Pular para o conteúdo principal

Significado de Ozônio

O que significa Ozônio


Ozônio é um gás instável constituído por três átomos cujo símbolo químico é O3. É produzido naturalmente na estratosfera (camada acima da superfície terrestre) após a ação de raios solares ultravioleta sobre as moléculas de oxigênio (O2) separando os dois átomos, que, ao serem associados individualmente a outras moléculas O2, produzem o ozônio.

O ozônio tem cor azulada, cheiro forte, é altamente reativo e por isso, um elemento tóxico. É nocivo a qualquer ser vivo. A exposição ao ozônio prejudica gravemente os seres humanos (afeta os órgãos respiratórios após inalação, provoca câncer de pele, cegueira, etc.) e a natureza, impedindo o crescimento ou mesmo destruindo a vegetação. Industrialmente, é utilizado como branqueador, agente oxidante e esterilizante do ar e da água.

Camada de Ozônio

O equilíbrio entre a formação do ozônio e a emissão dos raios ultravioleta forma uma espécie de cobertura denominada 'camada de ozônio', situada a mais de 30.000 metros de altitude. A camada de ozônio exerce um papel importante na proteção dos seres humanos, plantas e animais dos efeitos prejudiciais do ozônio.

Por isso, as tentativas de redução do uso de produtos que podem causar a destruição dessa importante camada. Sem ela, não haveria vida no planeta Terra. No dia 16 de setembro comemora-se o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio.

Buraco na Camada de Ozônio

Estudos mostraram que na zona da Antártida, durante a Primavera, surge um buraco na camada de ozônio que tem vindo a aumentar. Na verdade, o 'buraco' significa que a espessura da camada de ozônio tem se tornado mais fina. O fenômeno também se verifica em outras regiões do planeta, mas os efeitos naquela região são mais preocupantes.

Uma das principais causas é o uso do CFC (clorofluorcarbono), gás emitido por alguns produtos usados na indústria. Outras substâncias poluentes causadoras da destruição do ozônio são os óxidos nitrosos (expelidos pelos veículos) e os gases CO2, emitidos pela queima de carvão e petróleo.

A crescente emissão desses gases através de ações antrópicas (realizadas pelo homem) também tem provocado uma alteração no efeito estufa, provocando o aquecimento global.

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Mãos Atadas

Significado de Mãos Atadas
Mãos atadas é uma expressão popular usada para indicar que uma pessoa está sendo impedida de agir, de tomar alguma iniciativa, de tomar alguma medida para resolver ou solucionar algum problema.'Estar com as mãos atadas' é estar impossibilitada, por diversos motivos, de buscar uma solução para se livrar de algo que está lhe importunando, desgostando, perturbando e lhe causando algum incômodo.A expressão 'de mãos e pés atados' é  usada para dar maior ênfase ao seu significado, é para dizer que existe um impedimento bastante significativo para a solução de algum problema.A expressão 'mãos atadas' é também usada para dizer que um indivíduo é sovina, é avarento, que é uma pessoa que não gosta de gastar dinheiro, que economiza tudo que pode, e geralmente o que têm não gasta com bobagens.'Mão atadas' é o nome da música da cantora Zélia Duncan, lançada em 2005, no álbum  Pré, Pós tudo, Bossa Band.'De Mão Atadas' é o título do r…

Significado de Salamaleico

O que significa Salamaleico
Salamaleico é uma expressão árabe utilizada pelos muçulmanos como uma saudação, e significa: “que a paz esteja sobre vós”.Originalmente, a grafia correta desta expressão é Salaam Aleikum ou As-Salamu Alaikum, sendo que “salamaleico” seria a versão aportuguesada desta saudação árabe.Quando alguém diz “salamaleico” para determinada pessoa, a resposta esperada deve ser: Alaikum As-Salaam ou Aleikum Essalam, que significa 'esteja a paz de Deus sobre vós também”.Ver também: o significado da expressão Namastê.A partir deste termo, surgiu a palavra salamaleque na língua portuguesa, que possui o significado literal de “a paz esteja contigo”, mas também utilizada para se referir a um cumprimento demasiado polido e sem naturalidade.Esta saudação é comum principalmente entre os muçulmanos que seguem a doutrina religiosa do islamismo.Saiba mais sobre o significado do Islamismo.Fonte: Significados

Significado de Zonas Pilosas

Significado de Zonas Pilosas
Zonas pilosas é uma região da raiz das plantas onde se situam os pêlos radiculares responsáveis pela absorção da água e sais minerais que farão parte da seiva bruta. Estão situadas geralmente, acima da zona de distensão, onde a raiz apresenta a maior taxa de crescimento.Nas plantas, todas as raízes possuem uma zona pilosa, caracterizada por possuir muitos pêlos finos, que têm como função absorver a água que a planta necessita para as suas atividades vitais sem as quais a planta não consegue viver. Esse processo de absorção da água do solo é uma das matérias primas para o processo de fotossíntese das plantas.A área radicular corresponde a 130 vezes a área da parte áerea da planta e é uma adaptação contra a grande perda de água na forma de vapor - transpiração vegeta. - que ocorre na parte aérea. Quando uma planta é arrancada do solo, perde grande quantidade desses pelos absorventes e de raízes pequenas. Com isso, sua capacidade de absorção, principalmente de…