da imagem diferencia o JPEG dos outros formatos, porque facilita o armazenamento e distribuição de arquivos.
O nível de compressão pode ser ajustado, e quanto mais comprimido for o arquivo em questão, obviamente o seu tamanho será menor. No entanto a qualidade da imagem também será menor. Além disso, cada vez que uma mesma imagem JPEG é gravada, perde qualidade, pois com este método, o processo de salvar o arquivo implica uma compressão e consequente perda de qualidade.
O JPEG é comumente utilizado na criação de imagens em câmeras digitais, já que possui a capacidade de trabalhar com cerca de 16,8 milhões de cores (24 bits). É possível identificar um arquivo JPEG através da sua extensão, sendo que as mais comuns são as extensões '.jpg' e '.jpeg'. Os espantosos avanços tecnológicos em termos gráficos resultaram na criação de vários formatos de imagens. O JPEG é dos formatos mais populares nos dias de hoje, juntamente com o GIF e PNG.
Com o aparecimento de vários formatos, surgiu também a necessidade de poder converter um determinado formato em outro. Por esse motivo, existem vários programas informáticos de conversão, por exemplo, de JPEG para PDF.
Fonte: Significados
Comentários
Postar um comentário