O que significa Ebola
Ebola é um vírus, identificado pela primeira vez em 1976, em dois surtos que ocorreram simultaneamente: um na atual República Democrática do Congo (antigo Zaire), numa região próxima ao rio Ebola, e outro numa área remota do Sudão.
Desde então, o vírus tem causado diversos surtos na África, com uma taxa de letalidade que pode ser superior a 90%. O Ebola tem origem desconhecida, embora os morcegos frugívoros (Pteropodidae) sejam considerados os prováveis hospedeiros do vírus.
O Ebola foi transmitido para o Homem através de pessoas que entraram em contato com sangue, órgãos ou fluidos corporais de animais infectados, tais como chimpanzés, gorilas, morcegos, antílopes e porcos-espinhos.
Existem 5 espécies de vírus Ebola:
- Zaire ebolavirus;
- Sudão ebolavirus;
- Bundibugyo ebolavirus;
- Reston ebolavirus;
- Tai Forest ebolavirus.
O Zaire ebolavirus é aquele que apresenta maior letalidade, geralmente acima de 60% dos casos.
O período de incubação do Ebola varia entre 2 e 21 dias. Os sintomas caracterizam-se por:
- Febre repentina;
- Fraqueza;
- Dores musculares;
- Dores de cabeça;
- Garganta inflamada;
- Vômitos;
- Diarreia;
- Prurido;
- Deficiência nas funções renais e hepáticas;
- Em alguns casos, sangramento interno e externo (forma hemorrágica).
Alguns indivíduos podem ainda apresentar erupções cutâneas, olhos vermelhos, soluços, dores no peito e dificuldade para respirar e engolir.
A transmissão do Ebola ocorre através do contato direto com sangue, fluidos corporais ou secreções (saliva, urina, fezes, sêmen) de indivíduos ou animais infectados.
A infecção pode ocorrer também pelo contato da pele ou membranas mucosas com objetos contaminados com fluidos de uma pessoa com Ebola, como roupa suja, roupa de cama ou agulhas utiizadas. O Ebola não é transmitido pelo ar.
Não existe um tratamento específico para a doença provocada pelo Ebola, estando o tratamento limitado apenas às medidas de suporte à vida.
Fonte: Significados
Comentários
Postar um comentário