Partes da flor
Uma flor é um conjunto de folhas modificadas. A função dela é reprodutiva, por isso nela estão localizadas as partes reprodutoras da planta (masculina e feminina).
As partes reprodutoras são responsáveis pela formação dos frutos, que contêm as sementes, que dão origem a novas plantas.
Uma flor considerada completa é dividida em: pedúnculo e verticilos florais (androceu, gineceu, cálice e corola). Conheça melhor cada uma destas partes.
Pedúnculo
O pedúnculo é uma espécie de haste que é responsável pela sustentação da flor e por ligá-la a flor ao caule. O pedúnculo também protege os óvulos que estão localizados no interior da flor.
A parte superior do pedúnculo é chamada de receptáculo floral, é sobre ela que a flor fica sustentada.
Verticilos florais
Os verticilos florais são diferentes partes da flor, todos formados por conjuntos de folhas modificadas. Uma flor completa possui quatro verticilos:o androceu e o gineceu, cálice e corola. Cada um dos verticilos é responsável por uma função diferente no processo reprodutivo das plantas.
As flores que possuem tanto o órgão reprodutor feminino quanto o masculino são chamadas de hermafroditas ou monoicas. Caso a flor possua apenas um dos órgãos reprodutores ela será chamada de dioica.
Androceu
O androceu é a parte masculina da flor, o órgão reprodutor masculino. A função do androceu é fazer a produção do pólen, que é transportado pelos agentes polinizadores e usado na fecundação das sementes.
O androceu é formado por um conjunto de estames que, por sua vez, são formados pela antera e pelo filete. São os estames que produzem os gametas masculinos (pólen). O pólen é formado por pequenos grãos com função reprodutiva. Eles fecundam o óvulo e dão origem aos frutos e às sementes.
- Antera: é a parte superior dos estames, é nela que ficam guardados os grãos de pólen.
- Filete: o filete é a parte inferior (mais alongada) dos estames, faz a sustentação do androceu.
Gineceu
É a parte feminina da flor, o órgão reprodutor feminino. É formado por várias partes, todas ligadas à reprodução da planta.
- Carpelo: é o local onde o pólen é depositado para dar início ao processo de fecundação.
- Pistilo: é formado por folhas modificadas que dão origem ao ovário e ao estilete.
- Ovário: no ovário ficam guardados os óvulos que, depois de fecundados, geram as sementes.
- Estigma: o estigma fica localizado na parte superior do carpelo, sua função é produzir uma substância que segura os grãos de pólen, não permitindo que eles sejam desperdiçados antes da fecundação do óvulo.
- Estilete: é uma espécie de tubo que faz a ligação entre o ovário e o estigma.
Cálice
O cálice é formado por um pequeno conjunto de folhas modificadas, chamadas de sépalas. Na maior parte das flores as sépalas são verdes ou esverdeadas.
A função do cálice é fazer a sustentação da flor sobre o pedúnculo.
Corola
A corola também é formada por um conjunto de folhas modificadas, chamadas de pétalas. Estas podem ser de cores variadas, por esse motivo existe uma infinidade de cores de flores.
Na corola é produzido o néctar, uma substância adocicada que atrai a presença de animais como insetos e beija-flores. Atraídos pelo néctar esses animais transportam o pólen, que atua na reprodução das flores. Os animais que transportam o pólen são chamados de agentes polinizadores.
Conheça também os significados das flores: Laranjeira, Girassol, Flor de Cerejeira, Margarida, Dente-de-leão, Copo-de-leite e Flor de Maracujá.
Fonte: Significados
Comentários
Postar um comentário