Pular para o conteúdo principal

Significado do Paradoxo de Fermi

Significado do Paradoxo de Fermi


Paradoxo de Fermi é o questionamento sobre a existência (ou não) de seres vivos inteligentes em outros planetas e galáxias do Universo.

O paradoxo consiste na contradição entre as altas probabilidades de existirem planetas semelhantes à Terra no Universo, levando em consideração a sua imensidão e a sua idade (estima-se que o Universo tenha aproximadamente 14 bilhões de anos), e o fato de, até o momento, os seres humanos nunca terem comprovado a existência de outras formas de vida inteligente em outros planetas.

Esse questionamento surgiu a partir da reflexão feita pelo físico italiano Enrico Fermi (1901 – 1954), que ao conversar com alguns amigos sobre todas as prováveis evidências da existência de planetas capazes de abrigar vida inteligente, fez a icônica pergunta: “então, onde eles estão?”.

Para melhor entender a questão de Fermi, basta olhar para o céu noturno numa noite sem nuvens. Nas melhores noites é possível enxergar cerca de 2,5 mil estrelas, o que representa apenas um centésimo de milionésimo das estrelas que formam a Via Láctea (nossa galáxia).

Ao total, existem aproximadamente 400 bilhões de estrelas apenas na Via Láctea. No Universo observável, de acordo com as estimativas mais recentes da astronomia, existem outras bilhões de galáxias semelhantes ou maiores do que a nossa, com outras bilhões de estrelas.

Ao todo, apenas no Universo observável (que, aliás, não é a maior parte do Universo), existem aproximadamente 70 septiliões de estrelas, com uma média de 17 bilhões de planetas provavelmente similares a Terra.

Com base nesses dados e a partir de um conjunto de especulações, os cientistas são capazes de calcular o número provável de planetas existentes no Universo capazes de abrigar algum tipo de vida inteligente. Para isso, utilizam a chamada Equação de Drake (N=R*Fp.Ne.Fl.Fi.Fc.L).

Equação de Drake

Esta equação foi formulada pelo astrofísico e astrônomo estadunidense Frank Drake, em 1961. A sua função é determinar uma média de prováveis civilizações extraterrestres que existem na Via Láctea capazes de estabelecer comunicação com os seres humanos através de dispositivos técnico-comunicativos.

  • A fórmula da Equação de Drake é composta das seguintes condições:
  • N (numero de civilização avançadas na Via Láctea)
  • R* (número total de estrelas na Via Láctea)
  • Fp (fração de estrelas que têm planetas)
  • Ne (planetas de um sistema solar que são ecologicamente adequados para abrigar vida)
  • Fl (planetas onde a vida realmente surge)
  • Fi (fração de planetas habitados onde emerge seres inteligentes)
  • Fc (fração de planetas onde os seres inteligentes desenvolvem uma civilização técnica-comunicativa)
  • L (fração de planetas com civilizações técnicas).

A multiplicação entre todos esses valores corresponde como resultado o número de supostas diferentes civilizações inteligentes na Via Láctea.

Segundo o resultado baseado na suposição mais pessimista, existiram atualmente 10 planetas com seres vivos dotados de inteligência e capazes de estabelecer algum tipo de comunicação. Mas, na melhor das hipóteses, a Equação de Drake sugere que existam cerca de 100 mil civilizações capazes de estabelecer contato comunicativo apenas na nossa galáxia.

Tendo em conta este resultado, o questionamento de Fermi se torna mais intenso: “Onde estão eles?”.

Teorias do Paradoxo de Fermi

De acordo com a Escala de Kardashev – um método teórico de medição do nível tecnológico de avanço das civilizações numa perspectiva cósmica – poderiam existir três principais categorias de civilizações inteligentes no universo:

  • Civilização Tipo I: consiste na civilização desenvolvida ao nível de conseguir utilizar toda a energia de seu planeta. Os seres humanos, por exemplo, estariam enquadrados neste tipo de civilização.
  • Civilização Tipo II: conseguem absorver e utilizar a energia da estrela mais próxima de seu planeta. A civilização de Tipo II necessita estar altamente evoluída tecnologicamente em comparação aos seres humanos para conseguir atingir este nível.
  • Civilização Tipo III: este é considerada a civilização mais evoluída, de acordo com a Escala de Kardashev. Seriam capazes de utilizar a energia de toda a galáxia que habitam, um poder inimaginável para os seres humanos.

