O que significa Borderline
Borderline é uma perturbação da personalidade, na qual predominam comportamentos impulsivos, autodestrutivos, sentimentos de vazio interno e mecanismo de defesa do ego muito primitivos.
Consiste em um transtorno fronteiriço (borderline = fronteira, em inglês) com descargas afetivas impulsivas, na irregularidade e contradição nas relações afetivas, na insegurança a respeito da própria identidade, nas disforias e, ocasionalmente, nas ideações deliróides, apesar de faltar a confusão esquizofrênica.
O transtorno borderline caracteriza-se por:
- Instabilidade emocional;
- Impulsividade;
- Manifestações inadequadas de raiva;
- Baixa autoestima;
- Tendência ao suicídio;
- Insegurança;
- Não aceitar críticas e regras;
- Intolerância a frustrações;
- Medo pelo abandono.
A pessoa com o transtorno borderline tende a ter relacionamentos intensos, confusos e desorganizados, ao mesmo tempo que mudam seus conceitos sobre os outros e seus sentimentos muito rapidamente, desvalorizando as qualidades anteriormente valorizadas.
Indivíduos portadores de borderline podem sofrer de sentimentos de vazio crônicos e sentimentos de rejeição e abandono, não importando se os mesmos sã reais ou fantasiosos.
Os primeiros sintomas dessa perturbação tendem a surgir já na adolescência, persistindo normalmente por toda a vida, embora na maioria dos casos a gravidade do transtorno diminui com o tempo. As mulheres são as mais afetadas pelo transtorno.
O tratamento do transtorno da personalidade borderline é feito através de psicoterapia (interpessoal, cognitivo-comportamental e treinamento de habilidades sociais) e medicamentos para as comorbidades (outros problemas associados).
Fonte: Significados
Comentários
Postar um comentário