O que significa Enem
Enem é a sigla de Exame Nacional do Ensino Médio, que foi criado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) para testar o nível de aprendizado dos alunos que concluíram o ensino médio no Brasil.
Atualmente, os resultados obtidos no Enem ajudam os estudantes a ingressar em universidades públicas ou ganhar bolsas de estudos em instituições particulares.
Criado em 1998, o Enem é o maior processo seletivo ao nível nacional do Brasil, abrangendo aproximadamente mais de 7 milhões de candidatos inscritos para a realização das provas.
Podem participar do Enem os estudantes que estão concluindo o último ano do ensino médio ou aqueles que já o concluíram.
A realização do Enem não é obrigatória para que o estudante possa concluir o ensino médio, no entanto é essencial para aqueles que desejam seguir seus estudos na universidade.
Além de ajudar o governo a traçar um parâmetro de comparação sobre a qualidade do ensino médio brasileiro, o resultado obtido no Enem também pode ser utilizado para o participante ingressar no ambiente universitário, através de várias possibilidades.
O Enem também é uma “chave” para aqueles que desejam estudar no exterior. Algumas universidades públicas de Portugal, como a Universidade de Coimbra, por exemplo, aceitam a nota do Enem como critério para alguns cursos.
O programa de intercâmbio Ciência Sem Fronteiras, criado pelo governo federal, também utiliza a média do Exame para selecionar os alunos aptos a participar do projeto.
Todas as universidades públicas e institutos federais do Brasil utilizam a nota do Enem como critério para selecionar os alunos que irão ocupar as vagas disponíveis em todos os cursos.
Etapas do Enem
No total, o Exame Nacional do Ensino Médio é divido em quatro provas objetivas, com 45 questões de múltipla escolha, e uma redação.
As provas são classificadas em áreas do conhecimento e componentes curriculares, como: Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Sociologia e Filosofia); Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia); Matemáticas e suas Tecnologias (Matemática); Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Educação Física, Artes e Tecnologias da Informação e Comunicação).
Na redação, o candidato deve seguir as quatro competências exigidas:
- “Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita”;
- “Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista”;
- “Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos”;
- “Demonstrar conhecimentos dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação”
Enem e Sisu
Para auxiliar neste processo de seleção, foi criado o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), onde o candidato, a partir da média obtida no Exame Nacional do Ensino Médio, consegue concorrer a uma vaga em um curso de graduação em qualquer universidade pública federal (e algumas estaduais) do país.
A universidade possui total autonomia para decidir como a nota do Enem será utilizada neste processo, seja como requisito para uma primeira fase no processo (tendo o candidato que se submeter a uma outra prova desenvolvida pela universidade que se submete), ou como critério único para ocupação das vagas.
Veja o significado de Sisu.
Enem e Prouni
A nota do Enem também é a base para a participação no Programa Universidade para Todos (ProUni), criado pelo governo federal.
O ProUni reserva bolsas de estudo, parciais e integrais, para os estudantes que tenham obtido uma boa média no Enem e que tenham estudado em escolas públicas (ou com bolsa de estudo em escolas particulares) durante todo o ensino médio.
Ver também o significado de Vestibular.
Fonte: Significados
Comentários
Postar um comentário