O que significa Condescendente
Condescendente significa algo ou alguém que é tolerante ou flexível. Associado principalmente a pessoas que não impõem ordem, como na frase: 'ele era um professor muito condescendente, não tinha controle sobre os alunos'.
Condescendente é um adjetivo de dois gêneros, utilizado tanto para o feminino como para o masculino, e vem do substantivo condescendência.
Agir com condescendência é ceder aos desejos ou sentimentos de alguém. Como por exemplo, quando os pais não conseguem impor autoridade sobre os filhos, cedendo a todos os seus caprichos, eles estão sendo condescendentes. Também entende-se o ato de condescender como excesso de bondade, feito por alguém que chega a ser tolo e manipulado por outras pessoas para que consigam o que quer.
Os termos condescendente e condescendência têm uma conotação negativa quando a situação passa por cima de valores morais ou éticos de quem age com complacência, transparecendo fraqueza de caráter.
Entre os sinônimos para condescendente estão as palavras complacente, transigente, tolerante e flexível.
Os antônimos de condescendente são divergente, discordante, desarmônico, desacordante, oposto, exigente, duro, rigoroso, inflexível, autoritário, irredutível ou intransigente.
O termo incondescendente não é sinônimo de condescendente e não existe na língua portuguesa.
Em inglês, a palavra condescending, não possui o mesmo significado de condescendente em português. Na língua inglesa, condescending é entendido como aquele que se comporta ou se mostra enquanto alguém superior, tem uma atitude próxima ao esnobismo diante de outros.
A tradução mais próxima do português para condescendente em inglês seria a palavra compliant.
Condescendente e Crédulo
Por vezes usa-se o termo crédulo como sinônimo de condescendente, mas os dois termos têm significados diferentes. Enquanto o condescendente é aquele que cede para a outra parte, mesmo que seja contrário, a pessoa crédula é quem ingenuamente acredita no outro, passando assim a concordar.
Condescendência Criminosa
A condescendência criminosa é praticada por membro da administração pública quando deixa de tomar alguma atitude ou denunciar alguma infração de subordinado.
Por exemplo, se o chefe de uma repartição pública toma conhecimento de um desfalque feito por um funcionário de escalão maisbaixo que o seu, ele deve agir imediatamente de forma a proteger o Estado, denunciando este às autoridades competentes. Se o funcionário público superior não fizer nada, ele responde pelo crime de condescendência, previsto pelo Artigo 320 do Código Penal.
Fonte: Significados
Comentários
Postar um comentário