O que significa Counseling
Counseling é uma palavra de origem inglesa, que significa 'aconselhamento'. É um processo de interação entre duas pessoas (um profissional especializado e o cliente), que tem como objetivo ajudar a pessoa a fazer escolhas acertadas no âmbito pessoal ou profissional.
O counseling parte do princípio que cada pessoa tem dentro de si os recursos necessários para resolução de problemas, e se serve de técnicas para ajudar a pessoa a se ajudar. Esta prática surgiu nos Estados Unidos nos anos 50, chegando à Europa na década de 70. Graças ao psicólogo americano Carl Rogers, o counseling foca a sua atenção na pessoa em primeiro lugar, e não no problema que ela apresenta, havendo uma valorização do relacionamento humano.
O profissional do counseling, conhecido como counselor (conselheiro em português), tem como objetivo clarificar opções numa altura de crise pessoal ou profissional do cliente, ajudando-o de forma rápida e pontual, através do aconselhamento.
É bastante comum ver o termo counseling ligado à área clínica, no âmbito médico ou psicológico. No entanto, esta prática tem vindo cada vez mais a ser relacionada com áreas como o mentoring e coaching.
São conhecidos dois tipos de counseling: o aconselhamento na área da carreira, focado nos resultados profissionais; e o counseling emocional, que é liderado por um psicoterapeuta, o que revela mais uma vez a ligação do counseling com a área da psicologia.
Existe também o marriage counseling (aconselhamento matrimonial), onde um casal procura a ajuda de um conselheiro para resolverem os problemas de relacionamento que afetam o casamento.
Counseling, mentoring e coaching
Estes três conceitos estão interligados e muitas vezes têm o objetivo de providenciar orientação profissional ao cliente. Representam três estilos de ajuda, sendo que: o coaching é referente ao desbloqueio de dons e habilidades já existentes; o mentoring diz respeito à aquisição de sabedoria; e o counseling é o apoio de um indivíduo quando enfrenta uma crise pessoal.
Em uma sessão com um cliente, podem surgir elementos dessas três áreas. Muitas vezes o coach ou mentor também assume o papel de counselor (conselheiro), dependendo do teor do assunto abordado. Nestas sessões, a aplicação das técnicas corresponde apenas a 20% do processo, sendo que os outros 80% consistem em habilidades sociais, na capacidade de interagir com as pessoas e compreender as suas motivações.
Essas três metodologias têm as suas particularidades, mas a sua distinção muitas vezes não é clara, pois em muitos casos são interdependentes e interligadas. Elas têm como meta ajudar no desenvolvimento das pessoas, orientando-as e suportando-as na construção de um trajeto de vida e profissional que esteja de acordo com as suas preferências e convicções.
Fonte: Significados
Comentários
Postar um comentário