Pular para o conteúdo principal

Significado de Fossa Séptica

O que significa Fossa Séptica


Fossa séptica consiste num recinto fechado e enterrado no subterrâneo para a depuração de compostos residuais domésticos (sólidos e líquidos), fazendo parte do sistema de tratamento de esgoto sanitário da maioria das residências.

A fossa séptica consta de três recintos interligados. A água chega ao primeiro, de onde se decanta e deposita no fundo em forma de lodo, formando a matéria mais leve, uma espuma à superfície e passando a água para o segundo recinto através de uns orifícios a meia-altura. Nesse recinto produz-se a decantação dos sólidos arrastados e o efluente passa para o terceiro recinto, onde permanece até alcançar o nível necessário para a sua descarga sobre filtros de areia ou poços filtrantes (sumidouros).

Ver também: significado de Decantação

As fossas sépticas vieram substituir a fossa negra (fossa rudimentar), um buraco na terra que recebe todos os dejetos sem qualquer tratamento. Muitas pessoas ainda possuem esse sistema precário de saneamento, que pode ser responsável pela disseminação de graves doenças.

Um sistema de fossa séptica com um filtro anaeróbio tem o propósito de reduzir o impacto ambiental dos resíduos. O filtro anaeróbio assume a função de reator biológico, onde microrganismos anaeróbios vão efetuar a depuração do efluente. O filtro anaeróbio é feito de plástico, fibra de vidro ou concreto armado, ou seja, materiais que apresentam alta resistência para que não haja a perda do seu conteúdo nem a absorção da água que se encontra no seu exterior.

Ver também: significado de Efluentes líquidos.

Fossa Séptica Biodigestora

A fossa séptica biodigestora tem como objetivo substituir as fossas sépticas comuns com um custo baixo. Através desse sistema, é possível produzir o biogás, sendo que a energia do biogás pode ser convertida em energia elétrica através de geradores. O processo de biodigestão apresenta três fases: hidrólise enzimática, ácida e metanogênica. Essas fases garantem que microrganismos causadores de doenças sejam eliminados graças a variação de temperatura.

Ver também: significado de Saneamento básico.

Fossa séptica e Sumidouro

Os sumidouros artificiais são poços que permitem a infiltração (penetração de líquidos no fundo do poço) e costumam ser construídos a uma distância de aproximadamente 3 metros das fossas sépticas. São destinados a receber os despejos líquidos que excedem as fossas. Esses líquidos, por sua vez, são acumulados nos sumidouros e, consequentemente, absorvidos pelo solo.

Saiba mais sobre o significado de Sumidouro.

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Salamaleico

O que significa Salamaleico
Salamaleico é uma expressão árabe utilizada pelos muçulmanos como uma saudação, e significa: “que a paz esteja sobre vós”.Originalmente, a grafia correta desta expressão é Salaam Aleikum ou As-Salamu Alaikum, sendo que “salamaleico” seria a versão aportuguesada desta saudação árabe.Quando alguém diz “salamaleico” para determinada pessoa, a resposta esperada deve ser: Alaikum As-Salaam ou Aleikum Essalam, que significa 'esteja a paz de Deus sobre vós também”.Ver também: o significado da expressão Namastê.A partir deste termo, surgiu a palavra salamaleque na língua portuguesa, que possui o significado literal de “a paz esteja contigo”, mas também utilizada para se referir a um cumprimento demasiado polido e sem naturalidade.Esta saudação é comum principalmente entre os muçulmanos que seguem a doutrina religiosa do islamismo.Saiba mais sobre o significado do Islamismo.Fonte: Significados

Significado de Mãos Atadas

Significado de Mãos Atadas
Mãos atadas é uma expressão popular usada para indicar que uma pessoa está sendo impedida de agir, de tomar alguma iniciativa, de tomar alguma medida para resolver ou solucionar algum problema.'Estar com as mãos atadas' é estar impossibilitada, por diversos motivos, de buscar uma solução para se livrar de algo que está lhe importunando, desgostando, perturbando e lhe causando algum incômodo.A expressão 'de mãos e pés atados' é  usada para dar maior ênfase ao seu significado, é para dizer que existe um impedimento bastante significativo para a solução de algum problema.A expressão 'mãos atadas' é também usada para dizer que um indivíduo é sovina, é avarento, que é uma pessoa que não gosta de gastar dinheiro, que economiza tudo que pode, e geralmente o que têm não gasta com bobagens.'Mão atadas' é o nome da música da cantora Zélia Duncan, lançada em 2005, no álbum  Pré, Pós tudo, Bossa Band.'De Mão Atadas' é o título do r…

Significado de Avohai

O que significa Avohai
Avohai é um neologismo criado pelo cantor e compositor brasileiro Zé Ramalho, e consiste na aglutinação das palavras “avô” e “pai”.De acordo com a história divulgada na biografia do artista – “Zé Ramalho: o poeta dos abismos” – esta palavra teria surgido durante uma experiência com drogas alucinógenas.O avô de Zé Ramalho teria desempenhado um importante papel paterno para o cantor, que perdeu o pai biológico enquanto ainda era criança.Na interpretação de Zé Ramalho, o “avôhai” é a sabedoria que consegue passar por gerações, seja de avô para pai, pai para filho, ou mesmo avô para filho.Letra da música Avôhai“Um velho cruza a soleira / De botas longas, de barbas longas / De ouro o brilho do seu colar / Na laje fria onde coarava / Sua camisa e seu alforje / De caçador / Oh meu velho e invisível / Avôhai / Oh meu velho e indivisível / Avôhai / Neblina turva e brilhante / Em meu cérebro, coágulos de sol / Amanita matutina / E que transparente cortina / Ao meu redor / …