Esquerda e direita na política
A esquerda e a direita são duas ideologias políticas diferentes. De forma geral, podemos dizer que a esquerda tem princípios mais revolucionários e a direita, princípios mais conservadores.
Os termos 'direita' e 'esquerda' surgiram como designações políticas nas assembleias francesas do século XVIII, durante o segundo período da Revolução Francesa (1789-1799).
Na assembleia para criação da nova Constituição, os partidários do rei não quiseram ficar do lado esquerdo, perto daqueles que eram mais pobres e a favor da revolução. Optaram, assim, por sentar do lado direito. Desde então, a esquerda ficou associada à ideia de luta pelos direitos do povo e dos trabalhadores enquanto a direita ficou associada aos mais tradicionais e conservadores que querem manter o poder da elite.
Diferenças entre a esquerda e a direita
As principais diferenças entre a esquerda e a direita baseiam-se no que cada uma dessas ideologias defende:
- Esquerda: defende os direitos dos trabalhadores e das minorias, o bem-estar coletivo e a igualdade entre os indivíduos.
- Direita: é a favor de uma visão mais tradicional e conservadora que defende o poder da elite e o bem-estar individual.
Os indivíduos que defendem o governo em vigor, por exemplo, são considerados “de direita”, e os que se opõem ao regime, são considerados “de esquerda”.
A esquerda e a direita na política brasileira
O marco da divisão de ideologias no Brasil ocorreu durante a ditadura militar.
Nesse período, aqueles que apoiaram o golpe dos militares foram considerados “direitistas” ou “de direita” pois eram a favor do regime vigente. Os que se opuseram ao regime foram considerados “esquerdistas” ou “de esquerda”.
Atualmente, os principais partidos de esquerda e direita no Brasil são:
- Partidos de esquerda: PSB, PSOL, PT e PCdoB
- Partidos de direita: PP, DEM, PR e PSC
Veja mais sobre esquerda e direita.
Espectro político: diversidade de ideias políticas
Para muitos estudiosos, os conceitos de direita e de esquerda são considerados muito limitados para definirem a diversidade política, pois já não são conceitos únicos e absolutos.
Desde a queda do muro de Berlim, há uma diversidade muito maior de ideias políticas. É possível, inclusive, acontecer de alguns indivíduos concordarem em parte com as ideias esquerdistas e em parte com as ideias direitistas.
Saiba mais sobre o muro de Berlim.
Essa diversidade está subdividida em um espectro político, cujos polos são a extrema-esquerda e a extrema-direita:
Extrema-esquerda > Esquerda > Centro-esquerda > Centro > Centro-direita > Direita > Extrema-direita
Diagrama de Nolan: identificação de visões políticas
O Diagrama de Nolan, também conhecido como Gráfico de Nolan, é um diagrama político popularizado pelo ativista político norte-americano David Fraser Nolan.
Esse diagrama foi elaborado para ser usado em um teste cujo objetivo é o de definir o posicionamento político de quem está realizando o teste.
Saiba mais sobre o Diagrama de Nolan.
Fascismo: de direita ou de esquerda?
O fascismo é um regime político autoritário que surgiu na Itália. É um conceito que opõe-se ao movimento democrático que surgiu com a Revolução Francesa e às ideias do comunismo e do socialismo.
Suas primeiras expressões ocorreram na época da Segunda Guerra Mundial e combinaram alguns elementos da direita com elementos da esquerda.
Não existe um consenso entre os historiadores no que diz respeito à categorização do fascismo em relação ao espectro político.
Apesar de ser comumente categorizado como de extrema-direita devido à sua oposição ao socialismo, o fascismo também é muitas vezes considerado de esquerda por se opor ao liberalismo e defender interesses coletivos em detrimento dos interesses individuais.
Saiba mais sobre fascismo e antifa (antifascismo).
Fonte: Significados
Comentários
Postar um comentário