O que significa Disrupção
Disrupção é uma quebra ou descontinuação de um processo já estabelecido.
Diz-se que algo é disruptivo quando interrompe, suspende ou se afasta do funcionamento normal. Assim, o adjetivo pode ser utilizado para qualificar um defeito, um comportamento, uma ideia, etc.
Entre os principais sinônimos de disrupção estão: ruptura, rompimento, divisão, suspensão e descontinuação.
O termo tem sido frequentemente utilizado no contexto empresarial para se referir a inovações no mercado, conforme veremos a seguir.
Disrupção inovativa
Também chamada de inovação disruptiva (ou mesmo disrupção tecnológica), é o fenômeno através do qual empresas se estabelecem no mercado oferecendo novas alternativas de produtos ou serviços. Essas inovações são geralmente mais baratas e costumam utilizar tecnologias novas para oferecer, de forma otimizada, serviços e produtos já comuns no mercado.
A expressão “disrupção inovativa” se deve ao fato de que esses novos métodos de oferta se afastam dos modelos estabelecidos no mercado.
Como exemplos de disrupção inovativa podemos citar o Netflix, Uber, Spotify, etc. Devido ao sucesso dessas e outras empresas, o conceito de disrupção inovativa tem ganhado bastante relevância na indústria de serviços.
Vale ressaltar, no entanto, que a mera inovação não configura uma disrupção inovativa. Para Clayton M. Christensen (criador do conceito), é necessário que as inovações criem um novo mercado de consumidores e impactem as empresas líderes no setor. Por esse motivo, a disrupção inovativa não é um fenômeno imediato, e sim um processo que se estende no tempo.
Disrupção tecnológica
A expressão “disrupção tecnológica” ou “disrupção digital” é comumente utilizada como sinônimo de disrupção inovativa, mas também pode caracterizar o processo de evolução tecnológica que modifica o paradigma de qualidade ou funcionalidade de produtos, a exemplo de câmeras digitais, televisões e monitores de LED, notebooks, etc.
Disrupção endócrina
A disrupção endócrina é uma alteração causada no sistema endócrino por substâncias químicas denominadas disruptores. Essas substâncias estão presentes no benzeno, chumbo, parabeno (composto químico presente em conservantes), triclosan (composto químico presente em cosméticos e produtos de limpeza), entre outros, e atuam no sistema endócrino causando alterações hormonais.
Disrupção elétrica
Disrupção elétrica é a liberação de energia acumulada que ocorre no momento em que a corrente elétrica é restabelecida. Implica, geralmente, na formação de faíscas.
Fonte: Significados
Comentários
Postar um comentário