O que significa Melena
Melena é uma hemorragia intestinal que se caracteriza pela presença de sangue nas fezes do indivíduo. Este termo médico é usado para se referir especificamente ao sangue digerido que pode, ou não, estar misturado às fezes e ser resultado de uma hemorragia digestiva alta.
Também conhecida por malena ou hematêmese, a melena é sintoma da ocorrência de algum tipo de hemorragia interna, principalmente no aparelho digestivo. Neste caso, as fezes apresentam um aspecto pastoso de cor escura e cheiro fétido.
A pessoa que tem este sintoma deve procurar com urgência ajuda médica, pois pode ser sinal de alguma doença grave.
Etimologicamente, melena se originou do grego mélaina / mélaínes, que significa 'negro' ou 'vômito negro'.
A partir da origem etimológica espanhola, por outro lado, melena significa o mesmo que 'longa cabeleira', 'porção de cabelos' ou ainda 'cabeleira que cai sobre os olhos'.
Causas da melena
Várias podem ser as razões que levam ao aparecimento da melena, como: febre tifoide; cirroso hepática; perfurações intestinais; gastrite hemorrágica; hemorroidas; tumores malignos no intestino e reto; entre outras.
Quando ocorre hematêmese é sinal de que houve um vazamento de sangue na área do esôfago ou estômago. O sangue é digerido pelo intestino e depois evacuado nas fezes, que apresentam um aspecto enegrecido e com odor fétido.
Em alguns casos, o sangue pode estar também presente no vômito do doente. Neste caso, costuma ser usado mais comumente o termo hematêmese.
Fonte: Significados
Comentários
Postar um comentário