Levando em consideração a idade da Via Láctea, por exemplo, e os resultados da Equação de Drake, supostamente deveriam existir mil civilizações na nossa galáxia que já tivessem atingido o Tipo III da Escala de Kardashev.

No entanto, até o momento, nenhum contato extraterrestre foi feito, fazendo com que o Paradoxo de Fermi se torne ainda mais intrigante.

Teoria do Grande Filtro

Uma das teorias que tentam explicar a ausência de contato com outras civilizações mais evoluídas na galáxia é a “Teoria do Grande Filtro”.

De acordo com esta explicação, não existem civilizações do Tipo II ou Tipo III por causa de um evento particular catastrófico que impede a continuação dessas civilizações em alguma etapa ao longo do seu desenvolvimento.

O Grande Filtro seria um momento ao longo do processo evolutivo que impossibilitaria ou dificultaria extremamente a continuação da vida.

Com base na teoria do Grande Filtro surge uma nova questão: em que momento o Grande Filtro ocorre na história da evolução?

Existem três principais hipóteses:

1 - Os seres humanos já ultrapassaram o Grande Filtro, fazendo que o surgimento de vida inteligente na Terra seja um acontecimento extremamente raro.

2 – Não existem civilizações avançadas porque os seres humanos (e outras prováveis civilizações ao longo do Universo) sejam os primeiros a atingir o ápice do desenvolvimento evolutivo e tecnológico (Tipo II ou Tipo III). A partir desta explicação, os humanos seriam uma das primeiras civilizações a atingirem o status de super-inteligentes.

3 – O Grande Filtro ainda está por vir. Esta suposição supõe que um grande cataclisma futuro será o responsável por “filtrar” o avanço das espécies. Isso significa que o nível de evolução que os seres humanos já alcançaram não seria algo raro de se observar no Universo.

Teorias das Civilizações do Tipo II e III

Um outro grupo de explicações defende a existência de diversas civilizações do Tipo II e III no Universo, mas que teriam motivos específicos para que os humanos não conseguissem contacta-las.

Entre algumas das suposições está a ideia de que a Via Láctea é bastante populosa, mas como o planeta Terra estaria localizado numa região muito desolada da galáxia, não seria capaz de perceber a grande movimentação que realmente acontece para além de onde a tecnologia humana consegue observar.

Outra teoria assustadora defende a ideia de que existam civilizações predadoras no Universo, fazendo com que mesmo os seres mais avançados da galáxia se ocultem para evitar serem detectados por civilizações indesejadas.

Ainda há a “Hipótese do Zoológico” que diz existirem civilizações mais elevadas do que a nossa e que sabem da existência da vida na Terra, mas que se reservam em apenas observar tudo o que acontecesse no planeta.

Existem inúmeras teorias que tentam responder a pergunta feita por Fermi, desde as mais clichês até as ideias mais absurdamente criativas.

Fonte: Significados

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Salamaleico

O que significa Salamaleico
Salamaleico é uma expressão árabe utilizada pelos muçulmanos como uma saudação, e significa: “que a paz esteja sobre vós”.Originalmente, a grafia correta desta expressão é Salaam Aleikum ou As-Salamu Alaikum, sendo que “salamaleico” seria a versão aportuguesada desta saudação árabe.Quando alguém diz “salamaleico” para determinada pessoa, a resposta esperada deve ser: Alaikum As-Salaam ou Aleikum Essalam, que significa 'esteja a paz de Deus sobre vós também”.Ver também: o significado da expressão Namastê.A partir deste termo, surgiu a palavra salamaleque na língua portuguesa, que possui o significado literal de “a paz esteja contigo”, mas também utilizada para se referir a um cumprimento demasiado polido e sem naturalidade.Esta saudação é comum principalmente entre os muçulmanos que seguem a doutrina religiosa do islamismo.Saiba mais sobre o significado do Islamismo.Fonte: Significados

