Pular para o conteúdo principal

Significado de Prospecção

O que significa Prospecção


Prospecção é uma palavra com origem no latim prospectione que significa a ação de prospectar ou pesquisar. É um termo do âmbito da geologia, que é usado para descrever os métodos usados para descobrir os filões ou jazidas de uma mina.

Na geologia, a prospecção consiste em um conjunto de trabalhos geológicos e mineiros que têm como objetivo reconhecer o valor econômico de um jazigo ou de uma região mineira.

A prospecção serve para localizar reservas de substâncias valiosas para o ser humano. Por este motivo, é frequente ouvir falar em prospeção do petróleo ou gás natural. Neste caso, ocorre a prospecção geofísica, que obtém informações sobre o subsolo a partir da superfície, não havendo necessidade de perfurar o solo. Podem ser usados vários processos, entre os quais:

  • sísmicos: através da análise da variação da velocidade com que se propagam ondas sísmicas criadas de forma artificial;
  • elétricos: consiste na identificação de propriedades elétricas das rochas, como a constante dielétrica, atividade eletroquímica e resistividade;
  • gravimétricos: métodos baseados na gravimetria, estudam as diferenças na aceleração da gravidade em diferentes solos, que pode indicar irregularidades na densidade das rochas;
  • radioativos: estes métodos possibilitam a fazer a identificação e medição de partículas e radioatividade de alguns minerais;
  • magnéticos: alterações nos campos magnéticos, causadas por fenômenos geológicos.

As fotografias aéreas tiradas a partir de satélites artificiais são métodos mais recentes.

A prospecção também pode estar relacionada com a arqueologia, sendo que neste caso descreve as técnicas aplicadas na localização de um jazida arqueológica de valor histórico, no caso de não existirem vestígios da existência de uma civilização antiga na superfície. São usadas técnicas como a fotografia aérea ou por satélite, que identifica zonas arqueológicas através das irregularidades detectadas no terreno fotografado. Também existem sondas fotográficas, inseridas em túmulos para verificar o seu conteúdo e se foram saqueados. As sondas elétricas, prospecções químicas e sísmicas também servem para obter informações sobre o terreno em questão, através da análise da resistência elétrica, efeito de ondas sonoras e composição química dos solos.

Em sentido figurado, a palavra prospecção pode ser a análise dos sentimentos ou pensamentos de uma outra pessoa.

Prospecção de clientes

A prospeccão de clientes é uma área importante do mundo empresarial, porque consiste no conjunto de métodos usados para procurar e conquistar financiadores ou de clientes. Intimamente relacionada com a  prospecção de mercado, a prospecção consiste em analisar minuciosamente e estudar as oportunidades oferecidas pelo mercado. Em inglês, a palavra prospect descreve no contexto empresarial uma pessoa ou empresa que poderá ser um cliente de uma empresa.

A prospecção de clientes identifica clientes potenciais, e deveria ser uma atividade ininterrupta e contínua dentro de cada empresa, de forma a sobreviver perante os desafios do mercado atual como a forte concorrência. É importante fazer a identificação e valorização dos stakeholders, ou seja, pessoas envolvidas e com interesse na empresa em questão. Muitas vezes isso é feito através de estratégias de marketing, que ajudam a empresa a conquistar um espaço maior no mercado.

Existem vários métodos para fazer a prospecção de clientes, como as visitas pessoais, por exemplo. No entanto, as novas tecnologias criaram novas formas de prospectar, através de algumas ferramentas online.

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Salamaleico

O que significa Salamaleico
Salamaleico é uma expressão árabe utilizada pelos muçulmanos como uma saudação, e significa: “que a paz esteja sobre vós”.Originalmente, a grafia correta desta expressão é Salaam Aleikum ou As-Salamu Alaikum, sendo que “salamaleico” seria a versão aportuguesada desta saudação árabe.Quando alguém diz “salamaleico” para determinada pessoa, a resposta esperada deve ser: Alaikum As-Salaam ou Aleikum Essalam, que significa 'esteja a paz de Deus sobre vós também”.Ver também: o significado da expressão Namastê.A partir deste termo, surgiu a palavra salamaleque na língua portuguesa, que possui o significado literal de “a paz esteja contigo”, mas também utilizada para se referir a um cumprimento demasiado polido e sem naturalidade.Esta saudação é comum principalmente entre os muçulmanos que seguem a doutrina religiosa do islamismo.Saiba mais sobre o significado do Islamismo.Fonte: Significados

Significado de Mãos Atadas

Significado de Mãos Atadas
Mãos atadas é uma expressão popular usada para indicar que uma pessoa está sendo impedida de agir, de tomar alguma iniciativa, de tomar alguma medida para resolver ou solucionar algum problema.'Estar com as mãos atadas' é estar impossibilitada, por diversos motivos, de buscar uma solução para se livrar de algo que está lhe importunando, desgostando, perturbando e lhe causando algum incômodo.A expressão 'de mãos e pés atados' é  usada para dar maior ênfase ao seu significado, é para dizer que existe um impedimento bastante significativo para a solução de algum problema.A expressão 'mãos atadas' é também usada para dizer que um indivíduo é sovina, é avarento, que é uma pessoa que não gosta de gastar dinheiro, que economiza tudo que pode, e geralmente o que têm não gasta com bobagens.'Mão atadas' é o nome da música da cantora Zélia Duncan, lançada em 2005, no álbum  Pré, Pós tudo, Bossa Band.'De Mão Atadas' é o título do r…

Significado de Avohai

O que significa Avohai
Avohai é um neologismo criado pelo cantor e compositor brasileiro Zé Ramalho, e consiste na aglutinação das palavras “avô” e “pai”.De acordo com a história divulgada na biografia do artista – “Zé Ramalho: o poeta dos abismos” – esta palavra teria surgido durante uma experiência com drogas alucinógenas.O avô de Zé Ramalho teria desempenhado um importante papel paterno para o cantor, que perdeu o pai biológico enquanto ainda era criança.Na interpretação de Zé Ramalho, o “avôhai” é a sabedoria que consegue passar por gerações, seja de avô para pai, pai para filho, ou mesmo avô para filho.Letra da música Avôhai“Um velho cruza a soleira / De botas longas, de barbas longas / De ouro o brilho do seu colar / Na laje fria onde coarava / Sua camisa e seu alforje / De caçador / Oh meu velho e invisível / Avôhai / Oh meu velho e indivisível / Avôhai / Neblina turva e brilhante / Em meu cérebro, coágulos de sol / Amanita matutina / E que transparente cortina / Ao meu redor / …