O que significa Disenteria
Disenteria é uma forma de manifestação clínica da diarreia, que caracteriza-se pela presença de sangue, muco e pus nas fezes.
A palavra 'disenteria' vem do grego dysentería, e significa literalmente 'intestino difícil', onde enteron = intestino e dys = difícil, mau estado.
A disenteria é causada pela invasão de enteropatógenos bacterianos produtores de citotoxina, como Shigella spp, Salmonella spp, Campylobacter jejuni, E. coli enterohemorrágica e o protozoário E. histolytica.
Pode vir acompanhada de febre baixa, cefaleia, anorexia e fadiga, sendo o período de incubação de 1 a 7 dias. Após um período inicial de diarreia aquosa, o volume das fezes pode até reduzir com o aparecimento de sangue e muco nas mesmas.
Uma característica importante da disenteria é a dor abdominal intensa abaixo do ventre, em cólica, acompanhada de tenesmo (sensação constante de necessidade de defecar) e prolapso retal, principalmente em crianças com shiguelose. Pode haver também distensão abdominal e sensibilidade sobre as áreas do cólon.
A shiguelose (infecções pela bactéria Shigella) é a principal causa de disenteria nos países em desenvolvimento, sendo responsável por aproximadamente 10% das diarreias em crianças com menos de 5 anos, além de ser um importante agente patogênico em crianças maiores e também em adultos.
Fonte: Significados
Comentários
Postar um comentário