O que significa Holograma
Holograma é uma imagem tridimensional obtida a partir da projeção da luz sobre figuras bidimensionais. Essas 'fotografias em três dimensões' são formadas através do processo da holografia, que funciona devido a propriedade ondulatória da luz.
Os hologramas são parecidos com 'miragens' ou 'ilusões' bastante realistas, reproduzindo em 3D imagens originalmente em duas dimensões ou mesmo tridimensionais. No entanto, para que o holograma funcione é necessário a propagação de uma fonte de luz em somente uma direção, como um raio laser, por exemplo, e um filme hipersensível.
A luz do raio laser deve se dividir em dois feixes, sendo que um ilumina o objeto (refletindo sobre o filme) e o outro iluminando diretamente o filme ou local onde o holograma será registrado.
As fotografias tradicionais registram apenas a intensidade das ondas luminosas, os hologramas são criados pois são registradas não apenas a intensidade, mas também todas as saliências e vales das ondas de luz.
A tecnologia da holografia foi criada pelo físico húngaro Dennis Gabor, em 1948, feito este que lhe rendeu o Prêmio Nobel de Física em 1971. No entanto, a holografia somente começou a ser explorada a partir da década de 60, com o aperfeiçoamento do laser.
Os hologramas são divididos em duas principais categorias: hologramas de transmissão (que necessitam da luz do laser); e o holograma de reflexão (usado nos selos holográficos comuns em cartões de crédito e diplomas, por exemplo. São feitos com base na reflexão da luz).
A aplicação dos hologramas é comum em diversas áreas, principalmente na artística, na investigação científica, no marketing e publicidade, e na segurança e anti-falsificação (selos holográficos, por exemplo).
Com o avança da tecnologia, os hologramas já podem ser reproduzidos em alguns smartphones e outros dispositivos.
Fonte: Significados
Comentários
Postar um comentário