Pular para o conteúdo principal

Significado de Segurança

O que significa Segurança


Segurança é o substantivo feminino que significa o ato ou efeito de segurar. Também pode ser sinônimo de confiança, garantia, firmeza, estabilidade e certeza.

No âmbito militar, a segurança consiste em um conjunto de medidas que tem como objetivo a preservação da liberdade e o combate a qualquer manifestação que tente limitá-la. Neste caso, a segurança pretende defender um grupo ou território que estão ameaçados, através do deslocamento de forças.  Este conceito também está intimamente ligado ao armamento, equipamentos (tanques, navios, etc) e sistemas de defesa que são utilizados para proteger instituições e cidadãos. Também existe o conceito de segurança nacional, que indica os métodos usados para defender a integridade de uma nação.

A segurança no trabalho é a área responsável pela criação e implementação de normas de prevenção de acidentes dentro de uma organização. As normas de segurança são essenciais em indústrias, para a proteção de funcionários que trabalham com materiais ou processos de produção potencialmente nocivos.

No contexto dos transportes, a segurança designa as condições criadas para uma circulação mais segura de veículos na estrada, mar, rio, vias férreas e no ar. No caso específico da circulação de veículos na estrada, existe sinalização cujo objetivo é incentivar os motoristas a adotarem comportamentos adequados para que se evitem acidentes.

A palavra segurança também pode expressar uma pessoa que tem como função garantir a proteção e o bom funcionamento das normas de segurança de um determinado lugar. Ex: O segurança do shopping ajudou a evacuar todo mundo quando começou o incêndio.

Um dos equipamentos de segurança mais conhecidos são as câmeras de segurança, que servem para captar e em alguns casos, gravar imagens de um determinado local.

A palavra segurança também pode expressar convicção de alguma coisa. Ex: O amor de Deus é a minha segurança.

Segurança pública

De acordo com o artigo 144 da Constituição Federal, a segurança pública é um dos deveres do Estado, constituindo um direito e responsabilidade de todos, que é um processo exercido para preservar a ordem pública e ao bem-estar das pessoas e do patrimônio. A segurança pública é exercida pelos seguintes órgãos: polícia federal, polícia rodoviária federal, polícia ferroviária federal, polícias civis, polícias militares e corpos de bombeiros militares.

Segurança da informação

Segurança da informação consiste na proteção de um conjunto de dados, sejam eles pessoais ou de uma empresa, para que não sejam consultados, copiados ou alterados por indivíduos não autorizados.

A segurança da informação está fundamentada em valores como a confidencialidade, integridade e disponibilidade, que pretendem preservar o valor da informação ou dados. Atualmente, a segurança da informação é mais falada no âmbito de sistemas informáticos, apesar de não ser exclusiva dessa área. No universo das informações eletrônicas, os hackers são conhecidos por conseguirem encontrar brechas em sistemas, violando a segurança da informação.

Segurança alimentar

A segurança alimentar é a atividade estratégica exercida para promoção de uma alimentação saudável, com acesso a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente.

Promove processos de produção, transporte e armazenamento que contribuam para a manutenção da qualidade dos alimentos.

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Mãos Atadas

Significado de Mãos Atadas
Mãos atadas é uma expressão popular usada para indicar que uma pessoa está sendo impedida de agir, de tomar alguma iniciativa, de tomar alguma medida para resolver ou solucionar algum problema.'Estar com as mãos atadas' é estar impossibilitada, por diversos motivos, de buscar uma solução para se livrar de algo que está lhe importunando, desgostando, perturbando e lhe causando algum incômodo.A expressão 'de mãos e pés atados' é  usada para dar maior ênfase ao seu significado, é para dizer que existe um impedimento bastante significativo para a solução de algum problema.A expressão 'mãos atadas' é também usada para dizer que um indivíduo é sovina, é avarento, que é uma pessoa que não gosta de gastar dinheiro, que economiza tudo que pode, e geralmente o que têm não gasta com bobagens.'Mão atadas' é o nome da música da cantora Zélia Duncan, lançada em 2005, no álbum  Pré, Pós tudo, Bossa Band.'De Mão Atadas' é o título do r…

Significado de Avohai

O que significa Avohai
Avohai é um neologismo criado pelo cantor e compositor brasileiro Zé Ramalho, e consiste na aglutinação das palavras “avô” e “pai”.De acordo com a história divulgada na biografia do artista – “Zé Ramalho: o poeta dos abismos” – esta palavra teria surgido durante uma experiência com drogas alucinógenas.O avô de Zé Ramalho teria desempenhado um importante papel paterno para o cantor, que perdeu o pai biológico enquanto ainda era criança.Na interpretação de Zé Ramalho, o “avôhai” é a sabedoria que consegue passar por gerações, seja de avô para pai, pai para filho, ou mesmo avô para filho.Letra da música Avôhai“Um velho cruza a soleira / De botas longas, de barbas longas / De ouro o brilho do seu colar / Na laje fria onde coarava / Sua camisa e seu alforje / De caçador / Oh meu velho e invisível / Avôhai / Oh meu velho e indivisível / Avôhai / Neblina turva e brilhante / Em meu cérebro, coágulos de sol / Amanita matutina / E que transparente cortina / Ao meu redor / …

Significado de Salamaleico

O que significa Salamaleico
Salamaleico é uma expressão árabe utilizada pelos muçulmanos como uma saudação, e significa: “que a paz esteja sobre vós”.Originalmente, a grafia correta desta expressão é Salaam Aleikum ou As-Salamu Alaikum, sendo que “salamaleico” seria a versão aportuguesada desta saudação árabe.Quando alguém diz “salamaleico” para determinada pessoa, a resposta esperada deve ser: Alaikum As-Salaam ou Aleikum Essalam, que significa 'esteja a paz de Deus sobre vós também”.Ver também: o significado da expressão Namastê.A partir deste termo, surgiu a palavra salamaleque na língua portuguesa, que possui o significado literal de “a paz esteja contigo”, mas também utilizada para se referir a um cumprimento demasiado polido e sem naturalidade.Esta saudação é comum principalmente entre os muçulmanos que seguem a doutrina religiosa do islamismo.Saiba mais sobre o significado do Islamismo.Fonte: Significados