O que significa Assessoria de imprensa
Assessoria de imprensa é um conceito do âmbito da comunicação, sendo uma ferramenta responsável pela relação com a mídia que envolve áreas como publicidade, relações públicas, jornalismo e propaganda.
A assessoria de imprensa é muita vezes feita por uma agência ou um departamento de Relações Públicas. Apesar disso, um assessor de imprensa também pode ter formação em Jornalismo.
Um assessor de imprensa tenta fazer com que sejam publicadas notícias válidas sobre a sua empresa nos meios de comunicação. No entanto, ele enfrenta o desafio de conciliar os interesses da mídia com os da sua empresa, tentando fazer o seu trabalho sem desacordos e rupturas.
A interação com a mídia é um assunto delicado, porque uma empresa sempre tenta passar o lado da notícia que mais lhe interessa, enquanto os jornalistas querem publicar de forma mais objetiva e isenta possível, sendo que para o jornalista, nem tudo o que a assessoria de imprensa indica é considerado como notícia. Muitas empresas criam pseudoeventos, que têm como único objetivo projetar a sua imagem. O jornalista tem que determinar o que é do interesse público e não só do interesse da empresa.
Assim, os assessores tentam criar relações de cumplicidade, para que as más notícias não cheguem ao público. Esse relacionamento entre o assessor de imprensa e o jornalista é muitas vezes atribulado, porque o assessor pode tentar esconder uma determinada verdade do jornalista, e este dá prioridade à publicação de erros cometidos pela organização defendida pelo assessor.
Um profissional da assessoria de imprensa deve saber comunicar com a mídia, criando uma ligação de confiança e de respeito mútuo. Deve também saber quais são os mecanismos de funcionamento da comunicação social e quais os seus critérios de noticiabilidade.
Alguns instrumentos usados na assessoria de imprensa para a relação com a mídia são: press releases (ou comunicados de imprensa), gestão de crises, conferências de imprensa, contatos telefônicos, eventos, clipping, etc.
Uma das tarefas de um assessor é elaborar planos de assessoria de imprensa, que consistem em planos de ação para resolver um determinado problema de comunicação, como um escândalo político, por exemplo. Para isso, o assessor deve conseguir pensar de forma estratégica, determinando as metas a alcançar, identificando os meios de comunicação prioritários, definindo e descrevendo as ações e calendarizando essas mesmas ações.
Fonte: Significados
Comentários
Postar um comentário