Pular para o conteúdo principal

Significado de Dinâmica

O que significa Dinâmica


Dinâmica é um termo relacionado com o movimento e forças. Pode ser um conceito da área da física, da música ou da psicologia, no caso da dinâmica de grupo.

No ramo da física, dinâmica é a ciência que estuda o movimento, considerando unicamente as forças como suas causadoras. É um dos capítulos da física mais bem fundamentados e de resultados mais claros e intuitivos quando se aplica a corpos rígidos.

A dinâmica está fundamentada nas leis de Newton, mas com tratamento matemático muito mais complexo. A dinâmica também é responsável estudar o movimento dos gases (aerodinâmica), ou dos líquidos (hidrodinâmica). No geral, um certo ponto de vista empírico, baseado em dados experimentais predomina nesta ciência.

Dinâmica de grupo

O conceito de dinâmica de grupo faz parte da psicologia social e está relacionado com as forças em ação no contexto de um grupo. Qualquer indivíduo se comporta de forma diferente quando está em um grupo, e um determinado grupo varia o seu comportamento dependendo do contexto que lhe é apresentado.

Exercícios de dinâmica de grupo são muitas vezes usado para melhorar o entrosamento dos diversos elementos do mesmo grupo. Alguns exemplos de dinâmicas que têm esse objetivo são a dinâmica do espelho e a do presente.

Hoje em dia, muitas entrevistas de emprego contêm uma vertente de dinâmica de grupo, onde a capacidade de interação de um indivíduo com o grupo é avaliada. Essa área é cada vez mais valorizada, porque pessoas que são boas em dinâmicas de grupo normalmente trabalham bem em equipe, uma característica muito procurada no contexto de trabalho nos dias de hoje.

Leitura dinâmica

Leitura dinâmica é um conjunto de métodos que quando aplicados, possibilitam ao indivíduo aumentar a sua velocidade de leitura. Um leitor regular consegue ler uma média de 150 palavras por minuto, com um nível de compreensão de 60%. Por outro lado, o leitor dinâmico consegue ler cerca de 800 palavras, compreendendo 80%.

Apesar de um leitor dinâmico conseguir aumentar a rapidez de leitura em cinco ou oito vezes, alguns especialistas não aconselham o uso da leitura dinâmica para quem estuda.

Dinâmica de populações

O conceito de dinâmica de populações está relacionado com as alterações dentro das populações animais ou vegetais que acontecem com o tempo. Estas podem ser de origem natural, em função das características próprias da população, e também de origem externa: alteração da distribuição (dispersão) dos membros de uma população no espaço por emigrações e imigrações (dinâmica de dispersão); alteração da densidade de população (abundância) por reprodução ou morte (corresponde ao conceito de dinâmica da população e, em tempo restrito, ao de densidade da população). Desde que a capacidade de aumento (natalidade) não seja exatamente igual à mortalidade, acontecem alterações no número de indivíduos dentro de uma população.

A dinâmica de populações tem como objetivo o desenvolvimento de modelos que permitam prever a evolução de uma população.

Dinâmica na música

Na música, dinâmica remete para utilização de diferentes graus de intensidade do som. A qualidade dos instrumentos e a acústica das salas têm certa influência nas mudanças de dinâmica. Desde os séculos XVI-XVII que os compositores foram anotando nas suas partituras determinados sinais e indicações de dinâmica (p', pp', mf', f', ff', crescendo', diminuendo'), que se baseiam na intensidade sonora relativa.

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Mãos Atadas

Significado de Mãos Atadas
Mãos atadas é uma expressão popular usada para indicar que uma pessoa está sendo impedida de agir, de tomar alguma iniciativa, de tomar alguma medida para resolver ou solucionar algum problema.'Estar com as mãos atadas' é estar impossibilitada, por diversos motivos, de buscar uma solução para se livrar de algo que está lhe importunando, desgostando, perturbando e lhe causando algum incômodo.A expressão 'de mãos e pés atados' é  usada para dar maior ênfase ao seu significado, é para dizer que existe um impedimento bastante significativo para a solução de algum problema.A expressão 'mãos atadas' é também usada para dizer que um indivíduo é sovina, é avarento, que é uma pessoa que não gosta de gastar dinheiro, que economiza tudo que pode, e geralmente o que têm não gasta com bobagens.'Mão atadas' é o nome da música da cantora Zélia Duncan, lançada em 2005, no álbum  Pré, Pós tudo, Bossa Band.'De Mão Atadas' é o título do r…

Significado de Avohai

O que significa Avohai
Avohai é um neologismo criado pelo cantor e compositor brasileiro Zé Ramalho, e consiste na aglutinação das palavras “avô” e “pai”.De acordo com a história divulgada na biografia do artista – “Zé Ramalho: o poeta dos abismos” – esta palavra teria surgido durante uma experiência com drogas alucinógenas.O avô de Zé Ramalho teria desempenhado um importante papel paterno para o cantor, que perdeu o pai biológico enquanto ainda era criança.Na interpretação de Zé Ramalho, o “avôhai” é a sabedoria que consegue passar por gerações, seja de avô para pai, pai para filho, ou mesmo avô para filho.Letra da música Avôhai“Um velho cruza a soleira / De botas longas, de barbas longas / De ouro o brilho do seu colar / Na laje fria onde coarava / Sua camisa e seu alforje / De caçador / Oh meu velho e invisível / Avôhai / Oh meu velho e indivisível / Avôhai / Neblina turva e brilhante / Em meu cérebro, coágulos de sol / Amanita matutina / E que transparente cortina / Ao meu redor / …

Significado de Salamaleico

O que significa Salamaleico
Salamaleico é uma expressão árabe utilizada pelos muçulmanos como uma saudação, e significa: “que a paz esteja sobre vós”.Originalmente, a grafia correta desta expressão é Salaam Aleikum ou As-Salamu Alaikum, sendo que “salamaleico” seria a versão aportuguesada desta saudação árabe.Quando alguém diz “salamaleico” para determinada pessoa, a resposta esperada deve ser: Alaikum As-Salaam ou Aleikum Essalam, que significa 'esteja a paz de Deus sobre vós também”.Ver também: o significado da expressão Namastê.A partir deste termo, surgiu a palavra salamaleque na língua portuguesa, que possui o significado literal de “a paz esteja contigo”, mas também utilizada para se referir a um cumprimento demasiado polido e sem naturalidade.Esta saudação é comum principalmente entre os muçulmanos que seguem a doutrina religiosa do islamismo.Saiba mais sobre o significado do Islamismo.Fonte: Significados