O que significa Angina
Angina ou “angina pectoris” é uma dor transitória no peito, que ocorre devido a uma diminuição da quantidade de oxigênio recebida pelo músculo cardíaco.
A angina pode ser definida como uma sensação de aperto, peso, ligeiro desconforto, torpor, queimação, pressão ou dor lancinante, geralmente sentida na região anterior do tórax, atrás do osso esterno.
A palavra 'angina' vem do grego 'anjoo', que significa estrangular.
Em geral, a angina pectoris é causada por obstruções das artérias coronárias, que são os vasos sanguíneos que irrigam o coração. Normalmente surge após intensos esforços físicos, exposição a baixas temperaturas, alterações emocionais ou ainda sem motivo aparente.
A angina pode ser:
- Angina do peito estável: Apresenta sempre as mesmas características sempre, ou seja, o fator desencadeante, a intensidade e a duração, normalmente são sempre os mesmos;
- Angina do peito instável: Caracteriza-se pelo desconforto mais frequente, com maior intensidade ou duração, surgindo muitas vezes em repouso. Trata-se de uma emergência médica, pois pode evoluir rapidamente para um infarto do miocárdio;
- Angina do peito variante: Também conhecida como angina de Prinzmetal, é o resultado de um espasmo de uma artéria coronária. Caracteriza-se pela ocorrência de dor durante o repouso, geralmente à noite, não aparecendo durante esforços, além de apresentar alterações eletrocardiográficas típicas. Daí ser denominada 'variante'.
Fonte: Significados
Comentários
Postar um comentário