Significado de Zonas Pilosas

Significado de Zonas Pilosas
Zonas pilosas é uma região da raiz das plantas onde se situam os pêlos radiculares responsáveis pela absorção da água e sais minerais que farão parte da seiva bruta. Estão situadas geralmente, acima da zona de distensão, onde a raiz apresenta a maior taxa de crescimento.Nas plantas, todas as raízes possuem uma zona pilosa, caracterizada por possuir muitos pêlos finos, que têm como função absorver a água que a planta necessita para as suas atividades vitais sem as quais a planta não consegue viver. Esse processo de absorção da água do solo é uma das matérias primas para o processo de fotossíntese das plantas.A área radicular corresponde a 130 vezes a área da parte áerea da planta e é uma adaptação contra a grande perda de água na forma de vapor - transpiração vegeta. - que ocorre na parte aérea. Quando uma planta é arrancada do solo, perde grande quantidade desses pelos absorventes e de raízes pequenas. Com isso, sua capacidade de absorção, principalmente de…

Significado de Mãos Atadas

Significado de Mãos Atadas
Mãos atadas é uma expressão popular usada para indicar que uma pessoa está sendo impedida de agir, de tomar alguma iniciativa, de tomar alguma medida para resolver ou solucionar algum problema.'Estar com as mãos atadas' é estar impossibilitada, por diversos motivos, de buscar uma solução para se livrar de algo que está lhe importunando, desgostando, perturbando e lhe causando algum incômodo.A expressão 'de mãos e pés atados' é  usada para dar maior ênfase ao seu significado, é para dizer que existe um impedimento bastante significativo para a solução de algum problema.A expressão 'mãos atadas' é também usada para dizer que um indivíduo é sovina, é avarento, que é uma pessoa que não gosta de gastar dinheiro, que economiza tudo que pode, e geralmente o que têm não gasta com bobagens.'Mão atadas' é o nome da música da cantora Zélia Duncan, lançada em 2005, no álbum  Pré, Pós tudo, Bossa Band.'De Mão Atadas' é o título do r…

Significado de Avohai

O que significa Avohai
Avohai é um neologismo criado pelo cantor e compositor brasileiro Zé Ramalho, e consiste na aglutinação das palavras “avô” e “pai”.De acordo com a história divulgada na biografia do artista – “Zé Ramalho: o poeta dos abismos” – esta palavra teria surgido durante uma experiência com drogas alucinógenas.O avô de Zé Ramalho teria desempenhado um importante papel paterno para o cantor, que perdeu o pai biológico enquanto ainda era criança.Na interpretação de Zé Ramalho, o “avôhai” é a sabedoria que consegue passar por gerações, seja de avô para pai, pai para filho, ou mesmo avô para filho.Letra da música Avôhai“Um velho cruza a soleira / De botas longas, de barbas longas / De ouro o brilho do seu colar / Na laje fria onde coarava / Sua camisa e seu alforje / De caçador / Oh meu velho e invisível / Avôhai / Oh meu velho e indivisível / Avôhai / Neblina turva e brilhante / Em meu cérebro, coágulos de sol / Amanita matutina / E que transparente cortina / Ao meu redor / …

Significado de Cavalo de Tróia

O que significa Cavalo de Tróia
Cavalo de Tróia é um dos principais símbolos da famosa guerra de Tróia, usado como estratégia pelos gregos para derrotar os troianos.De acordo com a história narrada na obra “Ilíada” de Homero, o Cavalo de Tróia era feito de madeira e totalmente oco por dentro.O guerreiro grego Odisseu teria tido a ideia de construir um gigantesco cavalo e presentar os troianos, como um gesto simbólico de rendição da guerra.Os troianos aceitaram o “presente” e levaram o cavalo para o interior das muralhas de Tróia. Todos os soldados beberam e comemoraram a rendição do inimigo e, quando todos estavam dormindo, centenas de soldados gregos saíram de dentro do cavalo e atacaram a cidade.Para ajudar a destruir os seus inimigos, os guerreiros liderados por Odisseu abriram os portões da cidade, possibilitando uma total invasão dos gregos em Tróia, que foi totalmente destruída.A partir desta história surgiu a expressão popular “presente de grego”, quando alguém está se referindo…

Significado de Bonachão

O que significa Bonachão
Bonachão é  um adjetivo ou substantivo masculino, usado para descrever uma pessoa que revela grande bondade, ingenuidade e paciência.Esta palavra é uma variação de bonacheirão, sendo que as duas têm exatamente o mesmo significado. O feminino de bonachão é bonachona.Um bonachão é uma pessoa que tem um caráter agradável, caracterizado muitas vezes por uma inocência, pureza e ausência de malícia. Ex: Quando me disseram que foi ele que começou a confusão eu não acreditei porque ele é um verdadeiro bonachão.Em alguns casos, esta palavra é usada com um sentido pejorativo, descrevendo um indivíduo passivo e folgado, que não gosta de ajudar outras pessoas. Ex: O meu irmão é um verdadeiro bonachão. Enquanto estive arrumando a casa, ele ficou deitado o tempo todo no sofá.Fonte: Significados

