Pular para o conteúdo principal

Significado de Plataforma continental

O que significa Plataforma continental


A plataforma continental é uma expressão do âmbito da geologia, que remete para a orla dos continentes que começa na linha de costa e que se prolonga até o mar.

A extensão da plataforma continental vai depender da evolução geológica do país ou continente em questão, porque são áreas submersas pelo mar. As plataformas continentais têm em média uma extensão de 70 a 90 km (mas podem atingir centenas de quilômetros) e uma profundidade de 200 metros.

A plataforma continental apresenta um declive suave e termina com o talude continental, onde o declive é maior.

Dentro da área da plataforma continental se encontra a zona econômica exclusiva, uma faixa que se prolonga das doze às duzentas milhas marítimas. O país que tem uma zona econômica exclusiva exerce direitos de soberania naquela área, podendo controlar as atividades são desenvolvidas ali.

A plataforma continental brasileira é mencionada e tem os seus parâmetros legais definidos de acordo com a lei 8.617 de Janeiro de 1993.

Importância econômica da plataforma continental

Cada país costeiro exerce direitos de soberania sobre a plataforma continental que lhe corresponde, podendo assim explorar e aproveitar os seus recursos naturais.

As plataformas continentais têm uma grande importância econômica e são alvo de muitos estudos, porque são uma grande fonte de recursos naturais. Algumas atividades estabelecidas nas plataformas continentais são muito importantes, como por exemplo as pescas, exploração petrolífera e prospecção.

Os países também podem introduzir cabos e dutos e fazer investigações científicas, mas para isso, é necessário haver consentimento do Governo brasileiro.

Plataforma continental e direito internacional

Em Dezembro de 1982, a Organização das Nações Unidas (ONU) foi responsável por uma Convenção em Montego Bay (Jamaica) que definiu parâmetros importantes a respeito do domínio marítimo internacional.

De acordo com essa convenção, a plataforma continental de um país costeiro é constituída pelo leito e subsolo de regiões submarinas que se prolongam além do mar territorial, até uma distância de 200 milhas marítimas. No entanto, um dos artigos da Convenção permite que os países possam pedir a ampliação da sua plataforma continental até o limite máximo de 350 milhas marítimas, o que o Brasil fez.

Na Convenção de Montego Bay, a ONU estabeleceu a seguinte divisão:

  • Mar territorial - Até 12 milhas náuticas;
  • Zona contígua - De 12 até 24 milhas náuticas;
  • Zona econômica exclusiva - De 24 até 200 milhas náuticas
  • Plataforma continental - extensão variável que pode ir até as 200 milhas náuticas;
  • Plataforma continental ampliada - De 200 até 350 milhas náuticas.

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Mãos Atadas

Significado de Mãos Atadas
Mãos atadas é uma expressão popular usada para indicar que uma pessoa está sendo impedida de agir, de tomar alguma iniciativa, de tomar alguma medida para resolver ou solucionar algum problema.'Estar com as mãos atadas' é estar impossibilitada, por diversos motivos, de buscar uma solução para se livrar de algo que está lhe importunando, desgostando, perturbando e lhe causando algum incômodo.A expressão 'de mãos e pés atados' é  usada para dar maior ênfase ao seu significado, é para dizer que existe um impedimento bastante significativo para a solução de algum problema.A expressão 'mãos atadas' é também usada para dizer que um indivíduo é sovina, é avarento, que é uma pessoa que não gosta de gastar dinheiro, que economiza tudo que pode, e geralmente o que têm não gasta com bobagens.'Mão atadas' é o nome da música da cantora Zélia Duncan, lançada em 2005, no álbum  Pré, Pós tudo, Bossa Band.'De Mão Atadas' é o título do r…

Significado de Avohai

O que significa Avohai
Avohai é um neologismo criado pelo cantor e compositor brasileiro Zé Ramalho, e consiste na aglutinação das palavras “avô” e “pai”.De acordo com a história divulgada na biografia do artista – “Zé Ramalho: o poeta dos abismos” – esta palavra teria surgido durante uma experiência com drogas alucinógenas.O avô de Zé Ramalho teria desempenhado um importante papel paterno para o cantor, que perdeu o pai biológico enquanto ainda era criança.Na interpretação de Zé Ramalho, o “avôhai” é a sabedoria que consegue passar por gerações, seja de avô para pai, pai para filho, ou mesmo avô para filho.Letra da música Avôhai“Um velho cruza a soleira / De botas longas, de barbas longas / De ouro o brilho do seu colar / Na laje fria onde coarava / Sua camisa e seu alforje / De caçador / Oh meu velho e invisível / Avôhai / Oh meu velho e indivisível / Avôhai / Neblina turva e brilhante / Em meu cérebro, coágulos de sol / Amanita matutina / E que transparente cortina / Ao meu redor / …

Significado de Salamaleico

O que significa Salamaleico
Salamaleico é uma expressão árabe utilizada pelos muçulmanos como uma saudação, e significa: “que a paz esteja sobre vós”.Originalmente, a grafia correta desta expressão é Salaam Aleikum ou As-Salamu Alaikum, sendo que “salamaleico” seria a versão aportuguesada desta saudação árabe.Quando alguém diz “salamaleico” para determinada pessoa, a resposta esperada deve ser: Alaikum As-Salaam ou Aleikum Essalam, que significa 'esteja a paz de Deus sobre vós também”.Ver também: o significado da expressão Namastê.A partir deste termo, surgiu a palavra salamaleque na língua portuguesa, que possui o significado literal de “a paz esteja contigo”, mas também utilizada para se referir a um cumprimento demasiado polido e sem naturalidade.Esta saudação é comum principalmente entre os muçulmanos que seguem a doutrina religiosa do islamismo.Saiba mais sobre o significado do Islamismo.Fonte: Significados