Significado das Cores
Cores são percepções visuais através das células cones dos olhos, que transmitem ao nervo ótico as impressões que vão direto ao sistema nervoso.
A cor tem a ver com os olhos, com a retina e com a informação presente no cérebro. É a impressão produzida na retina do olho pela luz depois desta ser emitida, difundida ou refletida pelos objetos. Por isso, dizemos que os objetos não têm cor, pois a cor corresponde a uma sensação interna que é provocada por estímulos físicos da natureza.
Quando uma luz incide sobre um objeto, ele vai absorver e refletir os diferentes comprimentos de onda do espectro electromagnético. A cor que o objeto apresenta coincide com os comprimentos de onda que são refletidos e assim visíveis ao olho humano.
Uma cor não pode ser definida como uma entidade isolada, porque a percepção que temos de uma determinada cor pode alterar quando ela se encontra perto de outra cor que é sua complementar. Por exemplo: o mesmo tom de vermelho parece mais intenso quando está em contraste com o verde (sua cor complementar), do que quando está junto ao cor de laranja.
Saiba mais sobre as Cores complementares.
A cor tem muito a ver com a iluminação e, com o período do dia, quando estamos acostumados com uma determinada cor, o nosso cérebro vai corrigir esta cor automaticamente pela cor já existente. Embora a radiação mude, a mente humana reconhece os padrões que constam nos estímulos perceptivos.
A colorimetria é a ciência que estuda a quantificação da cor, o tom, a saturação que mostra se a cor é natural ou pigmentada artificialmente e a intensidade da cor que é caracterizada pela sua força. Essa ciência está relacionada com os diversos aspectos da cor em várias áreas, como: iluminação, pintura, artes gráficas, arquitetura, cinema, etc.
Na Antiguidade, vários pensadores, como Aristóteles e Platão, fizeram várias hipóteses relacionadas com a cor e a natureza da luz. Posteriormente, Isaac Newton foi o primeiro a identificar os espectros da cor e a formular uma teoria científica a esse respeito. Newton fez várias experiências com a luz branca incidindo sobre um prisma, que se decompunha nas cores do arco-íris.
Saiba mais sobre o significado da Teoria das cores.
As diferentes cores têm efeitos psicológicos, por exemplo, o vermelho estimula e o azul acalma, podendo mesmo alterar a pressão sanguínea. Por esse motivo foi criada a cromoterapia, usada em vários contextos nos dias de hoje.
Como têm um efeito nas pessoas, as cores são usadas frequentemente no mundo da publicidade e marketing. Alguns restaurantes de fast food adotam cores vivas na sua decoração, pois elas estimulam os seus clientes, fazendo com que comam e saiam rapidamente do restaurante, dando lugar a novos clientes.
Saiba mais sobre a Psicologia das cores e a Cromoterapia.
Cores quentes e frias
As cores quentes são aquelas que transmitem uma sensação de calor, como o vermelho e o laranja, que dão também uma sensação de proximidade. Por outro lado, as cores frias, como o azul e violeta, dão uma impressão de profundidade.
Saiba mais sobre as Cores quentes e frias.
Cores primárias, secundárias e terciárias
As cores primárias são o vermelho, amarelo e azul, e são consideradas as 'cores puras'. As cores secundárias são formadas pela mistura de duas cores primárias, originando o verde, o roxo e o laranja.
Já as coresterciárias são formadas pela mistura de uma cor primaria com uma ou duas cores secundárias, ou seja, as terciárias são todas as outras cores. As cores neutras tem pouco reflexo, elas são mais usadas como complemento de outra cor. Entre as neutras temos os tons cinza e os marrons que nos tons mais claros são chamados de bege.
A cor branca é luz isenta de cor e o preto é a ausência de cor. Se rodarmos o disco das cores com veemência veremos que as cores desaparecerão e ele aparecerá totalmente branco.
Veja também o significado das Cores primárias, das Cores secundárias, das Cores terciárias e das Cores Neutras.
Saiba mais sobre o significado das Cores.
Fonte: Significados
Comentários
Postar um comentário