Significado de Pendão

O que significa Pendão
Pendão é o substantivo masculino que significa bandeira ou estandarte.A palavra pendão está diretamente associada com a identidade de um país ou organização, podendo ser uma insígnia. Da mesma forma, pendão pode ser também um emblema de um partido político ou de uma determinada causa.Auriverde pendão é uma expressão usada para designar a Bandeira Nacional Brasileira. Esta expressão teve origem no poema intitulado Navio Negreiro, da autoria de Castro Alves.Pendão real é o hino 46 que se encontra na Harpa Cristã, e indica que Deus deu aos seus soldados um pendão (estandarte, bandeira) que eles devem carregar corajosamente.Pendão no Hino da Proclamação da RepúblicaA palavra pendão também se encontra no Hino da Proclamação da República:Se é mister que de peitos valentes
Haja sangue em nosso pendão,
Este trecho remete para o sacrifício pela Pátria, indicando que se for indispensável, pessoas estão dispostas a lutar e a derramar o seu próprio sangue pela nação.Pendão da…

Significado de Bvl

O que significa Bvl
Bvl é uma sigla bastante usada por adolescentes e jovens que significa 'boca virgem de língua'. Alguém que é 'bvl' nunca deu um beijo de língua.Existem outras siglas relacionadas com 'bvl'. Por exemplo, 'bv' significa 'boca virgem', usada para descrever alguém que nunca deu um beijo, nem mesmo um selinho. Existe também a sigla 'bvbl' que significa 'boca virgem de beijo longo', usada no caso de pessoas que só deram beijos de curta duração.Entre os adolescentes e jovens, existe alguma discriminação em relação às pessoas que ainda não perderam o 'bv' ou 'bvl', ou seja, que nunca deram um beijo ou um beijo de língua. Isso gera uma grande pressão sobre essas pessoas, e o primeiro beijo, que deveria ser uma ocasião romântica e especial, muitas vezes se torna em um ato forçado, mecânico e banal.Fonte: Significados

Significado dos Emojis e Emoticons 😀

Significado dos Emojis e Emoticons 😀
Os emojis e emoticons são representações gráficas usadas para transmitir uma ideia, emoção ou sentimento. Esses símbolos são muito populares em comunicações online, como nas redes sociais, SMS e aplicativos de comunicação instantânea, como o Whatsapp.Emojis mais populares no WhatsappO Whatsapp é um dos aplicativos de comunicação onde os emojis são mais utilizados. Em muitos casos, esses pictogramas podem substituir frases inteiras, transmitindo a mensagem do locutor com apenas um símbolo. O aplicativo do Whatsapp possui o seu próprio design de emojis, que estão disponíveis em todas as plataformas com exceção do iOS (que usa os emojis padrões da Apple).No entanto, muitas dessas imagens gráficas podem ser mal interpretadas. Para evitar enganos, reunimos o significado oficial dos emojis mais populares no Whatsapp.Sorridente (Grinning Face)Este emoji é representado por um rosto com uma grande boca sorridente, mostrando os dentes. Este símbolo costuma s…

Significado de Preceito

O que significa Preceito
Preceito é um substantivo masculino com origem no latim praeceptus e que significa ordem, regra, norma, condição.Um preceito também pode dizer respeito a uma doutrina, mandamento ou ensinamento. Os preceitos podem ser os mandamentos ou bases de uma determinada religião e por isso são comuns expressões como preceitos do budismo, islamismo, catolicismo, judaísmo, umbanda, etc.A locução adverbial 'a preceito' significa com rigor, com minúcia, de forma detalhada. Ex: Ele foi promovido porque seguiu as intruções do seu chefe a preceito.Preceitos constitucionaisOs preceitos constitucionais são  princípios ou normas estabelecidos na constituição e que podem estar relacionados com as liberdades, garantias e direitos dos cidadãos. Existem preceitos relacionados com a legalidade, igualdade, liberdade, ampla defesa e do contraditório.Preceito fundamentalUm preceito fundamental é estabelecido pela Constituição, como por exemplo, a igualdade, liberdade, …