O que significa Cirrose
Cirrose hepática é uma doença que afeta todo o fígado, caracterizada pela formação de nódulos de hepatócitos (células do fígado) envoltos por fibrose difusa.
É o estágio final, difuso e teoricamente irreversível da fibrose hepática avançada, que leva à perda da arquitetura normal do órgão.
Esses nódulos de hepatócitos podem ser formados através da penetração de septos fibrosos em lóbulos pré-existentes ou pela própria atividade regenerativa dos hepatócitos, que ocorre após a necrose.
A cirrose resulta da fibrose, que, por sua vez, representa a cicatrização que se segue à destruição de hepatócitos e ao colapso da trama de reticulina que os sustenta.
A palavra 'cirrose' foi utilizada pela primeira vez no século XIX por René Laennec, a partir da palavra grega kirrhos, que significa 'amarelo acastanhado', referindo-se à cor amarelada que o fígado dos alcoólicos crônicos apresentavam durante a necropsia.
As hepatites B e C crônicas e o alcoolismo são as principais causas de cirrose hepática. O diagnóstico é feito por meio de avaliação laboratorial, exames de imagem, endoscopia digestiva alta e biópsia hepática.
As principais complicações da cirrose ocorrem devido à hipertensão da veia porta, que instala-se no processo evolutivo. Ascite, hemorragia varicosa, peritonite bacteriana espontânea, encefalopatia hepática, síndrome hepatorrenal e hepatocarcinoma estão entre as complicações mais graves, sendo responsáveis por uma alta mortalidade.
O tratamento da cirrose é complexo e requer tratamento da causa subjacente, controle e prevenção das complicações, boa nutrição, abstinência alcoólica, rastreamento do hepatocarcinoma e transplante hepático que se constitui no tratamento definitivo desta doença.
Fonte: Significados
Comentários
Postar um comentário